Análise completa de Guild Wars 2!

Atualização 27/11/2018: Você pode se cadastrar no game utilizando esse link


Vamos ao primeiro Review completo sobre Guild Wars 2 que preparei pra vocês!

GW2 é um MMORPG autêntico desde sua história até sua jogabilidade. É um jogo totalmente aberto para todos os gostos de jogadores, casuais, hardcores, sociais. Completo por sua estrutura e por fornecer um PvP e um PvE igualmente bons e vastos com Dungeons e Raids para PvE e PvP em grupo e o que deixou o GW2 famoso e atraiu vários olhos dos amantes de PvP em Massa, o World vs World vs World. Falarei mais sobre tudo isso abaixo, mas primeiramente vamos às Raças, Classes, Skills, Atributos.

Atualmente, o jogo conta com duas expansões: Heart of Thorns e Path of Fire e falarei resumidamente o que essas expansões adicionaram ao jogo logo abaixo mas antes vamos falar do básico.

Em Tyria (Nome do mundo em GW2) existem cinco raças das quais você pode escolher entre:

Humanos: Personagens tradicionais, um povo que perdeu terras, glória e até os próprios Deuses os abandonaram.

Asuras: São os cientístas minúsculos, engenheiros, físicos, donos da tecnologia avançada e da inteligência que carrega uma cultura vasta e respeitável

Sylvaris: Esse povo não nascem, eles despertam na Pale Tree com a sabedoria adquirida nos sonhos de pré-vida. São uma espécie de Humanóides-Planta. Sim, plantas, eles são de folhas e um tipo de revestimento de madeira na pele.

Norns: São os humanos na versão extendida (em tamanho) porém mais nórdicos, vivem nas áreas de montanhas e gelo.

Charr: São a raça da guerra, são uns felinos com chifres e brutos, criados e forjados nas guerras e vitórias

Estão disponíveis para se jogar 9 classes diferentes. Adiantando que os atributos influenciam diretamente em como você irá moldar sua classe, as possibilidades são inúmeras o que não conseguiria representar aqui, porém direi e vocês pensariam quais combinações seriam interessantes.

Engineer tango icon 20px.png Engenheiro: Definitivamente, a classe mais peculiar e única de GW2, a que difere de outros MMORPG’s, eles tem opções de combate como lança-chamas e granadas, possui também seus kits, é uma classe que é facil de se jogar porém difícil para se masterizar de tudo que ela provém.

Ranger tango icon 20px.png Ranger: Conheçidos por serem caçadores naturais, uma classe que possui um pet que pode ser de sua escolha, a partir do ponto que existem vários pets “capturáveis” ao longo dos mapas.

Elementalist tango icon 20px.png Elementalista: O mestre dos elementos, uma classe mágica onde você pode alternar entre os elementos Raio, Agua, Fogo e Terra. Isso te possibilita ultilizar um número gigante de habilidades para se adequar à quaisquer tipos de situações

Mesmer tango icon 20px.png Mesmer: O ilusionista, uma classe extremamente difícil e versátil, invoca e controla ilusões e miragens para confundir os inimigos porém é uma classe das mais vulneráveis quando o assunto é receber dano.

Thief tango icon 20px.png Thief: O clássico ladrão, furtividade e sangramento, crítico e debilitar os inimigos são as armas mais efetivas de um thief, porém não são as únicas. Muito versátil em combate pelas habilidades com pistolas e adagas, fazem do Thief um assassino à moda antiga.

Guardian tango icon 20px.png Guardian : Pra quem pensa que é o Tanker, está errado, o Guardian vem de uma árvore onde apenas os equipamentos são da categoria Pesado, mas se encaixam muito bem como suportes ou até mesmo como DPS.

Necromancer tango icon 20px.png Necromancer: Mestre nas artes das trevas, invoca criaturas e drena vida de seus inimigos com magias capazes também de roubar até mesmo os buffs de vantagens de seus inimigos e alterando todo curso de uma luta.

Warrior tango icon 20px.png Warrior: Nada mais clássico que um Guerreiro, apenas encaixe teu estilo de jogo e suas habilidades à essa classe e poderá criar um MONSTRO (literalmente).

Revenant tango icon 20px.png Revenant: Essa classe fica habilitada após adquiri a expansão Heart of Thorns, com ela você consegue invocar o espírito de guerreiros lendários em suas habilidades. Possui uma história muito interessante por ter chegado depois.

Percebam que não fui específico  em relação à Roles (Tank, Suporte, DPS) e muito menos à habilidades/estilos de combate pois tudo isso depende de como você irá ultilizar e moldar seu personagem. Explicarei os atributos e habilidades, ao final você conseguirá entender  onde cada classe pode chegar.

Atributos primários: Power (Todo tipo de dano), Precision (Chance de crítico), Toughness (Redução de quantidade de dano sofrido) e Vitality (Quantidade de HP máximo)

Atributos secundários: Condition Damage (Dano das condições como sangrar, envenenar, queimar, confundir e tormenta), Boon Duration (Duração dos buffs recebidos), Condition Duration (Duração das condições), Ferocity (Multiplicador de dano dos críticos) e Healing Power (Poder de cura)

Também possuem atributos derivados tais como Magic Find (Aumenta qualidade do loot), Armor (Como a mistura da Defesa com a sua Toughness), Critical Chance e Damage (Influenciados pela Precision e Ferocity).

Agora vem a parte de unir os atributos acima, com a Build que você irá ultilizar no seu personagem.

Todas as classes tem seus Traits,ou seja, a Árvore de Atributos e habilidades passivas e ativas que essas árvores fornecem. Ao longo dos níveis que você sobe, a partir do 30, você ganha pontos para serem distribuídos entre essas árvores à maneira que quiser moldar o seu personagem. Cada linha Trait fornece bônus em um atributo primário e secundário que também varia de acordo com a classe.

Os equipamentos fornecem combinações diferentes também de tais atributos, portanto você pode usar uma armadura média em seu ladrão, mas que de Power e Precision, ou Precision e Condition Damage, isso só depende das suas escolhas e de como você quer que seu personagem fique.

Já as habilidades variam de acordo com as armas equipadas. Como? Explicarei com exemplos.

Cada classe possui um leque de armas que se pode ultilizar, e essa escolha de combinação de armas que influencia nas suas habilidades. Existem armas de uma mão, armas de duas mãos, armas apenas para a mão principal e armas apenas para mão secundaria (Main e off hand).Tá, vamos aos exemplos:

Um Thief pode ultilizar Short bow (Arco curto), Pistolas, Adagas, Espadas (Apenas mão principal), Com isso temos possíveis combinações de habilidades.

Espada com Pistola, Espada com Adaga

Pistola com Adaga, Adaga com Pistola

Duas Adagas, e Duas pistolas.

Vejam que a ordem em que se equipa as armas muda as skills que se tem, Pistola na main hand dá 1ª e 2ª habilidade, pistola na off hand dá outras 4ª e 5ª habilidades, a habilidade do meio é a que se dá pela combinaçao ultilizada, logo a habilidade  sempre será diferente mesmo se uma das armas forem iguais. Por exemplo com pistola e adaga você tem um skillset, com pistola e pistola a skill 3 é outra, com adaga e pistola a skill 3 é outra. E assim funciona para todas as outras classes. O que torna cada classe única com suas habilidades e combinações únicas.

A habilidade é a habilidade de cura,

Da até a são habilidades de ultilidade da classe que você está, que você consegue liberando por Skillpoints (falarei logo abaixo) e a 10ª é a Elite, aqui ficam as skills mais fortes de cada classe porém com o maior tempo de recarga então devem ser usadas nas horas certas.

Você pode fazer muitas escolhas pra adaptar qualquer classe à qualquer estilo que você prefira jogar. Por isso não se tem um Tank ou um Supp ou um DPS, todas classes podem ser todas roles desde que você crie isso. Pode muito bem fazer um Guardião Tanker, ou um Guardião Suporte ou um Guardião DPS.

Agora falamos do personagem, vamos falar de progressão e mapa.

Como evoluir nesse joguinho?

Aqui não tem jeito, abriei os leques para facilitar e falarei primeiro do PvE. Cada raça nasce em um mapa, porém você pode viajar livremente entre um mapa e outro (das cidades principais das raças) por portais. A partir daí, o resto é exporando. Vamos lá!

Cada mapa tem seu intervalo de level e suas atividades fixas somadas aos eventos repentinos que acontecem. O intervalo de level das áreas dos mapas existem para que não exista o Over Power, ou seja, alguém do level 80 venha a uma área do level 20 e mate tudo em 1 hit. Logo, se a área é de level 15-25, um jogador no nível 80 que entrar nesta área terá seus atributos e teu level reduzidos e ajustados a 15-25 (variando com o ponto exato em que está no mapa). O mesmo acontece para um jogador level 30 que entra no World vs World, seus atributos e teu nível são elevados ao nível 80. Nestes casos o que influenciaria então o level que se está? Habilidades e Bonus de buffs.

Com esse intervalo de level, faz com que a experiência que você recebe seja sempre relativa ao level que está no mapa, então se vc for level 50 e o mapa de level 15-25, será jogado ao level 15-25 e as missões te darão experiência relativa ao seu level 15-25, o que torna o método de progressão padrão. Você não leva um tempo muito maior pra evoluir do 40 ao 50 que do 60 ao 70, o que muda é a dificuldade dos mapas e também a recompensas dos itens para o personagem.

Cada mapa tem seus objetivos, além dos eventos que ocorrem aleatoriamente como surpresa.

Existem os Corações, que são missões para ajudar certos NPCs, como matar inimigos, desabilitar armadilhas, resgatar aliados. Com isso você ganha karma e aquele NPC passa a negociar com vc alguns itens por karma.

Waypoints, que são os lugares que se pode teleportar assim que você os libera.

Pontos de interesse, que são lugares peculiares para reconhecimento do mapa

Skillpoints, que são geralmente desafios que se pode vencer para ganhar um ponto de habilidade para liberar sua árvore de Heal/Ultility ou Elite.

E as Vistas, que são lugares como paisagens ou pontos que permitem uma visão ampla do mapa ou de uma região dele, estas vistas geralmente ficam em cima de lugares pra você escalar ou passar por algum certo desafio para adquirí-las.

A realização de tudo no mapa, te garante uma recompensa bônus como um baú repleto de itens aleatórios porém uteis. Tudo que se faz, se adquire experiência.

Também existem os Puzzles de cada mapa, são areas escondidas que possuem desafios diferentes para uma recompensa extra.

Para finalizar com o PvE temos as Dungeons e os World Bosses. O interessante aqui é que nas Dungeons você tem o modo História e o modo Exploração (Com level superior ao modo história por ser mais difícil). O modo exploração nada mais é que o modo história com dificuldades diferentes, e caminhos diferentes, Você ao entrar na DG escolhe por votação com os membros do grupo, qual caminho será feito. Os World Bosses ocorrem de períodos em períodos, cada um em seu respectivo mapa, dando loots diários à todos que ajudarem a matá-los.

No PvP temos as batalhas em equipes, onde se ganha level de PvP (Como se fosse um rank, mas em forma de level) e ganha itens para te ajudar tanto no PvP quanto no PvE. Já que teu char é unico e você pode pagar para resetar sua build a qualquer instante (O que te permite ter uma build PvP e outra PvE), temos a modalidade de PvP em grupos pequenos onde vc pode ir com seus amigos em partidas de capturar os lugares para manter e ganhar pontos e vencer a rodada, mas a modalidade que atrai mais jogadores do mundo todo é o promissor WvWvW (World vs World) que na realidade são 3 servidores lutando em um mapa de grande escala com objetivos e territórios para acumular pontos e no final o servidor fornecer buffs para todos os jogadores.

Tais buffs podem chegar até 10% de Experiencia a mais, 3% de dano, isso dependendo do desempenho do seu servidor nas batalhas do WvW e reflete em cada jogador do mesmo, o que é um incentivo à todos participarem e de qualquer level, pois só basta você entrar lá e você é alterado para levle 80 com status padrões do level. Se se você já for 80, ainda ganha skillpoints que futuramente podem ser trocados pelas armas de categoria mais elevada do jogo.

Para finalizar: Armas e Equipamentos

As melhores armas e equipamentos que se pode conseguir, são obtidas por craft, construir, pegar recursos e ultilizar de uma das profissões para conseguir. Temos:

Armorsmith: Para armaduras pesadas de Guardian e Warrior

Artificer: Para armas mágicas, como cajados, cetros e focus.

Chef: Para comidas

Huntsman: Para objetos à distância, como arcos, rifles e pistolas

Jeweler: Para brincos, anéis e amuletos

Leatherworker: Para Armaduras Médias de Engeneers, Thiefs e Rangers

Tailor: Para armaduras leves de Elementalistas, Mesmers e Necromancers

Weaponsmith: Para armas corpo-a-corpo e escudos como Machados, espadas, adagas, Espadas de duas mãos

Craftar é um dos meios mais rápidos de se conseguir experiência, porém exige muito material. Também só é possível ter 2 disciplinas de craft no personagem, embora você possa upar todas e manter as duas que achar mais importante.

Porém algumas armas só se conseguem jogando muito PvP ou PvE (No caso aparência de armas), como por exemplo cada dungeon te dá um tipo de moeda própria ao completá-la e você pode trocar essas moedas por armas e conjuntos de armaduras específicos daquela dungeon ao chegar no level 80.

Para finalizar minha análise, sobrou falar das Guilds e o que as Expansões HoT e PoF adicionaram ao jogo!

O que temos de peculiar em GW2? Bom, as Guilds possuem suas missões para fornecer pontos para os membros que estiverem dispostos a fazê-las e ganharem pontos de guilda por isso, e podem trocar esses pontos por itens extremamente fortes porém com limitações de ganhar até 3x esses pontos por dia no máximo. A Guild também fornece alguns tipos de Buffs para seus membros, tanto em PvP quanto em PvE.

A expansão Heart of Thorns (HOT) trouxe ao jogo uma repaginada geral e um conteúdo massivo para os que já estavam há anos no auge e no end-game. Com ela vieram as seguintes mudanças:

  • Uma área totalmente nova para farm de itens
  • Pontos de Maestria
  • Guild House
  • Nova Lore e dinamica de grupo
  • PVP e PVE com novas implantações
  • Uma classe nova: Revenant
  • Gliders (você agora pode planar ao pular de lugares altos desde que tenha um glider, não pule sem um)
  • Especializações (De longe uma expansão que todos esperavam e queriam para revitalizar o jogo)
    As especializações ou specs adicionaram uma nova arvore de build para cada classe já existente, você libera uma árvore de talentos referente à especialização e permite que sua classe utilize um tipo de arma que ela não poderia normalmente ISSO É MUITO MASSA)
  • Guardian tango icon 20px.png Guardian: Dragonhunter tango icon 20px.png Dragonhunter – Guardian agora pode usar Longbows (Arcos Longos) e armadilhas
  • Revenant tango icon 20px.png Revenant: Herald tango icon 20px.png Herald – Revenant pode usar Escudo e invocar o espírito do Lendário Dragão Glint
  • Warrior tango icon 20px.png Warrior: Berserker tango icon 20px.png Berserker – Warrior pode utilizar Tochas e fúrias
  • Engineer tango icon 20px.png Engineer: Scrapper tango icon 20px.png Scrapper – Engenheiro pode utilizar Hammers (Martelos)
  • Ranger tango icon 20px.png Ranger: Druid tango icon 20px.png Druid – Ranger pode utilizar Staffs (Cajados) e ter uma instância de puro Heal
  • Thief tango icon 20px.png Thief: Daredevil tango icon 20px.png Daredevil – Thief pode utilizar Bastão e aumenta sua mobilidade
  • Elementalist tango icon 20px.png Elementalist: Tempest tango icon 20px.png Tempest – Elementalist pode utilizar Warhorns e utilizar Shouts
  • Mesmer tango icon 20px.png Mesmer: Chronomancer tango icon 20px.png Chronomancer – Mesmer pode utilizar escudos e deixar fontes de buff/debuff no chão
  • Necromancer tango icon 20px.png Necromancer: Reaper tango icon 20px.png Reaper – Necromancer pode utilizar Greatsword

A expansão Path of Fire (PoF) trouxe consigo mais novidades e também mais uma especialização para cada classe! Vou listar abaixo pra vocês o que veio com a Expansão:

  • Mais uma área totalmente nova com quests e missões dinâmicas e Farm
  • Montarias (Sim! Finalmente! E são 6 tipos de montarias disponíveis)
  • Caçadas
  • Sets de Armas e Armaduras
  • Especializações

 

  • Guardian tango icon 20px.png Guardian: Firebrand tango icon 20px.png Firebrand – Utiliza machado, matras e livros
  • Revenant tango icon 20px.png Revenant: Renegade tango icon 20px.png Renegade – Utiliza Shor Bow (arco curto) e invoca o renegado lendário Kalla Scorchrazor
  • Warrior tango icon 20px.png Warrior: Spellbreaker tango icon 20px.pngSpellbreaker – Utiliza Adaga, meditações e contra-ataques
  • Engineer tango icon 20px.png Engineer: Holosmith tango icon 20px.png Holosmith – Utiliza Espada e ultrapassa o limite de habilidades
  • Ranger tango icon 20px.png Ranger: Soulbeast tango icon 20px.png Soulbeast – Utiliza Adaga na mainhand (Mão principal) e ganha instâncias de transformações
  • Thief tango icon 20px.png Thief: Deadeye tango icon 20px.png Deadeye Utiliza Rifle, cantrips (truques) e marcas
  • Elementalist tango icon 20px.png Elementalist: Weaver tango icon 20px.png Weaver – Utiliza Espada, Consegue misturar dois elementos simultaneamente alternando entre instâncias
  • Mesmer tango icon 20px.png Mesmer: Mirage tango icon 20px.pngMirage – Utiliza machado, substitui a esquiva por uma miragem que permite você emboscar inimigos
  • Necromancer tango icon 20px.png Necromancer: Scourge tango icon 20px.png Scourge – Utiliza Tocha, sombras e punimento

Com essas novas Especializações, as opções de builds e maneiras de jogar, itens e estratégias tanto para PVP quanto para PVE foram expandidas, e uma característica bem crucial do GW2 é que sempre teve um balanceamento sólido embora também tenha um METAGAME estabelecido (Metagame significa as opções mais populares e com resultados estatísticos positivos e “garantidos”).

Atualmente, todos os servidores de GW2 são estáveis e possuem um numero elevado e fixo de jogadores, fiéis à franquia. Espero que tenham gostado desta análise que fiz com muita informação e muita Vitamina pra vocês! Qualquer dúvida ou informação que queira saber, mande uma mensagem na nossa página e responderei com imensa satisfação!

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Um Comentário

  1. Então o lvl 80? Pq a barrinha de lvl sobe e desce, aumentando e diminuindo, parece q outro lvl? Tenho uma Mesmer e não conheço ninguém no jogo pra perguntar. Obrigada!

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