BGS 2016: Realidade Virtual

O ponto alto da Brasil Game Show deste ano, certamente, foram as experiências de realidade virtual! A feira contou com a presença de alguns dos melhores modelos da tecnologia como o Playstation VR, Oculus Rift e HTC Vive. Tivemos a oportunidade de experimentar alguns dos games desenvolvidos para esta nova tecnologia e, podemos dizer, é uma experiência e tanto!

Dentre as experiências possíveis na feira, tinham jogos desenvolvidos para a plataforma e voos de asa delta para os mais aventureiros. Confira a análise do Vitamina Nerd sobre as principais delas!


Battlezone

Tecnologia: Playstation VR

De dentro de um tanque futurista, você anda por uma cidade infestada de máquinas que atiram em você. O nível de imersão é razoável, mas os gráficos são um tanto fracos. Você controla o tanque e tiros pelo DualShock 4 e o PlayStation VR se encarrega dos movimentos da câmera. Quer ver envolta? Trate de mexer a cabeça!

Lançamento Oficial: 13/10/2016

Avaliação da Demo: 


VR Worlds

Tecnologia: Playstation VR

Uma das experiências mais legais de realidade virtual que tivemos na BGS! O game em si é uma coletânea de pequenos jogos, algo como uma demonstração do poder do Playstation VR. Estava disponível para jogar, apenas uma cena em que você está dentro de um carro e com os controles do Playstation Move, você simula suas mãos, que podem abrir a porta, trocar de rádio e até atirar coisas no motorista! De repente, homens armados atacam seu carro e o motorista joga uma metralhadora em suas mãos. Aí é meter bala nos meliantes! Com direito a pegar pentes de recarga no porta luvas e encaixar na arma!

É um nível de imersão tão impressionante que a sensação de quando você retira os óculos de realidade virtual é a de estranheza com o mundo real!

Lançamento Oficial: 13/10/2016

Avaliação da Demo: 


Rez Infinite

Nos sentimos imersos no universo de Galaga (por mais que não tenha sido esse o jogo). Os inimigos estavam em todos os lugares, inclusive na retaguarda; mas eles não apareciam na tela e caiam de bandeja na nossa mira, ao contrário, nós deveríamos sair de nossa zona de conforto e virar quase que completamente se não quiséssemos ser alvejados.

É um desafio novo que incomoda (no bom sentido) até os jogadores mais experientes, pois lhes é apresentado uma nova forma de jogabilidade e desafios realmente estimulantes.

Lançamento Oficial: 13/10/2016

Avaliação da Demo: 


Terror (nome fictício)

Tecnologia: Oculus Rift

Andando por uma mansão mal assombrada, a vertigem toma conta da jogatina. Parece que seu cérebro não entende que não está na casa de verdade, então as pernas “bambeiam” um tanto. O jogo em si não é bom, mas já dá pra imaginar o nível de medo que será provocado quando sair o novo Resident Evil 7 para Playstation VR.

Lançamento Oficial: Já lançado

Avaliação da Demo:


Montanha Russa do terror (nome fictício)

Tecnologia: HTC Vive

Esse jogo já é manjado e os gráficos dele já estão pra lá de ultrapassados, mas como nunca tínhamos jogado, colocamos o HTC e ficamos bem felizes! A sensação de frio na barriga é forte e seu corpo reage exatamente como se estivesse em uma montanha russa real. As curvas são mais efetivas do que as decidas na sensação de realidade. É uma demonstração básica, mas um tanto divertida!

Lançamento Oficial: Já lançado

Avaliação da Demo:

chunks-420-90[1]


Asa Delta VR (nome fictício)

Tecnologia: Oculus Rift

Essa foi uma experiência absurdamente intensa! Foi montado no stand da Gigabyte, uma mini asa delta em que o jogador é suspenso de verdade e ao colocar o óculos de realidade virtual, se sente voando por aí. Até um pequeno ventilador é colocado na frente do aventureiro para simular aquela brisa do vôo.

Infelizmente quando fomos participar da brincadeira, o jogo tinha dado alguns problemas e por isso, o modo em que o próprio jogador controlava a asa delta foi substituído por um outro em que você apenas era levado pelo vôo, controlado por uma operador externo.

Por estarmos suspensos, a sensação de frio na barriga é real, assim como seus braços e suas pernas que resolvem fazer movimentos involuntários, de acordo com a movimentação da asa delta virtual. Foi uma experiência única e pena que não pudemos controla-la totalmente.

Lançamento Oficial: já lançado

Avaliação da Demo:


Lucky’s Tale

Tecnologia: HTC Vive e Oculus Rift

Incrivelmente a melhor experiência VR que tivemos na feira foi com um joguinho para o qual não dávamos absolutamente nada! Nele, você controla um esquilinho bonitinho por cenários mais bonitinhos ainda! No melhor estilo Mário 64, mas muito, muito, muito mais bonito!

A sensação que se tem, é a de que se está brincando de bichinhos reais ali na sua frente! Não é possível traduzir o que isso quer dizer em palavras.. só podemos dizer que, se você tiver a oportunidade de jogar essa belezura de alguma forma, vá sem preconceitos… porque a experiência é demais!

Lançamento Oficial: Já lançado

Avaliação da Demo:



Ufa! Foram muitas experiências e um dia cheio, mas ainda temos mais coisas pra vocês! Fique ligado no Vitamina Nerd para mais experiências da BGS 2016.

Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar