Dica de Filme: Asas do Desejo

Um filme de Anjos e Humanos…

asas-do-desejo

Hoje falarei um pouco sobre um dos filmes que muito me inspirou na criação do RPG “Anjos – A Cidade de Prata”, lançado nos idos de 2000. Asas do Desejo (Der Himmel über Berlin) foi o filme que inspirou a versão americana, também dirigido pelo mesmo diretor, Wim Wenders, e estrelado pelo Nicholas “Motoqueiro Fantasma” Cage em 1998.

Dois anjos, Damiel e Cassiel (que muitos dizem ter sido a inspiração para o Anjo “Castiel” do Supernatural), passam pelas ruas de Berlim, observando a população animada, fornecendo raios invisíveis de esperança para os aflitos, mas nunca interagindo com eles. Quando Damiel se apaixona pela bela e solitária trapezista Marion, o anjo deseja experimentar a vida como ela é no mundo físico, e encontra – com algumas palavras de sabedoria do ator Peter Falk (interpretando a si mesmo) – uma maneira de assumir a forma humana e realizar seu desejo.

O maior paradoxo do filme: poderia (ou desejaria) um anjo deixar de ser um anjo para sentir o toque de uma pessoa? Abandonar o Reino Espiritual em busca de uma vivência terrena?

asas-do-desejo2

O filme ganhou o Cannes de 87 e mais um monte de prêmios, todos merecidos. É uma contemplação sobre nossa própria humanidade e aquilo que nos torna humanos. Os anjos, retratados como figuras tristes e tediosas, em um mundo preto-e-branco no qual observam o lado de cá (e esta parada de “lados” é bem interessante, porque o filme é retratado em Berlim ANTES da queda do Muro, no qual as ideologias humanas também nos separam (nesse caso, literalmente) entre a boa vida no capitalismo e a pobreza do socialismo.

Anjos, neste caso, se tornam metáforas para a “vida bela do outro lado” que só é bacana nos livros do MEC, único local onde o socialismo deu certo; e na Bíblia,cujas descrições celestiais nos fazem ter inveja dos anjos, quando deveria ser justamente o contrário.

Como sempre, não darei detalhes sobre o enredo do filme, mas acredito que vocês irão gostar bastante dele. A versão americana é mais água-com-açúcar, mas ganhou também um Globo de Ouro e outros prêmios. Nesta versão, Nicholas Cage é Seth, um anjo que se apaixona pela médica vivida por Meg Ryan e decide se tornar humano.

VERSÃO ALEMÃ
VERSÃO AMERICANA
cidade-dos-anjos

E você? O que achou de Asas do Desejo?

Marcelo Del Debbio
Antediluviano da cultura nerd; colunista da antiga Dragão Brasil, Sedentário e Hiperativo, Sobrecarga e Teoria da Conspiração. Autor de mais de 60 titulos de RPG, Hermetismo e Alquimia. Illuminati nas horas vagas.

Tags dos Artigos