Dica de Filme: Watchmen

Um dos melhores filmes de super heróis de todos os tempos

download (1)

Sei que este filme já saiu ha muito tempo, mas como diria Stan Lee, “toda revista do homem aranha é a primeira revista de super heróis de alguém“. Por isso o tio Stan Lee fazia questão de colocar em TODA revistinha do homem aranha da década de 80-90 um ou dois quadrinhos explicando sobre a origem do cabeça de teia. aqui nesta nova coluna, falarei não apenas dos novos Filmes, HQs, Livros e videogames, mas também de todos os antigos clássicos.

Se você se considera um nerd/geek, então você sabe o que é Watchmen. Se não sabe, pode me devolver a carteirinha e só vai pega-la de volta depois de terminar de ler os 12 capítulos desta série que revolucionou os conceitos de quadrinho no final da década de 80.

download

Watchmen é uma série limitada de história em quadrinhos escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons, publicada originalmente em doze edições mensais pela DC Comics entre 1986 e 1987. A série foi reimpressa mais tarde em brochura (ou trade paperback) em um milhão de formatos diferentes, para todos os bolsos. Sendo considerada um marco importante na evolução dos quadrinhos nos EUA: introduziu abordagens e linguagens antes ligadas apenas aos quadrinhos ditos alternativos, além de lidar com temática de orientação mais madura e menos superficial, quando comparada às histórias em quadrinhos comerciais publicadas naquele país. Dizem as más línguas (vulgo Grant Morrison) que o Alan Moore queria fazer uma história com personagens de segundo e terceiro escalão da DC mas não conseguiu os direitos, então criou “clones” deles para poder fazer a história da maneira que queria, e acabou ficando muito superior à idéia original.

Watchmen foi, no contexto dos quadrinhos da década de 1980 — juntamente com A Queda de Murdock e The Dark Knight Returns, de Frank Miller, e Maus, de Art Spiegelman — um dos responsáveis por despertar o interesse do público adulto para um formato até então considerado infanto-juvenil. Nada de cueca para fora da calça, aqui é Rorschach, bitch!

download (2)

O filme esteve envolto em milhares de polêmicas, a maioria causada pelo próprio tio Alan moore que está de saco cheio de péssimas adaptações dos seus roteiros (embora “Liga Extraordinária” seja uma das maiores porcarias já feitas em termos de adaptação, devemos dizer que “From Hell” e “V de Vingança” são bem legais) e Watchmen ficou uma obra prima. Diz a lenda que muito antes de Zack Snyder escorregar no quiabo nos filmes do Super Homem e Batman, ele fazia excelentes filmes como 300, Suckerpunch e Watchmen.

Na opinião deste humilde escriba, Watchmen é um dos melhores filmes de super herói de todos os tempos; daqueles que se está passando no Telecine eu paro o que estiver fazendo para assistir (apenas filmes como “Duro de Matar” e “Clube da Luta” chegam neste panteão de realizações).  Se você ainda não viu, primeiro leia os quadrinhos, depois vá assistir!

E você? O que tem a nos dizer de Watchmen?

Marcelo Del Debbio
Antediluviano da cultura nerd; colunista da antiga Dragão Brasil, Sedentário e Hiperativo, Sobrecarga e Teoria da Conspiração. Autor de mais de 60 titulos de RPG, Hermetismo e Alquimia. Illuminati nas horas vagas.

Tags dos Artigos