Diferentes finais na Netflix interativa

E a criançada vai a loucuraaaaaaaaa…

download (4)

Se vocês eram frequentadores de bibliotecas vão lembrar de uma coleção que permitia que o leitor pulasse páginas da história de acordo com suas escolhas em determinadas partes do livro. Essa interatividade tentaria ser exportada para o ambiente virtual e conseguiu ser incluída muito bem nos ambientes de jogos. O Youtube tentou fazer algumas gracinhas nesse sentido, quem não chegou a tocar os instrumentos usando Terry Crews? Não, então nem vai tocar porque tiraram o recurso de controle por teclado, damm!

Mas a novidade não é sobre livros, jogos ou músicas. A Netflix inseriu um novo formato interativo de histórias onde é possível mudar o rumo que a coisa segue durante o episódio, criando várias versões para a mesma mídia. Chamada pela empresa de narrativa branching, ou ramificada, esse formato permite que a história mude de rumo durante um episódio, criando várias versões do mesmo. Isso vai funcionar a princípio para smartTVs e o app da Netflix para iOS e depois deve migrar para dispositivos com Android, Apple TV e Chromecast.

A primeira série no formato é Gato de Botas – Preso num Conto Épico, que conta com 13 pontos de escolha e dois finais. Essa nova opção também permite ter durações de mídias diferentes, sendo para essa primeira amostra 18 minutos para o caminho mais curto e podendo alcançar até 39 minutos dependendo das escolhas que o usuário espectador fizer.

O conteúdo é inicialmente infantil e em animação, mas provavelmente a empresa tentará ampliar seu público com os retornos desse primeiro teste.

“As crianças eram um lugar natural para começar, pois elas são loucas para interagir com seus personagens favoritos.” – Carla Fischer, diretora de inovação de produtos da Netflix.

Para aqueles que não possuírem um dispositivo compatível, haverá uma versão linear do episódio disponível para assistir. Esse formato interativo está disponível a assinantes de todos os planos da Netflix e a próxima série neste formato já está escolhida e será Buddy Thunderstruck: The Maybe Pile, com lançamento previsto para 14 de julho.

E você? O que achou do novo formato?

Luan Bião
Sou co-fundador da parada e hoje responsável pela infraestrutura, pelos projetos, códigos e por manter o barco andando. Por isso, você vai me ver em quase todas as áreas aqui do site, desde do jornalismo das matérias até as edições de vídeos e podcasts. Acredito que um dia vou conseguir reunir o time dos sonhos e buscar o One Piece e já estou chegando perto.

Tags dos Artigos