Elder Scrolls: Legends, torne-se uma lenda com nossas dicas

willpower

A Bethesda lançou, recentemente, na sua plataforma de jogos (similar a Origin e Steam) o jogo Elder Scrolls: Legends de graça para baixar no período Beta. Elder Scrolls tá pela área já faz um bom tempo e se você gosta de um RPG com certeza já deu de cara com alguma versão do jogo. Dessa vez surge em uma versão Card Game. Nós adentramos o universo do jogo e enfrentamos inúmeros desafios para trazer para vocês as melhores dicas do jogo.

O combate é o principal elemento em The Elder Scrolls: Legends. Com o tempo você vai pegar o jeito da coisa e entender os pros e contras do sistema de combate único que o jogo utiliza. Assim, saberá como usar essas características em sua vantagem, aumentando sua chance de ganhar as disputas.

Uma dessas características é conhecida como iniciativa. Uma vez que você ganhe a vantagem no jogo – colocando mais monstros em campo do que seu oponente – você terá a iniciativa. Ué, como assim? Bem, nessa situação geralmente a melhor opção é atacar o jogador adversário e não os monstros dele. A razão para isso é simples! No próximo round o seu adversário terá que matar as suas criaturas para tirar sua vantagem em campo. Em resumo, deixe que seu adversário faça a limpeza da mesa para você enquanto você arrebenta os pontos de vida dele. Se ligou?

Além da mecânica apresenta, não é difícil se impressionar pela inteligência utilizada para apresentar as animações do modo história. Para quem está acostumado com jogos como Hearthstone e não pode pagar para conferir os modos Campanha, o jogo se mostra um alternativa que junto a isso, faz o jogador progredir no jogo, aprendendo novos decks, novos combos e novas maneiras de destruir seus adversários.

esl_races_730x411

De acordo com o Diretor de Criação, Paul Dennen, você estará jogando um capítulo não contado da série Elder Scrolls. Isso é exatamente o que os jogadores desejam quando ouvem a frase: levar a experiência adiante. O mundo de Tamriel é cheio de lugares misteriosos e os fãs poderão comprovar isso. Existem 10 raças diferentes na hora de criar os decks, incluindo o reptiliano Argonians, o felino Khajits, o humano Nords e muito mais.

Sua escolha de avatar importa em Legends. Dependendo da raça que você escolheu você será recompensado com cartas correspondentes a essa. Isso vai se tornar algo importante pelos níveis 24 e 32, uma vez que nesses níveis você será recompensado com uma carta Lendária.

Similar a seus concorrentes, o jogo implementa missões diárias para facilitar o acesso a novos pacotes de cards. É possível também criar cards utilizando fragmentos.

Modos de Jogo

O jogo conta com cinco incríveis modos de jogo: História, Arena, Versus Arena, Versus Battle e Treino.

No modo arena você poderá disputar com outros jogadores ou praticar contra a inteligência artificial. O jogo foi desenvolvido para ambos os estilos: casual e hardcore. Você irá se divertir tanto jogando 10 minutos do game quanto jogando 10 horas, na tentativa desenfreada de subjugar seus adversários. O jogo é baseado na franquia de sucesso Elder Scrolls que já conta com milhares de jogadores pelo mundo. A pergunta que não quer calar, será que o jogo chegou para ficar?

elder-scrolls-legends-main-menu

No início do modo competitivo você começa no rank 12, nível chamado de The Ritual. Cada novo rank representa uma constelação e você deverá se mover pelas estrelas. Cada vitória, garante uma.

Tenho gastado algumas horas no modo Arena IA, admito. Esse modo permite disputar com 9 oponentes e por fim contra um chefão, quanto mais longe você chega, maior o prêmio que você receberá. Selecionei o avatar dos Orcs mas descobri que gosto mesmo é do deck dos Guardas e estamos aí, tentando conseguir alguns cards raros. Não me deparei com nenhum bug ainda no jogo, funcionando muito bem e fazendo aquilo a qual se propõe: divertir.

Modo Arena Solo - Divertidíssimo!

Elder Scrolls Legends vs Hearthstone

Heartstone: Heroes of Warcraft é atualmente o líder do mercado de jogos de carta online. O jogo teve sucesso em seu lançamento e até hoje coleciona jogadores pelo mundo. A Blizzard sabe como fazer jogos bons, mas a Bethesda também é uma concorrente em peso. O que nos levanta a pergunta, o que tem de diferente entre os jogos?

Além de utilizar a história original do The Elder Scrolls e apresentá-la de uma maneira interessante, é possível observar algumas diferenças muito legais nesse jogo. A primeira delas você encontra no modo história. Em certo momento o jogo perguntará uma ação sua e dependendo dela você terá acesso a um card diferente. Esse tipo de role in playing é fantástico porque começa a construir a experiência que o próprio jogador deseja ter com seus monstros e magias.

legends

Na sequência, durante as evoluções, o jogador percebe que um de seus monstros evoluiu e agora terá que fazer mais uma escolha sobre qual novo poder ele deverá aprender. É uma pitadinha de pokemon com sei lá o que, mas dá gosto de ver.

Junto com as cinematics, o jogador poderá acompanhar a história do mundo de Tamriel, mundo esse onde o jogador poderá desfrutar da Queda da Cidade Imperial, um Imperador em fuga, cultos e conspirações em cada canto. Algumas partidas terão condições especiais que serão informadas no início da partida. A condição mais comum é a “Shadow”, essa qualidade faz com que criaturas que iniciem nesta lane só possam ser atacadas no próximo turno.

Existem outras modificações de terreno, esse elemento torna o jogo mais competitivo e passa a exibir do jogador melhores estratégias para vencer diante da variação que o elemento surpresa vem a trazer no jogo.

Gráficos

84256_2_0

Muitos jogadores acreditam que o jogo tenha gráficos ruins. Em Hearthstone todas as cartas tem ações e grandes animações. Não sei se é bem por aí não. Enquanto Hearstone traz um estilo cartoonizado e um sistema mais casual Legends toma outra direção (mais similar a de Magic) e você não vai sentir falta dos gráficos quando o jogo estiver pegando. De qualquer forma, as “Besteirinhas animadas” que Heathstone traz dá um ar mais completo ao jogo, então, ponto para ele.

Condições

Diferente de seus concorrentes Heartstone e Magic, você vai poder conferir condições especiais que se aplicam a essas Lanes, que acrescentam regras extras em batalha e que simboliza uma importante mudança no sistema de cards apresentado até então. As batalhas se tornam mais imprevisíveis e dificultam a montagem de uma estratégia 100%, uma vez que não se sabe o que virá na próxima partida.

Várias Lanes Bomba

Em The Elder Scrolls: Destiny o jogador terá um terreno dividido em dois, o que o jogo chama de Lanes. Essa linha que divide o campo impede que monstros ataquem seus adversários que estejam do outro lado, formando duas linhas de ataque (ou defesa) que exigem que o jogador fique atento, duas vezes, visto que as ações podem ocorrer de ambos os lados e ainda mais, algumas cartas e efeitos envolvem justamente a utilização dessas Lanes, como uma carta que a cada turno muda de lado.

Não conheço nenhum outro jogo de card que tenha usado essa ideia. Dessa maneira, é possível observar que se torna mais difícil subjugar o oponente. Os jogos de cartas convencionais utilizam um único campo de batalha e sofrem de um problema, se seu oponente colocar um card muito poderoso em campo já era, você vai ficar algum tempo tentando destruir essa carta até se recuperar. Com duas lanes não. É possível utilizar a outra lane como estratégia de contra-ataque, diminuindo o impacto que essas cartas poderosas causam em campo.

84247_2_0

A lane esquerda segue as regras convencionais, enquanto a direita é chamada de Shadow Lane. Essa Lane, têm como característica a adição da habilidade Shadow aos monstros invocados, garantindo-lhes imunidade até o próximo turno (com exceções). Com as duas lanes você pode escolher defender de um lado e atacar de outro. Se você imagina que determinado oponente possui uma magia que irá destruir as suas criaturas, dividi-las em duas lanes pode ser uma boa estratégia e evitar com seus monstros sejam destruídos facilmente. É possível tornar o jogo mais estratégico usando essa fórmula.

Como montar seu deck

Jogos de estratégias de cartas já estão algum tempo nas mãos dos jogadores pelo mundo e se você já viveu alguma experiência do gênero não vai se sentir perdido aqui. Assim como nos outros jogos as cartas precisam de energia/mana para serem colocadas em campo (chamada de Magicka) e cada carta possui raridades diferentes além de pontos de ataque, defesa e modificadores diferenciados, dependendo da carta escolhida.

Conhecer a mecânica é essencial, porém, só ela não vai garantir o sucesso de um bom deck, é necessário botar a cachola para funcionar. Quantas cartas colocar no deck? Como devo balancear os custos de Magicka? Quais variações de cartas deve ter no meu deck? A história muito bem bolada do jogo vai te ajudar a responder algumas dessas questões, mas nós vamos clarear um pouco as coisas para ajudá-lo.

Olha a cuuuuuurva, já passou

A curva de Magicka é um elemento que você deve colocar na cabeça antes de começar a montagem do seu deck. Começar com cartas que não possam ser colocadas em jogo ou chegar no final do jogo sem encontrar aquela carta poderosa que vai decidir o vencedor, não é uma boa ideia. Para evitar que isso acontece é necessário gerar um equilíbrio sobre a quantidade de custo que as cartas do seu deck possui. Por mais que isso seja complicado, na prática a maior parte dessa construção vai se basear na regra a seguir:

  • Tipicamente os jogadores irão escolher um número baixo de cards que exijam Magicka 0 e 1.
  • Uma quantidade boa de cards deve preencher os requisitos de 2,3,4 e 5.
  • Por fim, um baixo número de cards com 6 de requisito ou maior entram na lista para fechar o jogo.

Claro que em algumas momentos jogar com um deck agressivo pode se encaixar melhor no seu estilo de jogo, fazendo uso constante de cards de 1 e 2 de custos junto com cards de 4 e 5 de Magicka na em conjunto. Funciona. Assim como, utilizar cards que lhe dê Magicka no turno pode fazer com que aquelas cartas de alto custo venham parar na sua mão mais rapidamente, garantindo o sucesso do jogo por mais tempo.

Independente de qual sua estratégia tenha em mente a fórmula base e vá moldando de acordo com as cartas especiais que você vai recebendo. Pouco a pouco você vai conseguir montar algo que funcione em sinergia, garantindo aquele combo a cada pick de carta que faz.

Não consigooooo, só percooooooo

Calma, muita calma. Primeiro tenha em mente que perdendo ou ganhando a experiência que o jogo lhe agrega vai lhe permitir conhecer os cards utilizados (e saber lidar com eles) e permitir também que você ganhe novos cards (que vai lhe dar uma força nas disputas). Terminar o Modo Campanha é sempre uma boa pedida também, além de cards você vai se divertir com a história e as escolhas que terá que fazer.

Se nada disso adiantar procure na internet builds (decks montados) de outros jogadores e aprenda. Entenda como o jogador utilizou a mecânica do jogo com as cartas escolhidas e modifique ela para se encaixar com aquilo que você tem. Pode ser uma boa saída para quem não encontra uma forma de melhorar seu deck.

elder-scrolls-legends-deck-builder_feature

Caso você tenha dificuldades pode recorrer ao Legends-decks.com, além de poder construir seu próprio deck fora do jogo, você vai poder conferir os decks de outros jogadores, com dicas e explicações sobre como utilizar as cartas com inteligência.

Tamanho do Deck

O mínimo (recomendado) de cartas no seu deck no jogo é de 50. Tradicionalmente os jogos de cartas recomenda-se deixá-lo com o mínimo de cartas possível afim de aumentar a probabilidade dos picks. Mas eu posso montar um deck maior que esse? Claro! Você pode colocar até 70 cartas no seu deck, mas competitivamente falando, 50 é o número ideal.

Um atributo ou dois!

Cada deck de Legends pode ter até dois tipos de atributo, similar ao jogo magic ou aos decks de classe do Hearthstone (saudades caçador). Montar um deck com um único atributo vai permitir que você crie uma sinergia maior entre as cartas, facilitando seu combo. Usar dois atributos vai gerar uma flexibilidade maior na hora do combate, permitindo um equilíbrio maior. Qual escolher? Isso vai depender dos seus cards e estilo de jogo, faça uns testes, com o tempo você vai começando a moldar a coisa ao seu jeito.

Três cartas de cada, exceto…

Você pode ter até três cópias de cada carta no seu deck. Quanto maior a quantidade de cópias maior a chance de obtê-lo na hora de puxar o card. Existem claro, momentos onde ter 3 cartas não será uma vantagem, como por exemplo, cartas que requerem 6 ou mais de Magicka. Você não vai querer ficar com cartas na mão que não vai poder utilizar.

Únicas

Cartas únicas são as mais poderosas do jogo. Para essas cartas, não é permitido colocar mais que uma em um deck (haja apelação) e ela deve competir ao atributo escolhido para o deck. Achou que ia ser fácil né?

Habilidades

Existem 12 diferentes habilidades que as cartas podem possuir em The Elder Scrolls: Destiny. Alguns efeitos estáticos duram de acordo com o life da criatura, enquanto outras habilidades possuem alguns gatilhos específicos. As habilidades contidas no jogo você confere aqui:

  • Prophecy: Puxar uma carta com essa característica durante a perda de life ou por habilidade de compra de cartas faz com que seja invocada imediatamente em campo
  • Breakthrough: Ao atacar uma criatura que possua menos life que o ataque enviado faz com que o restante dos pontos de vida seja removido do oponente
  • Guard: Obriga os outros monstros a atacarem essa criatura
  • Regenerate: Se o ataque recebido não eliminar a criatura essa recupera todo o seu life
  • Charge: Pode atacar logo após ser colocado em campo
  • Ward: Protege a carta do próximo ataque
  • Shackle: Bloqueia a criatura alvo durante 1 turno
  • Lethal: Ao atacar outra criatura faz com que a criatura destino seja destruída independente do ATK/DEF
  • Pilfer: Ao atacar a carta ativa a habilidade designada
  • Last Grap: Último suspiro, ao morrer a carta ativa a habilidade designada
  • Drain: O dano causado é recuperado em life para o jogador

Saiba também:

Ao invocar uma criatura que sumone outro monstro e esse possua alguma habilidade, essa por sua vez, é ativada quando a carta for invocada. Em Heathstone as cartas invocadas com Battlecry (o equivalente) não tem as habilidades executadas nessa condição de summon.

Quando você tiver uma lane cheia e tentar invocar uma criatura o jogo irá lhe questionar qual criatura você deseja sacrificar – recurso muito útil caso você possa ativá-lo em cartas com a habilidade Last Grap, que é ativada quando o monstro é destruído.

Diferente do jogo da Blizzard, monstros que possuam a habilidade cover podem ser alvos de ações e efeitos de invocação.

Prêmio do Modo Arena, opa!

Legends Solo Arena Rewards


Em geral, The Elder Scrols: Legends, é menos casual e requer mais estratégia que Hearthstone. Precisa pensar bem antes de jogar, isso é legal. Será que TES Legends vai se tornar o líder do gênero? Provavelmente não. Mas isso não é razão para ignorar o jogo. Legends é um projeto independente e não entrou no mercado com o objetivo de derrubar Hearthstone. O jogo traz novos elementos ao estilo e se você não está 100% satisfeito com os outros jogos esse pode ser uma boa alternativa.

O jogo promete ter versão para as plataformas mobile, iOS e Android. Enquanto a data de lançamento do jogo não sai você pode curtir o open beta aqui.

Luan Bião
Sou co-fundador da parada e hoje responsável pela infraestrutura, pelos projetos, códigos e por manter o barco andando. Por isso, você vai me ver em quase todas as áreas aqui do site, desde do jornalismo das matérias até as edições de vídeos e podcasts. Acredito que um dia vou conseguir reunir o time dos sonhos e buscar o One Piece e já estou chegando perto.