Expectativas E3 2016 – Parte 02 – PS4 Neo

PS4Neo_Vitamina_Nerd

Expectativa 02 – PS4 NEO

Essa não é necessariamente uma boa expectativa… principalmente se você já comprou um PS4!!

De acordo com os sites Giant Bomb e IGN, o novo PS4, que rumores especulavam que teria o nome de PlayStation 4.5 ou PlayStation 4K, ganhou o codinome NEO e terá uma velocidade de processamento maior que do PS4 original.

De acordo com os mesmos sites, o novo PS4 da Sony também vai oferecer GPU, CPU e memória interna atualizadas, além de ser capaz de rodar na resolução 4K. Uma nova prerrogativa é a de que, as desenvolvedoras de jogos que publicarem títulos no novo aparelho terão que, a partir de outubro de 2016, produzir duas versões do game: um “modo base”, que vai funcionar em ambos PlayStation 4 e um “modo NEO“, que vai aproveitar os recursos da nova versão do hardware.

Abaixo, a comparação entre as duas versões do PlayStation 4 feita pelo site IGN:

  • CPU: 8 Jaguar Cores em 1.6 GHz (PS4) | 8 Jaguar Cores em 2.1 GHz (NEO)
  • GPU: AMD GCN, 18 CUs em 800 MHz (PS4) | Superior AMD GCN, 36 CUs em 911 MHz (NEO)
  • Memória: 8 GB GDDR5, 176 GB/s (PS4) | 8 GB GDDR5, 218 GB/s (NEO)

Os rumores apontam que o novo NEO (que esquisito né!?!?) não servirá como um substituto do PlayStation 4 e que vai usar o mesmo ambiente de usuário e a mesma PlayStation Network, conectado as mesmas comunidades online e oferecendo as mesmas experiências.

Para reforçar a ideia, o NEO não terá games ou qualquer outro tipo de conteúdo exclusivos e jogadores de ambos os consoles poderão participar de uma partida online, por exemplo. Entretanto, por oferecer um sistema superior, o novo console poderá permitir que, por exemplo um modo cooperativo para quatro jogadores no PS4, ofereça um co-op para oito participantes no NEO.

Várias dúvidas pairam no ar: será que a Sony irá oficializar toda essa maluquice na E3 2016?? Não seria cedo demais para uma nova geração de consoles?? Será que o mercado está pronto para receber este novo produto?? As desenvolvedoras, que terão muito mais trabalho com essa história de desenvolver o mesmo jogo para duas plataformas diferentes que são iguais, irão aceitar este fato sem comprometer a qualidade de seus jogos? Os novos/velhos donos de PS4 ficarão incomodados de ter seus consoles desvalorizados tão rapidamente??

São essas perguntas que ficarão no ar até 14 de junho, quando finalmente ou não, saberemos a posição oficial da empresa japonesa! Cruzem os dedos para que não seja verdade!!!!!

Faltam 14 dias para a E3 2016! Acompanhe a nossa cobertura inédita do evento!

E você? Gosta de ideia do PS4 Neo? Comente!!

Rogério Montanare
Apenas um grande fã de Cinema, Séries e Vídeo Games!!!