Indústria Brasileira de Games conquistando seu espaço

Fazendo um link com a matéria Big Geek Day onde Pérsis Duaik falou um pouco da evolução dos games no Brasil, hoje vos trago uma analise mais geral do cenário atual. De como a indústria esta evoluindo dentro do nosso país e de como estamos sendo vistos lá fora.

Há poucas décadas os games produzidos pela nossa pátria amada passavam despercebidos por aí. Ainda temos a dominância do mercado pela indústria norte americana e japonesa, mas hoje já temos também nosso poder no mercado.

Mesmo tomando sua forma e força só agora, essa indústria brasileira de games começou ainda nos anos 80, durante a ditadura e nossos desenvolvedores não mediram esforços para superar as dificuldades. Por conta do contexto da época esses nossos colegas muitas vezes tinham de falsificar aparelhos e criar programas absolutamente do zero. E graças a esses esforços é que hoje temos um crescimento que alcança os 15% anuais desde 2009, segundo a ABRAGAMES, a maior associação de desenvolvedores do país.

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Claro, ainda estamos distantes de competir com os gigantes, mas já estamos ali entre os “pesos-médio”, o que é significativamente bom não só para os gamers mas para toda a evolução econômica do país. As pessoas muitas vezes custam a entender que games não são simplesmente joguinhos, mas sim uma forma criativa e interessante de expressar nossa cultura, que pra quem não sabe, é extremamente rica e interessante. E incentivar tais movimentos coloca o país em destaque para o mundo por outras ótimas qualidades que não só “um futebol histórico” e lindas mulheres.

E com esses avanços todos, nossos gamers, hoje, não estão mais presos ao PC, títulos nacionais já estão disponíveis para consoles de mesa da Sony e Microsoft. E isso se dá por um reconhecimento dessas empresas com o potencial do nosso país e também por algumas leis que vem mudando em nosso país.

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Como por exemplo, uma que foi aceita em 2011, que inclui a produção de games nos incentivos oferecidos pela Lei de Incentivo â Cultura, ou Lei Rouanet. Entenderam? Incentivo a CULTURA! Ainda é um pouco difícil de conseguir essa verba, mas já é um grande avanço e jogos como Toren, lançado em maio/2015 pela desenvolvedora Swordtales já teve acesso a essa colaboração. E uma novidade aos preconceituosos da nossa cultura nacional de games, o Toren ganhou prêmios bem conceituados nesse meio haha.

Que continuemos assim, com grandes avanços e cada vez mais o Brasil nas telonas e telinhas dos gamers pelo mundo.

Então quando alguém criticar seus “joguinhos” mostre que uma boa história não precisa ser contada só em um livro ou em novelas.

Fica a dica 😉

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