Liga da Justiça – Conhece Apokolips ?

darksaid-1[1]

O mundo recebeu um tsunami de informações nesta semana sobre depois da abertura para visitação do set de filmagens da Liga da Justiça. A sequência de Batman v Superman: A Origem da Justiça está, atualmente, sendo filmado pela Warner Bros.

Uma das mais falado cenas do filme Batman v Superman foi a sequência, que até então, havia recebido o nome de ‘Knightmare’, nessa sequência vemos Batman lutando pela sobrevivência em uma paisagem infernal, pós-apocalíptica. A combinação do símbolo Omega e atividade vulcânica foi uma mensagem clara para os fãs: Darkseid e o planeta Apokolips são muito reais na DCCU. Se a cena era um sonho ou não, é claro que o planeta natal de Darkseid irá desempenhar um papel importante no futuro dos nossos heróis.

Batman Vs Superman - "Knightmare"

Batman Vs Superman – “Knightmare”

Então, eu aqui imaginando que você chegou hoje no planeta e não faz a mínima ideia de que merda seja isso, vamos dar uma revisitada na história deste maravilhoso e encantado mundo alienígena e o que podemos esperar na expansão do Universo Extendido da DC.

É comum escutar que os super-heróis são a  mitologia moderna de hoje. Ao contrário das origens ciento-equivocadas encontradas na maioria dos personagens da Marvel Comics, A DC tem mitologia clássica tecida na tela em seu universo. Segundo a lenda DC, os deuses da literatura clássica eram muito reais e eram conhecidos como os Deuses Antigos , lutando no cosmos há séculos. O resultado de suas guerras foi a destruição de seu planeta, Urgrund. O até então planeta explodido foi dividido em dois novos mundos: o iluminado Nova Gênese e Apokolips de fogo.

Em 1971, o lendário criador de quadrinhos Jack Kirby juntamente com a DC, tiveram a maravilhosa ideia de criar uma nova forma de história para os super-heróis, um tipo que nunca havia sido explorado em quadrinhos na época. Combinando mitologia com elementos cósmicos, mas mantendo a mesma forma de Mocinho vs. Bandido de contar histórias que tinha definido seus super-heróis. O rsultado foi um planeta que passou então a representar o inferno no espaço. O governante de Apokolips é Darkseid , um rei maníaco com uma história que certamente estaria a níveis de Game of Thrones, principalmente porque ela é exclusivamente motivada a encontrar a Equação Anti-Vida, ou o caminho para dominar e esmagar toda a vida como a conhecemos. Pelo menos este é seu sonho rsrs.

Apokolips - Morte dos Novos Deuses

Apokolips – Morte dos Novos Deuses

Apesar da ótima decoração apocalíptica, Apokolips é um dos planetas mais avançados tecnologicamente no universo. O planeta é normalmente descrito como tendo um cenário volátil e perigoso, com fogueiras vulcânicas que expelem gases incandescentes e essas coisas evil from hell que todos nós curtimos. No entanto, esta é muitas vezes comparada com as cidades e edifícios que temos conhecimento em um romance steampunk ou algo parecido futurista.

Um dos desenvolvimentos científicos mais notáveis é o tubo Boom, que pode teletransportar os viajantes em qualquer lugar instantaneamente. No entanto, a maioria de suas tecnologia resulta em destruição em massa assim como acontece no mundo real, tornando o planeta um fabricante de armas intergalácticas maneiras. Nós já vimos alguns de suas tecnologias avançadas no cinema, sob a forma de caixas maternas, e que iram desempenhar um papel significativo no filme da Liga da Justiça.

Fúrias de Darkseid - Crise Final

Fúrias de Darkseid – Crise Final

A opressão distópica de Apokolips tem um sistema de castas estrito, povoada principalmente por Lowlies na parte inferior da escala social (Lowlies são frequentemente retratados como humanóides desnutridos ou sem esperanças), muitos dos quais foram sequestradas de seus respectivos lares e essencialmente forçadas à escravidão. Darkseid é o governante inquestionável de Apokolips e mantém a ordem com o seu exército pessoal, conhecido como Parademonios , que foram vistos voando em Batman Vs Superman. Ele também tem sua própria forma de serviço secreto, que são chamadas de Fúrias, um grupo formado por mulheres(?) consideradas as maiores guerreiras do planeta. Não está claro se vamos ter a chance de ver a estrutura social de Apokolips em Liga da Justiça ou nos próximos filmes, mas podemos ter certeza de que nós vamos começar a ver um monte de Parademônios nos filmes que virão.

Parademonios - Os novos 52

Parademônios – Os novos 52

O público vai, pelo menos, ter uma impressão de Apokolips em Liga da Justiça através do aumento da presença dos Parademônios, bem como a tecnologia vista em ambas as caixas maternas e dentro do corpo de Cyborg.

O diretor Zack Snyder fez questão de destacar Jack Kirby como sendo uma forte influência sobre o lado cósmico que veremos em Liga da Justiça. Ele explica:

“[Jack] Kirby é louco de uma forma grande, e há um monte de influência, você sabe, tipo de Novos Deuses, meio que o material dos Novos Deuses, e nós estavamos cavando em algo que aparecem as caixas maternas e esse tipo de coisas do mundo de Apokolips, todas essas coisas. Quero dizer, você não pode realmente fazer essas coisas com algum – Eu não sei se posso chamá-lo de ” ‘estranho’.

Neste momento, mesmo que não tenha sido oficialmente confirmado que veremos o planeta infame na Liga da Justiça, mas se julgarmos pela empolgação do diretor falando a respeito dos Novos Deuses e a promessa da produtora Deborah Snyder que “vamos voltar e contar a história das caixas maternas, para que todos saibam”, que parece ser algo inevitável. Há também o fato de que Steppenwolf (lobo da estepe aqui no Brasil), um dos “Elite” de Darkseid (uma coleção de maiores guerreiros Apokolips ‘) é o principal antagonista do filme , por isso faria sentido que mostrasse o seu local de origem. É uma ideia tentadora, já que muitos dos elementos visuais que Kirby concebidos ainda não foram realizados cinematograficamente e Snyder fez uma reputação (entre outras coisas) para fazer com que páginas de quadrinhos ganhem vida. Será que vai ser uma experiência incrível ? Ou simplesmente “estranha?”

Darkseid: Guerra - Darkseid vs Anti-Monitor

Darkseid: Guerra – Darkseid vs Anti-Monitor

Quando você expande o universo, é natural visitarmos outros mundos. Apokolips é um dos locais mais famosos de todo o universo DC e acredito que esteja no ponto para uma adaptação no cinema.

Enquanto isso ficaremos de olho no que está por vir nesse novo universo cinematográfico que a DC junto com a Warner está preparando para os fãs de quadrinhos, não se esqueça que Esquadrão Suicida vai chegar em 05 de agosto de 2016, seguido de Mulher Maravilha em 2 de Junho, 2017; Liga da Justiça em 17 de Novembro, 2017; Flash em 16 de Março, de 2018; Aquaman em 27 de julho, de 2018; Ainda há um filme DC sem título em 05 de outubro de 2018; Shazam em 05 de abril de 2019; Liga da Justiça 2 em 14 de junho de 2019; outro filme da DC sem título em 01 de novembro de 2019; Cyborg em 03 de abril de 2020; e Tropa dos Lanternas Verdes em 24 de julho de 2020.

Não se esqueça ainda de curtir e compartilhar a palavra nerd nas redes sociais, seu compartilhamento ajuda em muito nosso site, vlw nerd!

Felipe Erick
Co-fundador do site, conciliando as coisas entre caos e a ordem, fui ao limite de outra dimensão nos reinos do terror, porém voltei porque tenho que terminar de fazer o TCC, tenho tanta coisa pra dizer aqui… oi ?