Onde Está Segunda?

Cenas de ação eficientes e um mundo futurista funcional.

download (16)

Tommy Wirkola, que fez o horroroso João e Maria: Caçadores de Bruxas, se prova outro diretor, muito mais evoluído, neste longa que deixa a sempre muito competente Noomi Rapace brilhar em sete papeis distintos, sinceros e cheios de personalidade. São eles: Segunda, a executiva fria; Terça, a hippie maconheira; Quarta, a boxeadora marrenta; Quinta, a rebelde que assume a liderança familiar; Sexta, a nerd tímida; Sábado, a baladeira louca; e Domingo, a sensata e comportada do lar.

Ainda que as sete figuras possam parecer estereotipadas se relacionadas aos dias da semana, os detalhes de cada uma vão se provando dúbios ou mascarados e se revelando em melhor detalhamento ao longo do enredo, que coloca uma distopia bem pé no chão. Em 2073, a superpopulação causa uma crise mundial, resultando em uma rigorosa política de filho único imposta pela Agência de Alocação de Criança. Quando várias crianças nascem para uma mãe, todos, exceto os mais velhos, são colocados em crio-sono.

onde-está-segunda-netflix-capa-post-cosmonerd (1)

Karen Settman morre quando dá a luz à sete meninas gêmeas. O avô delas, num curto e inspirado papel de Willem Dafoe, as nomeia de acordo com os dias da semana e as ensina a ser como um único indivíduo com o nome em homenagem a sua mãe. Para proteger seu segredo, Terrence garante que elas compartilhem informações diariamente e a replicar qualquer acidente que afete a aparência física de uma irmã. As irmãs desenvolvem um sistema de perucas e maquiagem para cobrir quaisquer características de identificação e tocam a vida assim ao longo de trinta anos, até que essa rotina é quebrada, em uma história de perseguição e opressão bastante sufocante e enervante.

Não sei vocês, mas em menos de quarenta minutos de filme, eu já havia sacado o plot-twist. Não sei se sou tão esperto assim, ou se a produção quis realmente deixar evidente tal reviravolta, para que fossemos tentar entender os motivos por trás dela no desfecho. Por outro lado, existe mais uma revelação, que, felizmente, fui pego de surpresa, lá na câmara dos vilões.

Com 16, com bela fotografia e violência gráfica necessária, nunca gratuita, Onde Está Segunda? Aflige, emociona e sabe sustentar suspense e aventura na medida certa, entregando um filmaço tanto para o grande público, quanto para os apaixonados por FC.

 

Douglas MCT
Douglas MCT já escreveu para os gibis da "Turma da Mônica", roteirizou o desenho animado "Galera Animal" da TV Globo, participou do enredo do game "Chico Bento" para as redes sociais, é autor dos quadrinhos “Edgar Alan Corvo”, "SUPER" e “Hansel&Gretel”, e dos livros "O Coletor de Almas" e da série "Necrópolis".

Tags dos Artigos