Riders of Icarus, levante asas com as nossas dicas

riders-of-icarus-41

Depois de tantos MMORPG’s jogados na última década, quando percebo um lançamento de cara já me vem a pergunta: o que esse jogo trará de novo? Isso porque tivemos – e temos – inúmeros jogos e recursos no mercado, vide: WoW e suas expansões, Perfect World, Tree of Savior e Guild Wars 2. E ainda para quem não gosta do main stream ainda temos dezenas de jogos no estilo pelo mundo, cada um trazendo seus elementos e diferenças mas, em todos, é possível perceber um forte peso do engajamento da comunidade. Ninguém quer sair do jogo em que está, com níveis, itens e eventos conquistados. E se for para sair, que seja por um bom motivo. No último mês, tivemos o lançamento de Riders of Icarus e fizemos o teste afim de responder a pergunta: vale a pena?

Gráficos e Classes

Os recursos de personalização do personagem são vastos, logo no início é possível customizar desde o tamanho (e realmente impacta! Quando me deparei com personagens pequenos quase pisei em um deles rsrs) até detalhes que os fãs de criação já estão acostumados, largura da face, barba, boca, olhos, inclusive esse último contando com uma ideia de textura de íris interessante.

ScreenShot 2016-07-08 (18-16-14)

Além da parte visual, é possível escolher entre as cinco classes disponíveis, elas são divididas em Guardian, Warrior, Assassin, Priest e Wizard. Uma classe de arqueiro faz falta logo de cara, além dela, classes como necromancers, druidas e por aí vai não estão presentes, algo ruim diante da quantidade de subclasses e transclasses que os RPGs atuais permitem. Considerei que a classe warrior ou assassin habilitariam recursos posteriores, mas ainda não cheguei lá e no ponto onde parei na aventura acredito que o jogo tenha aberto mão do estilo para aprimorar o sistema de combate montado. Nele, é possível utilizar lanças e arcos para atacar os inimigos, como armas secundárias que outros jogos do estilo apresentam.

Regiões

As áreas distribuídas pelo mapa mundi de Riders of Icarus trazem uma quantidade vasta de inimigos e missões. É possível ver o sistema de grinding para subir de nível presente e caminhar entre NPCs deveria ser um pé no saco, se não fosse pelas montarias. Utilizando seus companheiros alados o jogador pode chegar rapidamente aos pontos de destino, significando menos stress.

ScreenShot 2016-07-10 (14-05-17)

Ao explorar e derrotar monstros é possível encontrar diferentes tipos de itens e recursos, esses últimos podendo ser obtidos ao coletar itens pelo mapa para forjar itens com esses materiais. Além disso, o jogo é essencialmente bonito utilizando a CryEngine o que vai fazer o jogador parar em alguns momentos só para vislumbrar castelos, florestas e transições de céus. Em alguns momentos é possível perceber uma demora no loading das texturas mas é complicado dizer se isso não ocorre por conta das configurações do meu computador (configurações modestas, aliás).

Combate

Se você já jogou outros jogos esse aqui vai te fazer se sentir em casa. A barra de magias, o HUD com as opções em tela ou o próprio gameplay é idêntico a maioria dos jogos dessa categoria, com exceção da opção ao iniciar o jogo de mudar o tipo de controle de inimigos, um modo indicado para magos e clérigos e o outro para os combatentes físicos.

ScreenShot 2016-07-08 (21-59-06)

Ao usar a montaria o personagem muda seu equipamento de ataque e defesa exigindo uma segunda combinação de itens para maximizar o personagem. Além disso, saber utilizar a combinação da habilidade da montaria com o seu personagem é a estrutura de build que o jogo oferece, uma vez que o avanço das magias ou os sets de armaduras não exigem cálculos complexos.

Dungeons, raids, torres do desafio, guerra de guilds e duelos no céu são algumas das formas que o jogo integra o multiplayer e a competitividade. Instâncias para o jogador solo estão presentes e trazem elementos que deixam a história mais interessante e permite deixar o jogador engajado por mais tempo. Além disso, constantemente o jogador estará de frente com algum miniboss.

ScreenShot 2016-07-11 (21-09-35)

Nos níveis mais avançados o combate muda muito do que é encontrado no inicio, com experiências como as torres de níveis, combates aéreos, dragões e combates com 10 pessoas no grupo. Além disso, muitos jogadores reclamam do jogo não facilitar o gameplay para quem gosta de jogar solo, quando acima do lvl 15 o jogador tomará 3 ou 4 hits dos monstros para morrer. Não só isso, é possível ganhar bônus ao se aliar com outros players no mapa, party com 3 pessoas rende 30% a mais de EXP para os 3, com 5 são 50% e eu nem comentei do drop rate, que também aumenta

Montarias

Finalmente chegamos lá, em um mercado saturado de jogos semelhantes, Riders of Icarus encontra o seu diferencial nas montarias. No jogo, é possível domesticar mais de 300 animais, que podem ser montados e/ou usados em combate, isso torna seu uso, combo e sinergi, um conjunto vital para atingir níveis maiores com as classes escolhidas. Isso porque serão utilizadas para potencializar os aliados, transportar o jogador e oferecer buffs para armas. A variedade das montarias que você encontra durante o jogo impressiona e você vai encontrá-las em dois lugares: em terra e no ar. Isso cria uma distinção de monstros que vai desde inimigos comuns como lobos e ursos até montarias aladas iradas como um gavião gigante e dragões.

Para conseguir as montarias, além do sistema básico que o jogo apresenta (caminhar na surdina, pular no bicho e participar do minigame) o jogador terá que atender critérios especiais para capturá-las, com algumas você terá que lutar enquanto outras criaturas vão exigir que você pule de outro animal em cima dele para conquistá-lo ou vão exigir itens para que seja convencido a acompanhar o jogador pelo restante da jornada.

As montarias são divididas em três níveis:

  • Comum (1 Estrela) – Tem pouco HP e Pontos de Resistência. As montarias terrestres possuem velocidade 6 e as voadoras 9. A Montaria Brakarr Gallant que você pega na quest principal possui 6.50 de velocidade.
  • Elite (2 Estrelas) – Possuem HP e Pontos de Resistência melhores que as montarias comuns. As montarias elites possuem uma velocidade 7 para as terrestres e 9 para as voadoras, que apesar de manterem a mesma velocidade agora podem voar mais alto. As três montarias Elite que você pode obter em Brakarr Forest são Pritsha the Cannibal, Cold Tusk, e Taslan the Devourer.
  • Heroico (3 Estrelas) – Tem o maior HP e EP (Pontos de Resistência / Endurance Points) do jogo. As montarias terrenas possuem velocidade 8 e as montarias aladas possuem velocidade 10, além de voar mais alto claro.

Premium vs No-premium

A loja do jogo não adiciona nenhum característica exagerada aos jogadores que optarem por gastar um dinheirinho, levando essas vantagens mais estéticas do que técnicas, o que é legal para o balanceamento – ao contrário que Ragnarok fez com os ROPS – Dungeons, Raids, Torres do Desafio, Guerra de Guilds e Duelos entre Jogadores no céu são algumas das formas que o jogo integra o multiplayer e a competitividade.

Instâncias para o jogador solo estão presentes e trazem elementos que deixam a história mais interessante e permite deixar o jogador engajado por mais tempo. Além disso, constantemente o jogador estará de frente com algum miniboss.

Dicas Vitaminadas

  1. Seja esperto: Ao capturar o canguru do rabo que brilha, em uma das missões iniciais, o jogador recebe a missão para transformá-lo em um pet, ao fazê-lo você deixa de poder usá-lo como montaria. A dica é: na mesma região, localize novamente o canguru e capture-o novamente, assim você o terá com ambas as características.ScreenShot 2016-07-08 (22-35-05)
  2. Corra, forrest, corra: Com um mapa grande como o exibido pelo jogo é necessário saber se deslocar, aqui, as montarias vão dar uma forcinha, principalmente as voadoras. Caso esteja usando uma montaria terrestre aperte o W duas vezes para se deslocar mais rapidamente e caso esteja em uma montaria voadora faça a mesma coisa só que agora usando o ESPAÇO, você irá chegar ao destino muito mais rápido.
  3. Entenda suas habilidades: A maioria das habilidades marcam os inimigos ou o herói com características que são disparadas quando outra magia é liberada, saber combar esses poderes vão fazer com que você dê o máximo de dano ou tenha um controle de grupo afim de tomar menos dano.
  4. Encontre companheiros: Ficar parado na frente das dungeons pode ser cruel, em certos horários e dias a quantidade de jogadores diminui e é difícil formar grupos, como resolver? A primeira dica é encontrar uma guild ou trazer os amigos para o jogo, assim, você já tem uma galera in-game para te ajudar a completar suas missões ou conquistar itens raros. A segunda é mudar de canal, na parte superior direita da tela, indo para que tenha um maior número de jogadores online.
  5. Desmanche os itens: Um recurso muito bacana desse jogo é que você pode desmontar itens com o intuito de ganhar pedras que melhoram seus equipamentos. Então, carregue na mochila o item necessário, que você pode comprar no NPC General Goods disponível em vários mapas, para quando achar um item de outra classe ou fraco você possa desmontá-lo e garantir sua pedra, ao contrário de ir até a cidade e vendê-lo para o NPC por exemplo. Ainda aqui, no mesmo campo de batalha onde o loot foi obtido é possível evoluir para +1, +2, +5 seus itens, mantendo a evolução do personagem mesmo durante o grinding.
  6. Montarias mais fortes, mais level: Se você está pressionando os botões na ordem correta e não está conseguindo capturar o monstros observe seu nível, se seu level for menor que o monstro eu recomendo que você suba alguns níveis e depois volte lá para capturá-lo.
  7. Teste o servidor: O jogo não possui servidor Latino então antes de sair upando dezenas de níveis com um ping de 300/400ms faça um teste. Crie um personagem em cada servidor e observe qual apresenta melhor latência para você. É melhor gastar 10 minutos no início do que perder horas de lag ao longo dos dias.

Desenvolvido por WeMade e publicado pela Nexon América, o jogo oferece aos jogadores uma grande variedade de criaturas colecionáveis a lá pokemon mantendo o estilo RPG clássico que vemos nos jogos MMO disponíveis atualmente. O jogo encontra-se em sua versão beta disponível gratuitamente para todos os jogadores que quiserem dar uma brincadinha e você pode se cadastrar e efetuar o download do jogo NESSE LINK.

E vocês jogaram? Gostaram do game?

Luan Bião
Sou co-fundador da parada e hoje responsável pela infraestrutura, pelos projetos, códigos e por manter o barco andando. Por isso, você vai me ver em quase todas as áreas aqui do site, desde do jornalismo das matérias até as edições de vídeos e podcasts. Acredito que um dia vou conseguir reunir o time dos sonhos e buscar o One Piece e já estou chegando perto.
  • Jonathan Cokinho

    Pelas SS parece ser muito bacana o jogo, belos
    gráficos e Pet’s realmente interessantes 😀

  • Gil Fox

    como faço pra jogar com controle?

    • Luan Bião

      Oi @gilfox:disqus obrigado por comentar. Eu utilizei um controle Xbox 360 com plug USB, assim que eu conecto o controle e aperto qualquer tecla o jogo já adapta todo o layout para o uso do controle. Não cheguei a testar com controles genéricos, porém, acredito que o funcionamento deva ocorrer da mesma maneira. Caso você tenha dificuldades tente utilizar um emulador de controle, com ele é possível fingir que o seu controle é um controle compatível. O programa você encontra aqui: http://www.x360ce.com/ Boa sorte!

      • Gil Fox

        Obrigado por responder. Eu tenho um controle Xbox 360 com plug USB mas so move o ponteiro do mouse com ele.. entao reconhece mas n fufa e ai?

        • Luan Bião

          Sempre a disposição para ajudar aqui @gilfox:disqus. Pela sua descrição percebo que o jogo está reconhecendo seu controle de uma maneira completamente diferente da minha, no meu tudo funcionou de maneira automática. Não vou entrar no mérito se você já testou o controle em outro game porque tenho certeza de que como eu, você já deve ter testado de tudo rsrs, então, vou lhe deixar uma outra sugestão: verifique nas configurações do jogo se existe alguma opção do tipo “alternar tipo de controlador automaticamente” ou veja se consegue remapear o controle usando o menu. Se não der certo, vi que existe um arquivo na pasta do jogo que faz essas configurações, mas não é fácil, caso tenha interesse deixo o link: https://www.reddit.com/r/treeofsavior/comments/3rk2vi/guide_controller_hotkeyskey_bindings/ no seu lugar eu excluiria o arquivo hotkey_joystick.xml (após fazer um backup) e tentaria abrir o jogo para ver se mudou alguma coisa.

  • Gabriel Oliveira da Silva

    pf me ajuda como se monta qualqr bixo que voe eu não consigo nada nem uma mera fênix

    • Luan Bião

      Oi @gabriel_oliveira_da_silva:disqus obrigado por comentar. Infelizmente não cheguei nesse nível e parabenizo você por ter chegado. Quando a minha montaria alada inicial se foi e eu tive que ficar correndo pelo mapa, dando volta em montanha, acabei desistindo. Desiste não man! Vamos lá:

      https://www.youtube.com/watch?v=uFAGCSNS5IE

      Na descrição desse vídeo ele diz que você tem que chegar por trás do monstro que deseja VOANDO, em TAMING MODE, e na sequência fazer aquilo que se já sabe. Certo.

      Porém quando li isso me deparei com a dúvida, se eu não tiver uma montaria alada como vou capturar outra? Pois é, não tenho certeza mas todos os vídeos que assisti o pessoal estava voando. A boa notícia: parece que entre os níveis 19 e 20 você ganha seu primeiro dragão em uma quest. Espero ter ajudado! Um abraço.

  • Douglas Bosa

    gostaria muito de saber se da pra transformar o selo familiar em montaria novamente ou transformar o pet em montaria? alguem sabe dizer?

    • junior martins

      Sim pode tanto transformar montaria em Pet como os Pets(montarias) em montaria novamente

    • Fredson Borges

      Sei que dar pra transformar o selo familiar em pet, quando vc usa o item de extração familiar ele transforma o selo que estar no item (armadura ou arma) em pet, mas se dar pra transforma de novo em montarias eu acho que não pq os selo são baratos pra comprar no leilão mas os tame mark que é pra domar é uma fortuna…

  • Luciano Santos

    alguem ai ta em uma guild br gostaria de participar

  • Luciano Santos

    que server tem mais gente e clan br

    • Luan Bião

      Obrigado por comentar, não me lembro quantos servidores o jogo tornou disponível e acredito que com o tempo novos servidores surgirão, digo isso pois não sei a estatística dos servidores para lhe indicar aquele que vá lhe trazer mais jogadores brasileiros. O que posso lhe ajudar com relação a isso é sugerir que comente na página do jogo no facebook, que fique atento as mensagens globais dentro do jogo (muitos clãs recrutam por lá) e até mesmo pelo google você pode encontrar algumas guilds (com a guild bravatare por exemplo). Resumindo, a comunidade está dividida entre os servidores do jogo, a maior chance de sucesso é encontrar um grupo de jogadores que migrou juntos para o jogo ou então encontrar um amigo que queria dividir a experiência do jogo contigo. Se por ventura você encontrar a resposta para essa pergunta ou encontrar algum clã legal da um toque aqui, pode ser que você ajude alguma outra pessoa na mesma condição.

  • junior martins

    Eu quero saber aí c alguém sabe informar as montarias q tem nos mapas d início

    • Luan Bião

      Obrigado por comentar @disqus_4yqSozSAY1:disqus, infelizmente não consegui encontrar a resposta para sua pergunta específica, faz tempo que não jogo e para fazer essa buscar seria necessário saber o nome do local onde o personagem inicia, coisa que não consegui encontrar. Entretanto, nessa busca para ajudá-lo encontrei um site em koreano que traz um mapa indicando o local de cada criatura para domar, infelizmente como você deve imaginar, o site está em koreano e aí vai exigir um pouco mais de ti (traduzindo-o ou clicando e vendo as imagens). Caso isso te ajude segue o link: http://icarus.gamecom.jp/bbs_blog.php?c_seq=140&seq=216 e boa sorte!

  • Pedro Araujo

    Já joguei muito PW, e até o momento não achei em Riders of Ícarus algo como ”Baú de inventário” pra guardar coisas valiosas, tem algum lugar que posso guardar itens no jogo?

    • Luan Bião

      Obrigado por comentar Pedro, faz um tempo que não jogo mas me lembro que o jogo disponibilizava um NPC chamado Storage Master que está disponível em diversas cidades. Fora isso, se você optar por pagar você também pode ter acesso a um serviço de Depósito móvel, não precisando ir até a cidade para guardar seus itens no Vault. Ainda mais, as três primeiras linhas desse Vault são gratuitas e as outras pagas, mas já é um adianto né?

  • Makay

    Alguém sabe informar se tem como mudar a aparência do char depois que ele é criado?

    • Luan Bião

      Oi Makay, obrigado por comentar. Existe um tópico no fórum da desenvolvedora onde alguns jogadores pedem para que exista a possibilidade de alterar a aparência do char após 30 dias de sua criação, elemento que pelo jeito não foi implementado ainda. Geralmente a reclamação gira em torno dos olhos dos personagens, como faz tempo que não jogo, não me lembro muito bem das características de customização e suas limitações, mas vou tentar te ajudar.

      Você pode recustomizar seu personagem, mas vai custar dinheiro real. Para isso, compre um voucher de recustomização (Recustomization Voucher) no shop e vá até a loja de beleza (Beauty Shop) na capital (do lado direito do distrito de craft, o shopping com uns balões).

      Não sei se essa opção está disponível no servidor que utilizamos, mas espero ter ajudado.

Tags dos Artigos