Crítica: Sob Pressão

O primeiro filme brasileiro de hospital não é tão original quanto poderia ser

Crítica do Filme Sob Pressão - por Vitamina Nerd

Baseado no livro “Sob Pressão – A rotina de um médico brasileiro”, de Marcio Maranhão, que por sua vez é resultado de uma pesquisa para uma série de TV que nunca aconteceu, o filme “Sob Pressão” não consegue esconder a sua origem e o resultado é um seriado preso em uma hora e meia de projeção.

A trama, de forma cíclica, mostra 24 horas de um dia bastante tenso em um hospital público capenga – e qual não é?? – onde uma equipe de cirurgiões precisam lidar com questões além da medicina e salvar o maior número de pessoas possível.

O grande problema, é que o diretor Andrucha Waddington (“Os Penetras”) utiliza planos e situações extremamente desgastadas para quem já assistiu a qualquer série médica na telinha. A câmera em cima da maca que percorre corredores, a conversa no elevador, o médico viciado, a escolha do paciente que vai sobreviver, homens armados invadindo o hospital, o romance forçado, até a trilha sonora remete imediatamente a House e afins!!

O que poderia ser um trunfo, que é mostrar o sucateamento e o descaso das autoridades com o sistema de saúde público brasileiro, acaba se transformando em um blefe gigante quando um clichê bobo – como o do homem rico que pode “acabar” com o hospital – paira sobre a trama. A impressão que fica, é a de que o diretor queria chocar tanto, que não se atentou para o fato de que a própria situação real em que vivemos já é chocante o suficiente.

Com boas atuações, boas intenções e muita coragem de ser um filme de gênero no Brasil, o longa “Sob Pressão” não merece ser esquecido… só não dá para recomendá-lo!

País: Brasil

Duração: 1h 30min

Lançamento: 17/11/2016

Direção: Andrucha Waddington

Roteiro: Renato Fagundes e Leandro Assis

Baseado no Livro "Sob Pressão - A rotina de um médico brasileiro" de : Marcio Maranhão

Elenco: Júlio Andrade, Ícaro Silva, Marjorie Estiano...

Produzido por: Conspiração Filmes e |Globo Filmes

Distribuído no Brasil por: H2O Films

*Agradecimento Especial: H2O Films

Rogério Montanare
Apenas um grande fã de Cinema, Séries e Vídeo Games!!!

Tags dos Artigos