SpaceX vai levar dois turistas à Lua já em 2018

O começo da colonização interplanetária

kong

Se você ainda não conhece a SpaceX lamento, mas você está moscando. Estamos falando de uma das empresas com maior tendência de movimentação econômica e isso não ocorre atoa, o portifólio da empresa é bem modesto e você pode conferi-lo em sua página principal: Desenhos e fabricação de Foguetes Avançados. Dentre esse conceito, temos diversas ramificações de projetos e produtos, dentre eles, a opção de dar uma voltinha turística pelo espaço. Uma viagem dessa já foi tema de vários filmes e esperavamos que ocorreria para lá da próxima década, mas superando as expectativas, a SpaceX anunciou que pretende mandar 2 pessoas para a Lua ainda no ano que vem.

O plano da SpaceX envolve uma viajem de 480 mil a 640 mil km até à Lua, antes de a nave ser novamente apanhada pela gravidade da Terra – uma trajetória semelhante à da missão Apollo 8 da NASA, em 1968. Dessa vez, os turistas estarão a bordo de uma nave espacial que está em desenvolvimento, assim como um foguete gigante que nunca foi experimentado. Meio perigoso não?

falcon_9_fairing

Com o preço dos ingressos dessas viagens a SpaceX consegue cobrir de 10 a 20 porcento de sua receita. Para o fundador, as missões vão ajudar a desenvolver tecnologias para chegar até marte, um dos principais objetivos da SpaceX. A empresa tem missões planejadas a serviço da NASA e de outros clientes comerciais, gerando valores que chegam a casa dos dez mil milhões de dólares. Caramba!

O futuro para Musk

Se tem alguém fez jus ao século 21 dos livros de ficção do século passado esse alguém é Elon Musk, que além de ser o CEO da Tesla Motors (carros autônomos e elétricos), ainda é fundador da SpaceX, uma empresinha ai que promete levar os turistas para dar uma volta no espaço. Só isso só. E para os incrédulos, a empresa já anunciou que dois turistas irão dar uma volta na lua em 2018, quer mais?

As duas pessoas irão embarcar na Dragon, uma belezinha da tecnologia que compacta, possui tudo que é necessário para deixar a galera online lá em cima. Com o auxilio da Falcon 9, a missão de ida e volta para a Lua parece até coisa simples, mas não é. O nome das duas pessoas que vão na viagem ainda não foi revelado, mas sabemos que passear pelo espaço não sai nada barato. Os nomes serão revelados em breve depois dos testes de saúde e condicionamento.

wa83ha3jv11ssop9emp6

Os dois passageiros estarão abordo de uma viagem de aproximadamente uma semana: “Esse vai ser um longo loop em volta da lua…chegando próximo da superfície, indo um pouco mais fundo no espaço e voltando para a Terra na sequência.” diz Musk em uma conferência, CEO da SpaceX. Com testes rolando no Falcon 9 e na Dragon, a ideia da empresa é conseguir aprovação para tripulação humana antes da data prevista para a viagem a lua.

Ciência e Business

Esperto, Musk se posicionou dando prioridade a todas as missões a NASA, para ele se os astronautas da NASA quiserem voar nessas missões a prioridade será deles. Mas em expansão, a empresa levanta os olhos de todos e oferece vagas de todos os tipos no seu site, até eu fiquei babando aqui com as vagas de Full Stack e DevOps, já pensou mandando uns foguetinhos lá nos EUA? Alguns anos atrás imaginar uma concorrente da NASA era algo improvável, hoje a dúvida é quantas verdinhas teremos que juntar para conseguir uma viagem dessa.

Questionado a respeito do valor cobrado nessas viagens para as pessoas “normais”, Musk diz que os valores são confidenciais, dizendo apenas que custam um pouquinho a mais que uma missão convencional da Estação Espacial. A NASA atualmente paga o equivalente 240 milhões de reais por um assento em um veículo Russo para três pessoas, já da para ter uma ideia né? Musk acredita que essas viagens a lua vem a contribuir para formação de colonias permanentes em Marte.

494549167

O objetivo da SpaceX, desde sua fundação em 2002, é acelerar…a exploração espacial, com a ideia de criar uma civilização auto-sustentada em Marte e fazer com que a humanidade se torne multiplanetária“, disse ele, “sendo um passo crítico do caminho entender como é ter pessoas morando em algum lugar do espaço distante.

E você? O que acha dessas viagens?

Luan Bião
Sou co-fundador da parada e hoje responsável pela infraestrutura, pelos projetos, códigos e por manter o barco andando. Por isso, você vai me ver em quase todas as áreas aqui do site, desde do jornalismo das matérias até as edições de vídeos e podcasts. Acredito que um dia vou conseguir reunir o time dos sonhos e buscar o One Piece e já estou chegando perto.

Tags dos Artigos