A Virgem de Agosto

Autoconhecimento e solidão

Eva (Itsaso Arana) é uma mulher prestes a completar trinta e três anos, que resolve passar os meses de verão na sua cidade natal, Madrid, enquanto todos que ela conhece estão indo viajar.

Os dias seguintes são cheios de passeios e encontros com conhecidos e desconhecidos, enquanto Eva pensa sobre a sua vida e tenta entender quem ela é.

Madrid

A Virgem de Agosto se passa em um período bem específico, que corresponde ao verão em Madrid, época em que todos os moradores saem da cidade. Eva, no entanto, resolve ficar, e para isso ela aluga um apartamento e começa a explorar a cidade.

Itsaso Arana como Eva em A Virgem de Agosto
Itsaso Arana como Eva

Madrid é um dos personagens do filme e o telespectador segue Eva durante os seus dias na sua própria cidade natal, enquanto ela conhece lugares que nunca esteve e passa por localidades que ela já conhece e gosta.

Eva também reencontra velhos amigos, como Sofia (Mikele Urroz), com quem ela costumava dividir um apartamento, mas acabou diminuindo o contato com o tempo e conhece gente nova, como Agos (Vito Sanz), com quem ela conversa depois de assistir a uma chuva de meteoros.

Autoconhecimento

Mas A Virgem de Agosto é um filme muito mais profundo do que parece ser, o que começa com uma jovem mulher, andando por Madrid, logo se torna uma busca de Eva para entender quem ela é e o que ela quer fazer.

O filme explora as dúvidas e questões de Eva
O filme explora as dúvidas e questões de Eva

Não sabemos muito sobre a vida pregressa de Eva e o que aconteceu antes desse verão, mas em determinado momento ela fala que “era” atriz, implicando que isso não é mais o que ela deseja ser. Durante o verão, ela passa bastante tempo sozinha, dividida entre curtir sua própria companhia e sofrer por uma solidão que ela sente que não deveria ter.

Eva também sai muito, vai a festas, exposições, cinema e shows, algumas vezes ela sai com pessoas que já conhece e em outras, faz novos amigos no lugar, e passa a sair com eles, como acontece com sua nova vizinha Olka (Isabelle Stoffel). Eva flerta com vários rapazes e em determinado momento, até reencontra um homem do seu passado, que o longa dá a entender que é seu ex-namorado, embora isso nunca fique claro.

A jornada de Eva, que é representada pelos dias que ela passa sozinha em Madrid, é de conhecimento não só da cidade, mas também dela mesma, do que ela quer ser e das pessoas que ela conhece ou passa a conhecer.

Madrid também é um personagem do filme A Virgem de Agosto
Madrid também é um personagem do filme

Aspectos técnicos de A Virgem de Agosto

O roteiro trabalha de uma maneira que faz com que o telespectador se identifique, isso porque Eva é uma jovem adulta vivendo em uma cidade grande, que como boa parte dos jovens adultos, está tentando se encontrar e entender quem ela é. O longa traz à tona várias questões que afligem Eva, mas que também falam com muita gente como dúvidas sobre mudanças de carreira, maternidade, relacionamentos, amizades e até a possibilidade de mudar completamente de vida. Existe também uma solidão latente que acompanha Eva em quase todos os momentos, que parece fazer parte da cidade – e de qualquer outra cidade grande -, onde existe muita gente, mas poucos amigos ou conhecidos. Uma série de pessoas passa pelos dias de Eva, mas poucas permanecem.

A cidade de Madrid tem um papel muito importante no filme, é quase como se ela também fosse uma personagem, que assim como Eva tem muitas partes e sempre tem lugares que ainda não foram explorados o suficiente. Não é à toa que ao mesmo tempo em que explora Madrid, Eva também explora a si mesma.

Olka e Eva
Olka e Eva

A fotografia completa o filme com várias cenas da cidade, o que dá destaques às cores fortes e solares, mesmo quando é noite. Outro ponto alto de A Virgem de Agosto são as atuações, boa parte do elenco aparece e desaparece logo depois, uma vez que Eva só tem encontros rápidos e casuais com amigos, conhecidos e estranhos, mas algumas pessoas permanecem e Mikele Urroz e Vito Sanz chamam atenção. Claro que o grande destaque é de Itsaso Arana, que não só está perfeita no papel, como também é muito carismática.

A Virgem de Agosto não é um filme que tem plot twists e nem parece se preocupar tanto assim com uma trama, no entanto, ele é bonito e envolvente. O longa está disponível no streaming da FILMICCA, a partir do dia 28 de janeiro.

A Virgem de Agosto

Nome Original: La virgen de agosto
Direção: Jonás Trueba
Elenco: Itsaso Arana, Vito Sanz, Isabelle Stoffel, Joe Manjón, Francesco Carril
Gênero: Drama
Produtora: Los Ilusos Film
Distribuidora: Filmicca
Ano de Lançamento: 2019
Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar