Black Desert – Dicas e Truques

Durante muito tempo os jogadores ficaram aguardando o lançamento de Black Desert, um MMORPG que conta com novos elementos, gráficos fantásticos e muitas horas de jogo. Aqueles que puderam quebrar o porquinho tiveram a oportunidade de conhecer o jogo em meados de Junho e ao longo do período de pré-lançamento a comunidade do jogo foi aumentando cada vez mais, mostrando que a RedFox acertou em trazer o jogo para cá e eu fui lá conferir, para trazer para você o melhor do jogo e ainda um montão de dicas para você se dar bem, vamos lá?

Entendendo o Black Desert

Black Desert é um jogo asiático lançado em 2013 e que traz a principio 6 classes: Berserker, Domadora, Feiticeiro, Mago, Warrior e Arqueiro. Em um mapa aberto, sem instâncias, o jogador deverá completar as missões das cidades e do Espírito Negro, personagem que acompanha o jogador durante toda a história, guiando-o em um ambiente um tanto quanto misterioso e que fará com que você acompanhe o progresso de seu companheiro enquanto passa horas investindo no seu.

download (29)

Com a quantidade de jogos do gênero circulando por aí, é difícil não comparar alguns elementos advindos desses RPGS e outros que não estão presentes, mostrando certa originalidade nas combinações do jogo, tanto na questão de história, animações, cenários e monstros, como na questão de gameplay, interface, equipamentos e profissões.

Cada NPC possui informações que são necessárias para obtenção de certos recursos em outros NPCs, amarrando histórias entre os personagens do mundo de Black Desert. Algumas histórias centrais vão mostrar animações que combinadas com a qualidade gráfica do jogo torna a jogatina ainda mais interessante. Durante muito tempo você vai passear pelos cenários vislumbrando suas diferenças e percebendo detalhes pequenos, mas que fazem diferença na jogatina. Com um mapa imenso, o jogo não conta com teleportes e incentiva o uso de montarias para deslocamento – e esqueça as aladas – para fazer o jogo percorrer longas distâncias, mas a situação não é incômoda e na maior parte das vezes parece liberar tempo para que o jogador monte suas estratégias, verifique seus nodes, seus trabalhadores, suas fontes de renda, faça combinações com a galera da guild ou faça um cafézinho. Com exceção desse último, fique tranquilo, vamos falar desses tópicos mais para frente.

vitamina-nerd-black-desert

Você não vai ver dungeons ou instâncias, a ideia é sair lurando o máximo de monstros e matá-los em maior quantidade possível, obter o máximo de lucro possível do loot e seguir evoluindo. Pergaminhos vão permitir invocar chefões que vão oferecer itens melhores, mas o jogo não incentiva o jogo em grupo, ao contrário do sistema PVP.

A partir do lvl 50 o jogador liga o PVP vai para cima de você te mata e já era. Responder ao combate pode fazer com que novos jogadores surjam no local ou até mesmo guilds inteiras, formando combates entre equipes e criando rinchas que transcendem os servidores.

Cadê os dedos?

Sequenciar habilidades não mais depende dos números do teclado e sim das combinações de teclas que se usadas de maneira correta vão permitir combos e consequentemente efeitos maiores, tornando o gameplay do jogo uma ação contínua e divertindo o jogador em combate. É possível fazer modificações na interface do jogo mas você não encontrará mods ainda, nesse quesito, apertar ESC e ver o conjunto de elementos que o MENU oferece vai fazer você lembrá-lo daqueles jogos coreanos de celular. E é mais ou menos essa a ideia, afinal, o jogo é coreano.

Você pode passar horas e mais horas jogando e não vai conseguir entender ou dominar todos os elementos do jogo. É encontrar alguém que manja muito de PVP mas não é tão bom assim em profissões, outro pode ter diversos trabalhadores mas não investe na melhoria dos equipamentos, outros preferem domar cavalos e cruzá-los, afim de fazer algum dinheiro no mercado. Já eu, gosto de completar as quests pelo mapa até não sobrar nenhuma e admito, esse é o primeiro jogo onde fui obrigado a abandonar diversas quests, não pela sua dificuldade, mas pela quantidade disponível que vai sempre te surpreender, mesmo em níveis mais altos.

vitamina-nerd-black-desert-2

A evolução dos equipamentos é um elemento importante assim como os outros RPGS do estilo, a novidade fica por conta da isenção do requerimento de nível, fazendo com que os itens adquiridos no início do jogo sejam tão úteis quanto aqueles adquiridos em níveis superiores, fazendo com que o importante seja a função do item e sua combinação de conjunto e não o nível do monstro que dropou aquela armadura ou arma.

Habilidades participam da mesma ideia e muitas vezes você terá que evitar colocar certo ponto em determinada skill afim de otimizar sua combinação de combate, não é só sair evoluindo o melhor e sim evoluir da melhor maneira as habilidades que se tem.

Não para nunca

Alguns elementos do jogo vão fazer sua conta de energia disparar ou você pensou que a jogatina acabava quando você parava de jogar? O sistema de profissões de Black Desert permite que você tenha trabalhadores obtendo dinheiro para você, então, fazer acordos em fazendas e colocá-los para trabalhar nessas, fará com que ao retornar ao jogo você tenha recursos para criar um novo item ou elemento que precisava. Para isso você não precisa deixar nada ligado, certo! Porém, a força do personagem aumenta quando esse carrega peso por algum tempo, então não se assuste se durante a madrugada ver gente andando para lá e para cá com uma mochila nas costas. Situação que também ocorre com as montarias, que vão ficar andando em círculos com os jogadores em cima fazendo com que os pontos de galope e nível do animal aumentem.

vitamina-nerd-black-desert-3

Criar itens leva tempo, logo, muitos deixam os personagens no jogo criando centenas de itens para acordar pela manhã e vender o resultado. Nas costas, dúzias de pessoas se juntam para pescar juntos e conseguir recursos ou completar missões. Até dormir é uma função que se faz online para recuperar-se energia, requerida para obtenção de itens após subir o nível de amizade com os NPCs, como por exemplo a própria cama, que precisava de 500 de amizade para ser obtida, fazendo com que eu tivesse que economizar energia para conseguir um móvel que me permitiria recuperar energia. Caramba!

Quase um The Sims

Ás vezes você verá interações entre os NPCs, animações de seus pets, montarias e até os próprios monstros tem uma certa “atitude” dentro do jogo, o que aumenta a diversão. Além disso, as cidades permitem que casas sejam compradas e a elas vinculadas funções. Enquanto uma pode servir de armazém para seus itens, permitindo um aumento no depósito dessa cidade, outra casa pode ser utilizada como alojamento para seus trabalhadores locais. É possível inclusive ter uma casa para se dormir como disse antes e é impossível não se assustar com o sistema de personalização que permite inclusive mudar o chão, paredes, incluir iluminações ou abrir e fechar janelas, tudo em um ambiente longe do instanciamento ao qual estamos acostumados, dando uma sensação de realismo interessante ao jogo.

vitamina-nerd-black-desert-4

Nesse quesito, também é possível personalizar as cores das montarias e dos itens do personagem, assim como equipar “roupas” que garantem atributos especiais ao jogador. Inserir determinados itens em sua casa vai permitir que você construa, cozinhe ou crie itens mais rapidamente, utilizando os utensílios vinculados a sua residência, contando inclusive com receitas para confecção dos mesmos. Para realização das receitas, o jogador terá que enviar trabalhadores ou ir por conta própria atrás dos itens, que podem ser encontrados em NPCs pela cidade ou em fontes de recursos espalhadas pelo mapa, que variam desde do sangue de determinado monstros (obtido usando a ferramenta de sucção), até madeira, coletada obviamente machadando as árvores pelo mapa.

Black Desert no Brasil

O jogo não começou agora e como é de se esperar, estamos bem atrasados diante dos servidores americanos e principalmente o coreano. Apesar disso, dificilmente você conseguirá atingir os limites que a versão disponibilizada para America Latina possui e as novas atualizações implementadas provaram que o jogo ainda tem muito a oferecer e que manterá o acompanhamento da comunidade, elemento que como visto nos últimos jogos, é o que tem mantido esse tipo de game.

vitamina-nerd-black-desert-5

É possível ver as notas das atualizações dos servidor gringos e construir o personagem com base nessas informações, mas como os lançamentos por aqui nunca possuem data determinada, a sugestão é ir atrás de informações, mas focar naquilo que se tem. No momento certo você pode passar o que tem adiante e se atualizar, até porque, você estará com os equipamentos necessários para enfrentar os novos desafios.

Dicas e Truques Vitaminados

Vamos até a parte mais esperada, aqui, vou deixar algumas dicas para vencer ou entender situações existentes durante o jogo. Não vou publicar guias específicos ou links para eles pois ainda não tem muito material disponível em português na internet, compensado pela quantidade de vídeos que podem ser encontrados no Youtube. Logo, se você quiser saber ou entender algo em específico recomendo fazer a busca na plataforma e verá que cada tema tem bastante informação referida. Apesar de mal feita, a tradução e os guias do jogo podem te ajudar (e principalmente mostrar) alguns recursos do jogo, não saia clicando que nem maluco passando o tutorial, são alguns minutos gastos que farão diferença ao longo do jogo.

Outra coisa importante é que eu fiquei 40 e poucos níveis sem entender quase nada do jogo, simplesmente falando com os NPCs, avançando e guardando tudo que pegava. Não senti dificuldade nessa evolução e nem fui forçado ou prejudicado em nada, então lembre-se que o importante além de tudo é se divertir. Vamos começar:

No início do jogo você vai querer saber duas coisas: o que é limitado e o que é valioso. Para responder isso vamos começar entendendo as barra que ficam na parte superior de tela: Pontos de Habilidade, Pontos de Energia e Pontos de Contribuição.

Pontos de Habilidade: São obtidos enfrentando monstros e lhe darão pontos que podem ser distribuídos nas habilidades disponíveis utilizando a tecla “K”

Pontos de Energia: São obtidos em missões e são usados para fazer diversas interações no jogo, colocar pontos em habilidades fora da cidade, contratar trabalhadores, falar no chat global, aumentar amizade com NPCs e muitas outras coisas vão consumir suas energia. Essa energia tem 1 ponto recuperado a cada 3 minutos enquanto você estiver online, se você estiver dormindo em uma cama a velocidade aumenta.

Pontos de Contribuição: São obtidos em missões, ao ajudar os cidadãos de Black Desert, e vão permitir que você compre residências e faça investimentos em nodes. Esses pontos podem ser recuperados ao vender aquilo que se adquiriu, sendo que nessas situações perde-se o nível conquistado caso tenha-se evoluído as aquisições.

vitamina-nerd-black-desert-10

Permanecer online vai recuperar seus pontos de energia e caso precise de contribuição, é possível vender aquilo que foi comprado para obter de volta os pontos gastos (com o sacrifício da perda do investimento), tornando o jogo flexível e a jogatina extensa, se o cara quiser ficar jogando dias sequenciados o jogo não vai atrapalhar, nem um pouco.

Ficar preocupado com o que guardar e o que vender no começo é normal, para ajudar o jogo possuí um sistema de mercado diferente. Dois na verdade. Um funciona internamente, conectando recursos e cidades, operando como a economia do jogo e que admito que ainda desconheço. O outro é o comum comércio entre jogadores e que coloca valores limitados para os itens, estipulando dentro da própria mecânica do jogo os valores dos itens, então, se você colocar o mouse sobre um item vai ver o quanto ele vale no mercado, já dando uma dica da raridade das coisas. Fora isso, você precisará de pedras negras que possuem dois tipos: Armaduras e Armas, sendo considerado arma tudo aquilo que vai na segunda mão também. Essas pedras fazem seu item subir de nível, +1, +2, +3, até + 15, diminuindo a probabilidade de evolução progressivamente e diminuindo a durabilidade do item em caso de falhas, fazendo com que esse tenha que ser reparado utilizando-se um item igual. Isso cria um equilíbrio de Durabilidade x Nível que pode ficar caro para o jogador.

Pergaminhos podem cair e neles a oportunidade de enfrentar chefões, guarde-os, mas não muito. Eles tem data limite e caso o período chegue, o pergaminho expira e não é possível mais utilizá-lo. As missões do espírito negro também recompensam com esses pergaminho, uma vez por dia e uma vez por semana, de acordo com o chefão. Lembre-se de fazê-las.

Na hora de enfrentar os chefões, chame seus amigos para fazer com você e peça para que eles também levem os pergaminhos deles, o loot será multiplicado entre os membros do grupo aumentando as chances de vir aquele item maneiro.

vitamina-nerd-black-desert-8

Os itens acumulativos, aqueles que você vai pegar um montão, não devem ser vendidos em qualquer NPC. A maioria deles possui um comerciante específico que irá trocar moedas ou recursos pelos itens, ao clicar com o botão direito sobre o item é exibido uma opção de Local de NPC, o que fará uma marcação surgir no mapa que levará o jogador até seu destino comercial. Em alguns é possível encontrar opções de localizações e recompensas, analise aquela que irá oferecer-lhe mais lucro e invista nela.

Aliás, vender itens me lembra de um grande problema que você vai encontrar: espaço. Vai faltar espaço em todos os lugares, sempre. Para lidar com isso adivinha só? Vai ser necessário se organizar e algumas vezes fazer alguns investimentos, então, antes de usar o auto-follow para ir até o NPC fazer sua venda, certifique-se de ter espaço e peso, pessssoooooooo, elemento que pode ser contornado, mas com um preço alto.

No meio dessa organização recomendo que você guarde suas pedras e aqueles itens de combinação no armazém, se você morrer além de perder 3% de EXP você pode ter seus itens perdidos. Como eu não sabia comprar casas no começo joguei vários itens fora para liberar espaço no inventário porém naquela mendigação de 1 em 1 perdi vários itens que dropavam então não economize pontos para não perder oportunidades, lembre-se que você pode convergi-los de volta mais tarde.

Cada cidade tem seu armazém porém é possível transportar itens de uma cidade para a outra. Conectar nodes entre elas fará com que esse serviço seja mais barato.

Se você apertar M vai ver as marcações de cidades e arcos que navegam entre os diferentes pontos existentes, quando investido pontos de contribuição nesses chamados nodes, além de aumentar a taxa de drop do local você poderá colocar trabalhadores naquela região para coletar itens para você.

vitamina-nerd-black-desert-7

Ir e vir, vai exigir um inventário maior, fazer quests vai permitir esse aumento e recomendo você adiantar essas missões, sua vantagem é clara ao longo de todo o jogo. Para ajudá-lo você pode apertar L e selecionar a opção Missões Principais – Expansão de Inventário.

Alterando algumas configurações do jogo você pode ter sua jogatina facilitada. É possível abrir várias janelas de chat e segmentar o tipo de mensagem recebida, facilitando a visibilidade do loot. Utilizando a ferramenta de edição de UI você também poderá realocar ou redimensionar os itens na tela. As configurações de câmera vão permitir um controle maior do distanciamento do personagem e outras funções, que dependem do seu estilo de jogo, podem ajudá-lo. Passe um tempo no menu do jogo para saber como melhor otimizá-lo para sua diversão.

Os trabalhadores possuem níveis também e podem ser obtidos na cidade, indo do verde > azul > amarelo e tendo seus atributos diferenciados, assim como os outros itens do jogo, por essa condição de raridade. Gastar alguns pontos extra de energia vão te fazer economizar cerveja, alimento necessário para manter seu trabalhador em produção. Coletar itens vai diminuir sua energia, com os trabalhadores não.

vitamina-nerd-black-desert-9

Claro que em algum momento os itens vão começar a se acumular demais e você vai precisar saber o que vender ou ainda melhor, o que usar ou guardar para si. Você quer uma build, você quer opções. Pois bem, no final dessa matéria tem um link com sugestões de itens que você poderá utilizar. Com exceção dos itens dos chefões, Agerian, Taritas, Mediah e claro, as pedras, o restante pode ser vendido sem truques.

Caso queria bater screenshots sem exibir as informações na tela você pode utilizar o atalho CTRL + U

Se seu cavalo for parar no meio da água ou se perder, é só chegar perto e assobiar (clicando com o esquerdo sobre o ícone do cavalo), dessa maneira ele irá dar umas bugadas malucas e irá até você. Se você deslogou em cima do cavalo, ao logar novamente caso não o veja é só fazer o processo anterior que ele aparece. Se você tentar atravessar um rio com o cavalo ele vai submergir ehauheauheuahuea, cavalo não é barco amigão.

vitamina-nerd-black-desert-11

As quests também irão fornecer itens que vão ajudá-lo na sua evolução e algumas delas vão oferecer itens exclusivos, que inicialmente podem ajudá-lo bastante. Entretanto, os itens de chefões e + 15 possuem atributos maiores que esses itens, fazendo com que gradativamente você tenha que fazer alguns investimentos e nesse caso é bom dar uma olhadinha nas ofertas que surgem na tela, sinalizadas pelo próprio sistema e que exigem itens raros publicados no leilão, seus preços e funções. Você pode não comprá-los nos inicio mas pode começar a entendê-los.

Clicando em vender todos quando em diálogo com o NPC você não estará vendendo todos os itens do inventário mas sim a quantidade total do item selecionado.

No estábulo da cidade você pode comprar uma montaria, onde existem 2 tipos: o burrinho e o cavalo. O burro lhe dará mais espaço e mais peso, enquanto o cavalo oferecerá um deslocamento mais veloz. Além disso, essas montarias possuem Tiers, níveis que afetam seus valores e habilidades, quanto maior melhor. Você poderá capturar cavalos pelo mapa e utilizá-los, sendo possível inclusive cruzá-los para conseguir cavalos mais poderosos.

vitamina-nerd-black-desert-6

Os pets podem ser obtidos em eventos, cash ou no mercado e suas funções vão desde sinalizar jogadores PK por perto até pegar os itens que dropam no chão para você. É possível ter até 4 pets e também é possível cruzá-los para obter um de maior nível.

Caso seu cavalo morra é possível ressuscitá-lo no Estábulo e se você estiver longe dele, também é possível utilizar o serviço de Coleta Remota para trazê-lo até você. Ah, o cavalo morre. Então tome cuidado quando for pular grandes montanhas com ele ou deixá-lo perto de mobs, fazer o caminho de volta a pé geralmente não é muito prazeroso.

Para mandar mensagens com itens no chat, aperte enter, abra o inventário e use SHIFT + Clique no item.

Ao chegar nos níveis 50, XX e YY você poderá aprimorar suas habilidades no Treinador de Habilidades para torná-las ainda mais poderosas. Até o level 55 você poderá resetar suas escolhas, a partir daí só usando itens de cash. Aliás, usar o treinador ao invés de atribuir pontos usando a tecla “K” fará com que você não utilize pontos de energia.

vitamina-nerd-black-desert-12

Faça amigos, arrume um Discord e passe horas batendo papo e se divertindo. A partir do level 50 você poderá ser morto por outros jogadores e alguns deles vão andar em grupo para proteger o respaw de alguns lugares, contestá-los sozinho pode ser fatal. Outras vezes, poderá ser você a pessoa a estar no spot e receber visitas indesejadas. De uma forma ou de outra, mesmo que você não tenha interesse no PVP (e ele vai ter interesse em você), você ainda poderá obter maiores informações sobre o jogo, trocando experiências que vão mantê-lo ainda mais engajado na jogatina.


Links Úteis

Database do Jogo em Português

Descobrir combinação de conversas com NPCs

Equipamentos Recomendáveis para cada Classe

Tabela de Chance de Encantamento

Mapa de Localização de Árvores

Mapa de Localização de Itens de Coleta

Mapa e Localização dos Nodes

Localização dos Cavalos no Mapa

Lista de NPCs que trocam itens

Calculadora de Alquimia e Culinária

Calculadora de Equipamentos

Upgrade Gear

Lista de Guides

Guia dos Mascotes em Português

Culinária Traduzida

Mudança de Tier (Equipamentos)

Como Conseguir Pedra de Arma e Armadura com Facilidade

Ordem para evolução dos itens e stacks

Guia de Culinária by Vultan

Guia de Alquimia by Vultan


Pretendo atualizar essa matéria com novas dicas, então se você puder ajudar e tiver alguma sugestão mande nos comentários que adicionamos aqui. A medida que novas atualizações irão chegando vou tentar atualizar os dados que passei aqui, por enquanto, espero ter ajudado e divertido vocês. Se você ficou curioso não perca tempo, o pacote básico do jogo está R$34,96 no site oficial:

Black Desert Oficial

Espero que tenham gostado e nos vemos no próximo Dicas e Truques Vitaminados

Agradecimento especial a guild Secret e aos jogadores: imS, Layer, Macarraum, Rafes, Th, Mitsuki, Spark, Jazz, Jackais, Acapuca, Mohawk, Nagachi, Panaia, Xundinha, Wallas, CordaLinda

Tags

Luan Bião

Analista de informações e especialista em tecnologia, ficou tanto tempo preso no laboratório que tornou sua memória volátil, por sorte, nanorobôs mantém os registros de suas experiências direto na nuvem e o resultado filosófico você confere aqui no Vitamina Nerd.

Matérias Relacionadas

Close