CríticasFilmes

Estreia da Semana: Verdade ou Desafio

Em Verdade ou Desafio acompanhamos a história de Olívia (Lucy Hale) e seu grupo de amigos que, enquanto passam um tempo no México são levados por um estranho (Landon Liboiron) para uma antiga capela, aonde começam a jogar verdade ou desafio. Depois, eles percebem que o jogo não acaba ali e que eles devem continuar jogando, até que ele tenha consequências mortais.

Verdade ou Desafio é um terror adolescente, por isso ele usa vários clichês dos filmes desse estilo. O grupo de amigos é composto pela protagonista sempre disposta a fazer tudo certo, a sua melhor amiga (Violett Beane), que é completamente o oposto dela, um garoto bonitão que é alvo de disputa entre as duas (Tyler Posey), um amigo engraçadinho que faz comentários babacas e serve como alivio cômico (Nolan Gerard Funk), sua namorada e mais um rapaz. Os amigos embora saibam que não deveriam ir até a capela a que foram convidados por um estranho, vão mesmo assim, e mesmo quando coisa estranhas começam a acontecer com todos eles, eles continuam achando que tudo não passa de coincidência.

Justamente por isso, Verdade ou Desafio não tem nada de novo, e é muito parecido com milhares de filmes de terror que saem todos os anos.

O filme começa bem e consegue manter o interesse do espectador até o momento que os amigos chegam a capela. Depois, as situações pelas quais eles são obrigados a passar vão se tornando cada vez mais irreais (e perigosas, claro) e o filme perde um pouco da seriedade.

Existe também uma tentativa de introduzir um romance completamente desnecessário e muitas vezes alguns dos desafios ou verdades que os amigos têm que enfrentar tem relação com isso, o que é ainda mais absurdo.

Verdade ou Desafio joga muitas iscas e não consegue pescar todas elas até o final do filme, deixando algumas informações sem respostas e algumas situações sem resoluções.

Os amigos são obrigados a enfrentar desafios cada vez mais perigosos.

O elenco é composto de atores de séries Teens, como Lucy Hale (de Pretty Little Liars) e Tyler Posey (de Teen Wolf), justamente para chamar mais público jovem para os cinemas, mas ninguém se destaca especialmente, nem de maneira ruim, nem de maneira boa.

Embora siga os padrões dos filmes de terror adolescentes que tiveram o seu ápice nos anos 80 e 90, Verdade ou Desafio se modernizou em alguns aspectos. Os jovens usam a internet para investigar o que está acontecendo, o que exige que o roteiro seja um pouco mais complexo do que os dos filmes antigos, já que a internet naturalmente facilitaria muito a pesquisa e automaticamente diminuiria o mistério do filme, além disso, um dos integrantes do grupo é gay, um detalhe que deixa o filme diferente e um pouquinho inovador.

O filme é basicamente um terror com alguns sustos, que não se destaca e não dá muito medo, muito pelo contrário, em alguns momentos o filme consegue até arrancar risos da plateia.

Verdade ou Desafio entra em cartaz no dia 3 de Maio.

Verdade ou Desafio

Nome original: Truth or Dare

Elenco: Lucy Hale, Tyler Posey, Violett Beane, Sophia Ali, Nolan Gerard Funk

Gênero: Horror, Thriller

Produtora: Blumhouse Productions

Distribuidora: Universal Pictures

Direção: Jeff Wadlow

Tags
Mostrar Mais

Fernanda Cavalcanti

Formada em cinema, apaixonada por literatura, divide seu tempo livre entre ler, escrever e dançar. Gosta especialmente de terror, mas lê/assiste de tudo. Também escreve para o blog Além da Toca do Coelho.

Matérias Relacionadas

Close