Meu Primeiro Verão

Um primeiro amor idílico

Claudia (Markella Kavenagh), uma adolescente de dezesseis anos, vive isolada em sua propriedade, até o dia em que ela vê Grace (Maiah Stewardson) andando pelo jardim.

As duas meninas, que tem personalidades completamente opostas, se tornam amigas e logo um romance floresce, mas o mundo adulto ameaça a vida idílica das duas.

Claudia e Grace

Meu Primeiro Verão é sem dúvida um filme LGBTQIA+, porque acompanha o romance entre Claudia e Grace, mas mais do que isso, é um filme sobre o primeiro amor, já que ele não se preocupa em debater a descoberta da sexualidade dessas meninas ou sequer como o mundo exterior, para fora da propriedade de Claudia, reage a relação das duas. O fato do romance ser entre duas meninas é importante em função da representação presente no filme, mas por outro lado, não é o elemento mais importante.

O filme Meu Primeiro Verão acompanha a relação de Grace e Claudia
O filme acompanha a relação de Grace e Claudia

Claudia e Grace são duas jovens de dezesseis anos, que são praticamente opostas. Claudia vive, aparentemente, sozinha em uma propriedade enorme, mas quase não sabe nada do mundo. Ela vive com medo, porque sua mãe lhe ensinou assim. Grace vive no mundo real, ela lida com mãe, padrasto e família, e não se dá bem com nenhum deles.

As duas garotas se apaixonam aos poucos, nada é imediato e tem aquele ar de amor à primeira vista, mas enquanto Grace representa para Claudia o mundo real, que ela desconhece e tem medo, Claudia e a propriedade isolada representam para Grace uma maneira de sair de sua própria vida e viver essa vida idílica que parece fazer parte de um conto de fadas.

O mundo dos adultos

Mas o que Claudia e Grace vivem também é uma espécie de fantasia que não parece realidade, isso porque Claudia é uma jovem de dezesseis anos que vive sozinha em uma propriedade, sem nenhum adulto por perto. Quando ela conhece Grace, a outra garota da mesma idade, ela passa a ficar com ela.

As meninas vivem em um cenário idílico
As meninas vivem em um cenário idílico

É justamente por isso que é idílico, já que elas não têm a supervisão de nenhum adulto e, portanto, fazem o que querem e nunca são questionadas. Quando Grace está fora da casa de Claudia, ela precisa viver no mundo comum e, portanto, se submeter aos adultos que são responsáveis por ela.

O romance entre as duas meninas é lindo e muito delicado, retratado de maneira muito respeitosa e até inocente. Essas duas meninas estão se descobrindo e descobrindo o amor juntas, mas em uma perspectiva racional, a relação é um tanto quanto fora da realidade – não que isso seja ruim – , já que duas adolescentes de dezesseis anos não podem viver juntas em uma propriedade, sem dinheiro nenhum e comendo o que Grace tira de sua própria casa. A fantasia de Grace e Claudia começa a se desfazer quando o mundo real encosta no mundo idílico que as duas criaram.

Aspectos técnicos de Meu Primeiro Verão

Meu Primeiro Verão é um filme simples, tanto na sua execução, quanto no seu roteiro, mas isso é parte de seu charme. O longa se passa em uma cidade pequena, onde todos se conhecem, embora Claudia seja uma espécie de fantasma, que ninguém além de Grace vê. Os cenários são poucos e boa parte do filme se passa na propriedade de Claudia, que é enorme.

As atuações das protagonistas se sobressaem em Meu Primeiro Verão
As atuações das protagonistas se sobressaem

O elenco também é bem pequeno, para além das meninas temos alguns adultos que aparecem em menor proporção. Essa é, aliás, uma boa sacada do filme, já que quando as meninas estão na propriedade de Claudia é como se não existissem adultos e elas vivessem nessa espécie de Terra do Nunca. Os adultos, que são sempre problemáticos e bringuentos, só aparecem fora desse local, na “vida real” de Grace.

Meu Primeiro Verão é um filme extremamente solar, a fotografia tem muitos tons de amarelo que combinam com a paisagem do local, e os figurinos seguem o mesmo caminho, embora Claudia use sempre roupas simples, que até parecem antigas e Grace use roupas extravagantes, cheias de sobreposições, que retratam sua personalidade alegre. Faz sentido que ele seja solar, já que como o próprio título diz, o longa se passa no verão.

O longa é solar e abusa dos tons amarelos
O longa é solar e abusa dos tons amarelos

O carisma das duas protagonistas também chama a atenção, é muito fácil gostar dessas personagens e torcer por elas duas, o relacionamento é tão bonito e puro que a plateia também se sente dentro desse sonho que Grace e Claudia vivem. Claro que muito disso se deve a atuação de Markella Kavenagh e Maiah Stewardson, perfeitas nos seus papeis.

Meu Primeiro Verão é um filme que narra um primeiro amor, que como todo primeiro amor é extremamente idílico, a diferença aqui é que as duas protagonistas de fato vivem em um conto de fadas, em um mundo só delas, e durante o filme, a plateia também mergulha nessa fantasia.

https://www.youtube.com/watch?v=PqbhELVhkbk&ab_channel=FILMICCA

Meu Primeiro Verão

Nome Original: My First Summer
Direção: Katie Found
Elenco: Markella Kavenagh, Maiah Stewardson, Arthur Angel, Steve Mouzakis, Katherine Tonkin
Gênero: Drama, Romance
Produtora: Noise & Light
Distribuidora: Peccadillo Pictures
Ano de Lançamento: 2020
Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar