Kharsek lvl 1007 e a história da porta level 999

Como pode um jogo sobreviver 15 anos e ainda manter uma comunidade sólida? Tibia, o famoso jogo sem gráfico, é o dono do cenário dessa matéria. Então, se você nunca jogou e acha o game uma bosta, escolha outra matéria do site e vá fundo. Porém, se você é gamer igual eu, vai querer saber mais sobre a história que temos aqui, que envolve amizade, persistência e muito mistério com o jogador Kharsek, que no inicio de Agosto alcançou um feito considerado impossível ao passar por uma porta que exige o level 999.

Atualizações: como acompanhar a comunidade de um jogo

Com tantos jogos disponíveis no mercado e diante de um ambiente onde mensalmente dezenas de jogos são lançados, é sempre difícil gerar novos desafios, atingir novos jogadores ou fornecer atualizações que se adequem a relação econômica – necessária para a sobrevivência do negócio – sem gerar impacto na comunidade.

Galera na lan house old school
Galera na lan house old school

Acompanhar a evolução do jogo é algo muito legal. Tibia não migrou para as texturas e tecnologias atuais mesmo tendo seu código reescrito algumas vezes. É como comparar um jogo desenvolvido em CryEngine ou Unreal 4 com um jogo de browser, você sabe que os navegadores possuem limitações, então sabe até onde a coisa vai. Não foram criadas novas classes e não foi traduzido para o português. Não há áudio significativo no jogo (nem lembro, tem aúdio?) e nem animações super produzidas. Não tem servidor no Brasil. Absurdo né?

Apesar disso em um quarta-feira a tarde o jogo tem em média 8 mil usuários logados. Difícil imaginar um jogador que não pague pelos benefícios da conta Premium, mas sabemos também que parte dessa galera aí são bots. Mas apesar disso, matematicamente falando, se metade dessa galera estiver pagando a assinatura, o faturamento do jogo mensal chegaria a 140 mil reais, no pior cenário claro.

Enquanto a comunidade grita pelo retorno do Old Tibia e a Cipsoft tenta desenrolar com seus diferentes modos de pvp entre os mundos disponíveis (que já somam 4), o jogo recebeu montarias, novas cidades, novas quests, uma nova interface, stamina, soul points, novos itens, um novo cliente de browser, outfits, arena e muito mais. Grandes ou não, as atualizações forneceram mais recursos aos jogadores e permitiram que eles chegassem mais longe, sem afetar a liberdade do jogo, que em grande parte é o que agrada os fãs.

Kharsek: A Lenda do UpLevel

Vamos começar apresentando o rapaz da seguinte maneira:

  • Primeiro jogador a alcançar o nível 700
  • Primeiro jogador a alcançar o nível 800
  • Primeiro jogador a alcançar o nível 1000
  • Primeiro brasileiro a chegar ao nível 600, 700, 800, 900 e 1000
maxresdefault
O garotão brincando

O rapaz em questão começou a jogar em 2007 e alcançou o topo do rank de experiência em outubro de 2013 quando atingiu o level 683. Nove anos depois, o jogador já passou da margem do level 1000 e da possibilidade de acessar a porta de level 999, implementada em 2005 e que segundo os próprios desenvolvedores:

“A principal motivação era provocar os jogadores, porque os criadores honestamente achavam que ninguém chegaria a esse nível”, disse o gerente de projeto do Tibia – Martin Eglseder.

Alcançar o maldito level não é fácil. A punição por morte do jogo é grande e é necessário ter dedos para avançar. O jogador que morre perde exp, skills e pode perder itens. Então, possuir experiência no jogo é um elemento diferencial que pode levar você ao level 100 em um mês ou evitar diversas mortes. Em mundos onde o PvP está ativo é necessário estar preparado para enfrentar jogadores interessados em espalhar a maldade.

comeucomfarinha
Ranking atualizado com os tops dos mundos

O mundo de Kharsek é non-pvp, mas não está livre de pessoas querendo tumultuar. Alguns luram monstros para matar os curandeiros do jogador, outros matavam as criaturas da cave para diminuir a experiência do jogador. O fato é que o jogador afetou a comunidade, que ainda hoje não é pequena. O jogo, que conta com quase 20 anos, possui 500 mil jogadores ativos em mais de 200 países.

“Como um jogador disse uma vez: As amizades tibianas são pra vida inteira. É por isso que as pessoas ficam no jogo ou voltam depois de algum tempo de ‘aposentadoria’. Muitos jogadores vêm acompanhando Tibia há anos, então o jogo se tornou parte da vida deles. Eles são os tibianos.” – Martin Eglseder

Há pouco mais de 11 anos, a CipSoft colocou no mapa da região de Banuta uma porta bem especial. Ela é simples e tem somente um teleporte do outro lado. Ao interagir com ela, a mensagem: “Você vê um portão para o nível 999. Apenas os dignos podem passar.” Karseck passou e então…nada mais se soube.

Do outro lado da porta de Banuta

Ninguém saber o que há do outro lado, fora o próprio Karseck. Para fazer essa matéria conversei com vários jogadores de níveis altos do jogo e com as informações que obtive formulei três hipóteses para sabermos o que aconteceu.

A história que Kharsek diz

No seu perfil na página do Tibia o jogador colocou a seguinte descrição: “Você encontrou uma mochila. Pesando 30999 oz, ela é muito pesada.” Para conseguir carregar o suposto loot o jogador teria que alcançar o nível 1230. Isso põe em dúvida o desafio da porta, fazer o jogador chegar nesse level para depois pegar ridículos 230 níveis DEPOIS do 1000 é coragem. Mas, nunca se sabe.

level 999 é pouco, o cara num para
level 999 é pouco, o cara num para

A versão segredinho

Muitos jogadores tentaram atrapalhar o sucesso do player, assim, nada mais justo que devolver com elegância: quer saber o que tem atrás da porta? Pegue level 999 e vá lá ver. Assim, muitos acreditam que na verdade o jogador não revelou, e nem vai revelar para a comunidade o que tem. Talvez dessa maneira, o jogador com toda a sua experiência esteja convidando a todos a tentar alcançá-lo, motivando todos os jogadores do mundo a pegar level, muito level.

“Não, não vamos dar spoiler do que tem atrás da porta. Vimos que ele passou, mas vamos deixar o jogador dizer o que ele quiser sobre a porta e o segredo atrás dela.”

Quem tem, tem medo

Por fim e essa foi a que me despertou a maior curiosidade, um amigo me disse que na verdade, apesar de passar pela porta o jogador nunca passou pelo teleport. Afinal, são muitos anos de jogo, muita dedicação e uma dúvida? E se a Cipsoft resetar o meu char? Ou quem sabe pela própria experiência do jogador esse não seja o melhor momento de enfrentar o desafio? De qualquer forma essa é a opção que nos lembra: quem tem, tem medo. E são 999 níveis doídos de serem pegos.

O máximo que Eglseder disse, talvez para acalmar jogadores com medo de estarem perdendo algo incrível, é que “não tem um cenário ou pacote de ‘fim de jogo’ atrás da porta”. – Martin Eglseder


Kharsek é um Elite Knight em Luminera e pouco se sabe sobre o jogador. E apesar de tantas conquistas o jogador ainda não desistiu, já chegou inclusive ao nível 1007 para provar que não pretende parar tão cedo.

Qual teoria vocês acham que é verdadeira? Ou conte você sua opinião, estou curioso em saber o que você acha.

Tags

Luan Bião

Analista de informações e especialista em tecnologia, ficou tanto tempo preso no laboratório que tornou sua memória volátil, por sorte, nanorobôs mantém os registros de suas experiências direto na nuvem e o resultado filosófico você confere aqui no Vitamina Nerd.

Matérias Relacionadas

Close