A Casa Sombria

Em A Casa Sombria, acompanhamos a história de Beth (Rebecca Hall), uma professora do ensino fundamental que, após a morte de seu marido, o engenheiro Owen (Evan Jonigkeit), é atormentada por forças enigmáticas na casa onde vive. Owen havia construído essa casa para Beth, e deixa muitas dúvidas após cometer suicídio sem um motivo aparente.

Após essa terrível tragédia destruir o mundo de Beth por completo, ela acaba por conhecer diversos aspectos estranhos sobre a vida de seu falecido marido, como por exemplo o fato de que ele havia construído uma réplica da casa no lado oposto de um lago.

Beth também descobre que ele escondia dela uma vida dupla – ele era um assassino serial de mulheres. Owen seduzia essas mulheres, muito parecidas com a esposa, as levava para a réplica da casa e as matava em seu interior.

A Casa Sombria

A Casa Sombria

Mas, é no bilhete de suicídio de Owen que Beth encontra a informação mais perturbadora: nele, o marido escreve que ela tinha razão sobre o “Nada”, e que agora ela está protegida dele. Ocorre que Beth, aos 17 anos, se envolveu em um acidente que a deixou tecnicamente morta por 4 minutos, sendo ressuscitada em seguida. Ela teria retornado à vida tendo consciência da existência do “Nada”, algo que espera todos os seres viventes, uma vez que chegue a hora de suas mortes.

Contudo, aparentemente, o “Nada” não parece ser apenas um indiferente destino, um desdobramento natural da vida, mas sim uma entidade senciente que simplesmente não aceita o fato de Beth ter escapado: ela vai continuar clamando por sua vida até que Beth desista dela.

A Casa Sombria

Segredos e mistérios

O que o filme tem de melhor é não depender de cenas formulaicas de sustos recorrendo ao aumento súbito de volume dos efeitos sonoros, os famosos jump scares, e sim ir cozinhando o público lentamente numa sopa de luto, esforço desesperado e decepção, sentimentos familiares a muitos seres humanos que já enfrentaram perdas.

Com uma forte carga simbólica e diversos elementos de mitologia, reflexão e interpretação, A Casa Sombria não se vale apenas dos próprios recursos narrativos, mas da capacidade do espectador de dar suas próprias respostas aos mistérios que apresenta. Estreia hoje, dia 23 de setembro, nos cinemas.

A Casa Sombria

Nome Original: The Night House
Direção: David Bruckner
Elenco: Rebecca Hall, Sarah Goldberg, Vondie Curtis-Hall, Evan Jonigkeit
Gênero: Horror, Mistério, Thriller
Produtora: Anton e Phantom Four Films
Distribuidora: Searchlight Pictures
Ano de Lançamento: 2020
Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar