Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore

O terceiro filme da franquia

Newt Scamander (Eddie Redmayne) é mais uma vez convocado por Alvo Dumbledore (Jude Law) para tentar deter Gerardo Grindelwald (Mads Mikkelsen), junto com um grupo de pessoas que também não deseja que Grindelwald chegue ao poder, enquanto o vilão agrega mais seguidores e almeja cada vez mais.

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore é o terceiro filme da franquia Animais Fantásticos e é precedido por Animais Fantásticos e Onde Habitam e Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald.

Alvo Dumbledore

O protagonista da franquia Animais Fantásticos é Newt Scamander, mas o novo filme joga bastante luz na vida de Dumbledore, personagem que também está presente na saga original de J. K. Rowling. Aqui acompanhamos Dumbledore ainda jovem, e logo na primeira cena somos apresentados à relação dele com Grindelwald, que pela primeira vez, depois de muitos boatos, é esclarecida com todas as letras: os dois foram namorados na juventude.

Dumbledore e sua equipe
Dumbledore e sua equipe

Apesar disso, Dumbledore sabe que Grindelwald, que deseja que os bruxos sejam superiores aos trouxas – pessoas não bruxas, na saga de Rowling – e que pretende concorrer a uma eleição de ministro da magia, precisa ser detido. Os Segredos de Dumbledore se baseia muita nessa relação de amor e ódio intenso que existe entre Dumbledore e Grindelwald e como, apesar de tudo, um não consegue fazer mal direto ao outro.

A ideia é muito interessante, ainda que fique a impressão de que o roteiro só seguiu por esse caminho para amenizar os vários escândalos que tanto Rowling, quanto alguns atores da franquia se envolveram, porque é a primeira vez que um personagem do universo de Harry Potter fala abertamente sobre sua sexualidade que não é heteronormativa, em um produto oficial da franquia, embora exista uma série de boatos entre os fãs sobre vários outros personagens.

A princípio pode parecer que os segredos ao qual o título se refere seja a relação de Dumbledore e Grindelwald e suas ramificações, mas em um filme que é narrado quase que inteiramente do ponto de vista de Dumbledore, ainda existe muita coisa a ser descoberta.

O filme dá bastante destaque a Dumbledore
O filme dá bastante destaque a Dumbledore

A equipe

A trama principal do filme, no entanto, se concentra na tentativa de Dumbledore de deter a escalada de Grindelwald. Uma eleição se aproxima e o vilão é absolvido dos crimes que cometeu no filme passado, possibilitando então, sua candidatura ao lado do primeiro-ministro da magia da China, Liu Tao (Dave Wong) e da primeira-ministra da magia do Brasil, Vicência Santos (Maria Fernanda Cândido), e ao mesmo tempo, o número de seguidores de Grindelwald cresce exponencialmente e suas ideias se alastram.

Para tal, Dumbledore reúne um grupo de pessoas que ele acredita que podem ajudá-lo a deter Grindelwald, e o primeiro deles, é claro, Newt, que sabe boa parte dos segredos de Dumbledore, mas também tem espaço para Teseu Scamander (Callum Turner), o irmão de Newt, que trabalha no ministério da magia, a professora Lally Hicks (Jessica Williams), Yusuf Kama (William Nadylam), irmão de Leta Lestrange (Zoë Kravitz), que se infiltra entre os seguidores de Grindelwald, Bunty Broadacre (Victoria Yeates), a assistente de Newt e Jacob Kowalski (Dan Fogler), que agora tem uma varinha dada por Dumbledore.

O roteiro não é especialmente original, tanto na missão dos personagens, que não é nada complexa, quanto na motivação de Grindelwald, que é exatamente a mesma de Lord Voldemort, vilão da saga original, mas o filme prende o telespectador, talvez porque as cenas de ação sejam divertidas, talvez porque exista uma relação não só pessoal, como também passional entre Dumbledore e Grindelwald e fica implícito que Dumbledore faz um sacrifício pessoal pelo bem do mundo mágico – e do não mágico também.

Mads Mikkelsen como Gerardo Grindelwald
Mads Mikkelsen como Gerardo Grindelwald

Sendo assim, este não é um filme inovador em relação ao seu roteiro, mas é melhor que o anterior e diverte a audiência.

Aspectos técnicos de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore

É óbvio que Os Segredos de Dumbledore é um filme com aspectos técnicos impecáveis, o longa é cheio de efeitos e de CGI que dão vida ao mundo criado por Rowling. O filme apresenta lutas de varinhas, feitiços lançados, cenas de ação magistrais e claro, os animais fantásticos, que são um dos pontos altos dessa nova franquia.

O filme também conta com boas atuações e personagens carismáticos. Eddie Redmayne mantém seu personagem com todas as suas idiossincrasias, embora apareça menos nesse filme; Callum Turner também interpreta um personagem bem carismático, de quem é fácil gostar; Mads Mikkelsen consegue preencher bem o lugar de Johnny Depp e quase não sentimos falta do intérprete anterior.

O grande destaque é de Jude Law, que está ótimo no papel de Dumbledore e faz a plateia acreditar na relação dele com Grindelwald. O longa ainda apresenta outros personagens que os fãs da saga há muito querem ver, como uma versão jovem de Minerva McGonagall (Fiona Glascott), e os irmãos de Dumbledore, Aberforth (Richard Coyle) e Ariana (Hebe Beardsall).

Jude Law como Alvo Dumbledore
Jude Law como Alvo Dumbledore

Existe uma clara tentativa de se desligar dos escândalos que envolvem a autora da saga, J.K. Rowling e os atores Johnny Depp – que nem está mais no elenco do filme – e Ezra Miller. Como uma espécie de moeda de troca, o roteiro oferece bruxos e bruxas de etnias diferentes e o romance de Dumbledore e Grindelwald, que é tratado de maneira aberta, e que no filme anterior recebeu críticas por ter sido mascarado. Se por um lado essa é uma óbvia tentativa de marketing para vender não só esse terceiro filme como também as duas próximas sequências, por outro é ótimo ver essa representatividade também no universo de Harry Potter, já era tempo mesmo.

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore peca um pouco no roteiro, que é um tanto fraco, ainda mais se comparado à saga original que é muito criativa, e repete alguns elementos que já estão presentes em Harry Potter e que os fãs já conhecem de cor. Por outro lado, é um filme que entretém e que prende a atenção, e que possivelmente vai agradar os fãs, porque responde perguntas e apresenta uma série de personagens conhecidos. O filme chega aos cinemas no dia 14 de abril.

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore

Nome Original: Fantastic Beasts: The Secrets Of Dumbledore
Direção: David Yates
Elenco: Eddie Redmayne, Jude Law, Mads Mikkelsen, Ezra Miller, Dan Fogler
Gênero: Fantasia, Aventura
Produtora: Warner Bros.
Distribuidora: Warner Bros.
Ano de Lançamento: 2022
Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar