Riders of Icarus, levante asas com as nossas dicas

Depois de tantos MMORPG’s jogados na última década, quando percebo um lançamento de cara já me vem a pergunta: o que esse jogo trará de novo? Isso porque tivemos – e temos – inúmeros jogos e recursos no mercado, vide: WoW e suas expansões, Perfect World, Tree of Savior e Guild Wars 2. E ainda para quem não gosta do main stream ainda temos dezenas de jogos no estilo pelo mundo, cada um trazendo seus elementos e diferenças mas, em todos, é possível perceber um forte peso do engajamento da comunidade. Ninguém quer sair do jogo em que está, com níveis, itens e eventos conquistados. E se for para sair, que seja por um bom motivo. No último mês, tivemos o lançamento de Riders of Icarus e fizemos o teste afim de responder a pergunta: vale a pena?

Gráficos e Classes

Os recursos de personalização do personagem são vastos, logo no início é possível customizar desde o tamanho (e realmente impacta! Quando me deparei com personagens pequenos quase pisei em um deles rsrs) até detalhes que os fãs de criação já estão acostumados, largura da face, barba, boca, olhos, inclusive esse último contando com uma ideia de textura de íris interessante.

ScreenShot 2016-07-08 (18-16-14)

Além da parte visual, é possível escolher entre as cinco classes disponíveis, elas são divididas em Guardian, Warrior, Assassin, Priest e Wizard. Uma classe de arqueiro faz falta logo de cara, além dela, classes como necromancers, druidas e por aí vai não estão presentes, algo ruim diante da quantidade de subclasses e transclasses que os RPGs atuais permitem. Considerei que a classe warrior ou assassin habilitariam recursos posteriores, mas ainda não cheguei lá e no ponto onde parei na aventura acredito que o jogo tenha aberto mão do estilo para aprimorar o sistema de combate montado. Nele, é possível utilizar lanças e arcos para atacar os inimigos, como armas secundárias que outros jogos do estilo apresentam.

Regiões

As áreas distribuídas pelo mapa mundi de Riders of Icarus trazem uma quantidade vasta de inimigos e missões. É possível ver o sistema de grinding para subir de nível presente e caminhar entre NPCs deveria ser um pé no saco, se não fosse pelas montarias. Utilizando seus companheiros alados o jogador pode chegar rapidamente aos pontos de destino, significando menos stress.

ScreenShot 2016-07-10 (14-05-17)

Ao explorar e derrotar monstros é possível encontrar diferentes tipos de itens e recursos, esses últimos podendo ser obtidos ao coletar itens pelo mapa para forjar itens com esses materiais. Além disso, o jogo é essencialmente bonito utilizando a CryEngine o que vai fazer o jogador parar em alguns momentos só para vislumbrar castelos, florestas e transições de céus. Em alguns momentos é possível perceber uma demora no loading das texturas mas é complicado dizer se isso não ocorre por conta das configurações do meu computador (configurações modestas, aliás).

Combate

Se você já jogou outros jogos esse aqui vai te fazer se sentir em casa. A barra de magias, o HUD com as opções em tela ou o próprio gameplay é idêntico a maioria dos jogos dessa categoria, com exceção da opção ao iniciar o jogo de mudar o tipo de controle de inimigos, um modo indicado para magos e clérigos e o outro para os combatentes físicos.

ScreenShot 2016-07-08 (21-59-06)

Ao usar a montaria o personagem muda seu equipamento de ataque e defesa exigindo uma segunda combinação de itens para maximizar o personagem. Além disso, saber utilizar a combinação da habilidade da montaria com o seu personagem é a estrutura de build que o jogo oferece, uma vez que o avanço das magias ou os sets de armaduras não exigem cálculos complexos.

Dungeons, raids, torres do desafio, guerra de guilds e duelos no céu são algumas das formas que o jogo integra o multiplayer e a competitividade. Instâncias para o jogador solo estão presentes e trazem elementos que deixam a história mais interessante e permite deixar o jogador engajado por mais tempo. Além disso, constantemente o jogador estará de frente com algum miniboss.

ScreenShot 2016-07-11 (21-09-35)

Nos níveis mais avançados o combate muda muito do que é encontrado no inicio, com experiências como as torres de níveis, combates aéreos, dragões e combates com 10 pessoas no grupo. Além disso, muitos jogadores reclamam do jogo não facilitar o gameplay para quem gosta de jogar solo, quando acima do lvl 15 o jogador tomará 3 ou 4 hits dos monstros para morrer. Não só isso, é possível ganhar bônus ao se aliar com outros players no mapa, party com 3 pessoas rende 30% a mais de EXP para os 3, com 5 são 50% e eu nem comentei do drop rate, que também aumenta

Montarias

Finalmente chegamos lá, em um mercado saturado de jogos semelhantes, Riders of Icarus encontra o seu diferencial nas montarias. No jogo, é possível domesticar mais de 300 animais, que podem ser montados e/ou usados em combate, isso torna seu uso, combo e sinergi, um conjunto vital para atingir níveis maiores com as classes escolhidas. Isso porque serão utilizadas para potencializar os aliados, transportar o jogador e oferecer buffs para armas. A variedade das montarias que você encontra durante o jogo impressiona e você vai encontrá-las em dois lugares: em terra e no ar. Isso cria uma distinção de monstros que vai desde inimigos comuns como lobos e ursos até montarias aladas iradas como um gavião gigante e dragões.

Para conseguir as montarias, além do sistema básico que o jogo apresenta (caminhar na surdina, pular no bicho e participar do minigame) o jogador terá que atender critérios especiais para capturá-las, com algumas você terá que lutar enquanto outras criaturas vão exigir que você pule de outro animal em cima dele para conquistá-lo ou vão exigir itens para que seja convencido a acompanhar o jogador pelo restante da jornada.

As montarias são divididas em três níveis:

  • Comum (1 Estrela) – Tem pouco HP e Pontos de Resistência. As montarias terrestres possuem velocidade 6 e as voadoras 9. A Montaria Brakarr Gallant que você pega na quest principal possui 6.50 de velocidade.
  • Elite (2 Estrelas) – Possuem HP e Pontos de Resistência melhores que as montarias comuns. As montarias elites possuem uma velocidade 7 para as terrestres e 9 para as voadoras, que apesar de manterem a mesma velocidade agora podem voar mais alto. As três montarias Elite que você pode obter em Brakarr Forest são Pritsha the Cannibal, Cold Tusk, e Taslan the Devourer.
  • Heroico (3 Estrelas) – Tem o maior HP e EP (Pontos de Resistência / Endurance Points) do jogo. As montarias terrenas possuem velocidade 8 e as montarias aladas possuem velocidade 10, além de voar mais alto claro.

Premium vs No-premium

A loja do jogo não adiciona nenhum característica exagerada aos jogadores que optarem por gastar um dinheirinho, levando essas vantagens mais estéticas do que técnicas, o que é legal para o balanceamento – ao contrário que Ragnarok fez com os ROPS – Dungeons, Raids, Torres do Desafio, Guerra de Guilds e Duelos entre Jogadores no céu são algumas das formas que o jogo integra o multiplayer e a competitividade.

Instâncias para o jogador solo estão presentes e trazem elementos que deixam a história mais interessante e permite deixar o jogador engajado por mais tempo. Além disso, constantemente o jogador estará de frente com algum miniboss.

Dicas Vitaminadas

  1. Seja esperto: Ao capturar o canguru do rabo que brilha, em uma das missões iniciais, o jogador recebe a missão para transformá-lo em um pet, ao fazê-lo você deixa de poder usá-lo como montaria. A dica é: na mesma região, localize novamente o canguru e capture-o novamente, assim você o terá com ambas as características.ScreenShot 2016-07-08 (22-35-05)
  2. Corra, forrest, corra: Com um mapa grande como o exibido pelo jogo é necessário saber se deslocar, aqui, as montarias vão dar uma forcinha, principalmente as voadoras. Caso esteja usando uma montaria terrestre aperte o W duas vezes para se deslocar mais rapidamente e caso esteja em uma montaria voadora faça a mesma coisa só que agora usando o ESPAÇO, você irá chegar ao destino muito mais rápido.
  3. Entenda suas habilidades: A maioria das habilidades marcam os inimigos ou o herói com características que são disparadas quando outra magia é liberada, saber combar esses poderes vão fazer com que você dê o máximo de dano ou tenha um controle de grupo afim de tomar menos dano.
  4. Encontre companheiros: Ficar parado na frente das dungeons pode ser cruel, em certos horários e dias a quantidade de jogadores diminui e é difícil formar grupos, como resolver? A primeira dica é encontrar uma guild ou trazer os amigos para o jogo, assim, você já tem uma galera in-game para te ajudar a completar suas missões ou conquistar itens raros. A segunda é mudar de canal, na parte superior direita da tela, indo para que tenha um maior número de jogadores online.
  5. Desmanche os itens: Um recurso muito bacana desse jogo é que você pode desmontar itens com o intuito de ganhar pedras que melhoram seus equipamentos. Então, carregue na mochila o item necessário, que você pode comprar no NPC General Goods disponível em vários mapas, para quando achar um item de outra classe ou fraco você possa desmontá-lo e garantir sua pedra, ao contrário de ir até a cidade e vendê-lo para o NPC por exemplo. Ainda aqui, no mesmo campo de batalha onde o loot foi obtido é possível evoluir para +1, +2, +5 seus itens, mantendo a evolução do personagem mesmo durante o grinding.
  6. Montarias mais fortes, mais level: Se você está pressionando os botões na ordem correta e não está conseguindo capturar o monstros observe seu nível, se seu level for menor que o monstro eu recomendo que você suba alguns níveis e depois volte lá para capturá-lo.
  7. Teste o servidor: O jogo não possui servidor Latino então antes de sair upando dezenas de níveis com um ping de 300/400ms faça um teste. Crie um personagem em cada servidor e observe qual apresenta melhor latência para você. É melhor gastar 10 minutos no início do que perder horas de lag ao longo dos dias.

Desenvolvido por WeMade e publicado pela Nexon América, o jogo oferece aos jogadores uma grande variedade de criaturas colecionáveis a lá pokemon mantendo o estilo RPG clássico que vemos nos jogos MMO disponíveis atualmente. O jogo encontra-se em sua versão beta disponível gratuitamente para todos os jogadores que quiserem dar uma brincadinha e você pode se cadastrar e efetuar o download do jogo NESSE LINK.

E vocês jogaram? Gostaram do game?

Tags

Luan Bião

Analista de informações e especialista em tecnologia, ficou tanto tempo preso no laboratório que tornou sua memória volátil, por sorte, nanorobôs mantém os registros de suas experiências direto na nuvem e o resultado filosófico você confere aqui no Vitamina Nerd.

Matérias Relacionadas

Close