Naquele Fim de Semana

Inspirado no livro de Sarah Alderson

As melhores amigas Beth (Leighton Meester) e Kate (Christina Wolfe) sempre viajam juntas e dessa vez resolveram ir para a Croácia, mas depois de uma noite regada a muito álcool, Beth dorme e não se lembra de nada do que aconteceu quando acorda. Logo ela também nota que a amiga desapareceu.

Beth procura a polícia, mas se vê em uma trama cheia de mistérios, onde todos são suspeitos, inclusive ela mesma. Naquele Fim de Semana é inspirado no livro homônimo de Sarah Alderson.

O filme Naquele Fim de Semana tem um começo interessante
O filme tem um começo interessante

Beth e Kate

O ponto central da trama de Naquele Fim de Semana é a amizade de Beth e Kate, que já dura anos. As amigas sempre viajam juntas, mas recentemente andam mais separadas, isso porque Beth acabou de ter um bebê e está completamente sugada pela vida de mãe. No entanto, as duas finalmente conseguem ir para a Croácia e querem tentar recuperar a amizade que tinham antigamente.

A amizade delas não é a única coisa que está abalada, o casamento de Beth também não anda bem desde que o bebê nasceu e Kate sugere que as duas esqueçam isso e se divirtam, ela até incentiva a amiga a ficar com alguém que ela conheça na boate naquela noite, mas Beth não topa. Kate, por outro lado, aproveita a festa e as duas terminam bêbadas no quarto do Airnbnb que elas alugaram.

Quando Beth acorda no dia seguinte, ela não se lembra de nada do que aconteceu e desconfia que foi drogada, o que já começa a preocupá-la, mas então, ela percebe que Kate simplesmente desapareceu e precisa juntar as peças para encontrar sua amiga.

O longa, no entanto, é cheio de furos
O longa, no entanto, é cheio de furos

O mistério

Naquele Fim de Semana é um filme com muitos mistérios e que usa deles para jogar a trama para a frente. O primeiro mistério que enfrentamos é o que aconteceu com a protagonista na noite em que ela foi ao bar com Kate, já que a própria Beth não se lembra, mas essa questão acaba ficando em segundo plano quando Beth constata que Kate desapareceu sem deixar qualquer vestígio.

A partir daí o longa se esbalda em uma série de reviravoltas e plot twists, tem quase mais surpresas do que trama e esse é um de seus problemas. Algumas dessas reviravoltas são realmente interessantes e bem pensadas, mas quando você precisa abastecer um filme de 1h29min com revelações a quase todos os momentos, a criatividade vai acabando, e algumas delas passam a soar sem graça e até absurdas.

Outro problema enorme do filme é que ele é cheio de furos, tem vários eventos que não fazem sentido e que tiram a credibilidade da trama toda. Para que uma história com tantas surpresas se sustente seria necessário que o roteiro fosse impecável e não tivesse quase nenhum erro, mas não é o que acontece aqui, a trama de vai se tornando cada vez mais preguiçosa com o tempo e o telespectador passa a não acreditar no que vê na tela.

Kate e Beth
Kate e Beth

Aspectos técnicos de Naquele Fim de Semana

Naquele Fim de Semana parte de uma ideia bem legal: duas amigas viajam, passam a noite bebendo, uma desaparece e a outra não lembra nada do que aconteceu. O longa tem, portanto, uma protagonista que não é confiável, não porque Beth mente deliberadamente para a audiência, mas porque ela simplesmente não se lembra do que aconteceu. A investigação sai do nada e poderia propor praticamente tudo, mas a produção desperdiça oportunidades.

O roteiro tem mais furos que uma peneira, joga uma série de plot twists onde poucos deles se seguram, porque qualquer telespectador um pouco mais atento pode refutar vários deles em cinco segundos.

Leighton Meester em cena de Naquele Fim de Semana
Leighton Meester em cena de Naquele Fim de Semana

Naquele Fim de Semana, no entanto, tem uma fotografia bonita e cenários tentadores, a ideia é que o telespectador mergulhe nesse paraíso, como as personagens, antes de perceber o quão infernal tudo pode se tornar. Leighton Meester também se sai bem e segura seu personagem até o final, mesmo diante da série de absurdos que o roteiro impõe.

O filme prende a atenção do telespectador durante bastante tempo, porque o mistério inicial é bem instigante, mas essa atenção vai se diluindo com o tempo, conforme as coisas vão sendo reveladas. Naquele Fim de Semana tem uma boa premissa, mas o roteiro não faz jus a ela e o resultado é um filme quase sem sentido, cheio de furos e que coloca pouca fé na inteligência de sua audiência.

Naquele Fim de Semana

Nome Original: The Weekend Away
Direção: Kim Farrant
Elenco: Leighton Meester, Luke Norris, Christina Wolfe, Ziad Bakri, Amar Bukvić
Gênero: Suspense
Produtora: Netflix
Distribuidora: Netflix
Ano de Lançamento: 2022
Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar