10 curiosidades sobre a personagem Jean Grey
Uma das mais poderosas mutantes do universo Marvel
Jean Grey é famosa no universo Marvel por pertencer a equipe dos X-Men já há algum tempo. Sua poderosa telepatia e telecinese já salvaram a pele de seus amigos diversas vezes como também já colocaram muitos deles em perigo como a Fênix Negra. Diante de tantas histórias, escolhemos algumas curiosidades para vocês:
Jean Grey é uma das mutantes mais poderosas do universo Marvel
Parte da formação original, Jean foi apresentada em X-Men #1 e permaneceu sendo a única mulher na equipe até que Polaris foi adicionada em 1969.
Jean sempre foi superpoderosa, mas na série X-Men Forever (2009), foi revelado que ela, junto com alguns outros mutantes, é um mutante de nível Ômega. O nível ômega é uma classificação de um único poder mutante, sendo assim, somente a telepatia de Jean recebe essa classificação.
Seus poderes sofreram mudanças ao longo dos anos
Seu poder inicial era a telecinética e, com o passar dos anos, ela começou a revelar a telepatia. Em 2001, uma edição de Novos X-Men revelou que ela poderia absorver grandes quantidades de energia psiônica de outros e combinar com seus poderes. O resultado disso aconteceria contra sua rival Psylocke quando Jean desenvolve a habilidade de invocar “Phoenix Raptors”.
Jean ficou morta por 6 anos
Seguindo a saga Dark Phoenix, que terminou com Jean se suicidando na lua, a Marvel decidiu fazer algo interessante com o popular personagem. Eles a deixaram para morrer. Em vez de trazê-la de volta algumas edições depois, Jean ficou morta até 1986, quando seu corpo foi descoberto no fundo da Baía da Jamaica no Quarteto Fantástico #286.
Os poderes de Jean se manifestaram após ver uma amiga ser atropelada
Em praticamente todas as histórias ao longo de seus mais de 50 anos como personagem de quadrinhos, os poderes de Jean sempre se manifestam quando ela vê sua amiga, Annie RIchardson, esmagada por um carro. Durante o acidente, Jean se liga mentalmente com sua amiga e quase morre, mas seus poderes também atuam como um farol para o Professor Xavier.
Os Shi’ar odeiam Jean Grey
Depois que o Shi’ar (um planeta de alienígenas durões) viu Jean (como Dark Phoenix) enlouquecer e devorar os cinco bilhões de habitantes de um de seus planetas, eles praticamente declararam guerra total a Jean. Na série Phoenix: End Song (2005), um grupo de guerreiros Shi’ar tenta destruir Phoenix, mas, ao fazer isso, eles acidentalmente unem Jean e a força negra mais uma vez.
Ela é mãe
Depois que Jean volta à vida e Ciclope começa a fazer escolhas questionáveis, ela conhece sua futura filha alternativa, Rachel Summers (que usa o codinome “Fênix”), mas ela o rejeita por achar que indica que sua vida é “predeterminada”. Além disso, ela é a mãe de Cable por meio de clonagem.
Ela destruiu planetas inteiros como Fênix Negra
Uma grande parte da história de Jean é o tempo que ela passou como a Fênix incomparavelmente poderosa e altamente instável após a entidade cósmica assumir o controle de sua consciência durante a queda de uma nave espacial. Ela foi capaz de usar o poder da Fênix por um tempo, mas uma viagem ao Hellfire Club (e com algumas cutucadas do Sr. Sinistro) a fez perder o controle, transformando Jean na Fênix Negra.
Ela tinha transtorno de personalidade múltipla nos anos 1980
Depois que Jean descobriu que Madelyne Prior era realmente seu clone, ela foi forçada a reintegrar a parte de si mesma que Phoenix havia dado a Madelyne. No processo, Jean assumiu as memórias e personalidades de Madelyne e Phoenix. Obviamente, isso destruiu totalmente o relacionamento dela com Scott, visto como ele se relacionava com as três mulheres.
Ela tem – uma coisa – com Wolverine
Logan e Jean Grey tiveram praticamente o maior romance secreto não tão secreto dos quadrinhos. A paixão mútua começou na história “First Night”, que se passa após os X-Men originais serem resgatados da ilha viva Krakoa, mas transportada para praticamente todas as formas de X-Men. Dependendo de qual versão dos X-Men você está lendo/assistindo, eles consumaram seus sentimentos ou decidiram que é melhor permanecer bons amigos.
Jean e Scott finalmente casam
Ela se casou com Scott Summers mas não sem muito drama. Os dois residente tiveram um longo romance que durou por várias mortes, clones, garotas mutantes sexy que queriam pegar Scott e várias propostas feitas por Scott que Jean recusou.
Finalmente, depois de reconciliar toda a estranheza mutante, Jean finalmente pediu Scott em casamento, e eles se casaram em X-Men vol. 2 #30. Mas é claro que as coisas não continuariam felizes por muito tempo.