Graveyard Keeper – Dicas e Truques

Seguindo a grande maré de jogos indies, em meio a uma surfada ou outra – testes importantes para entender novos elementos de jogabilidade, interação e diversão – surpreendentemente me deparei com Graveyard Keeper, um jogo de estratégia criado pela Lazy Bear Games onde o jogador se verá na pele de um coveiro e deverá, além de outras coisas, encontrar seu caminho de volta para casa.

História

Juntando características de simulação, ação e estratégia, o jogador terá que construir ferramentas para ajudá-lo na confecção de materiais e interagir com os cenários para obter os materiais iniciais. Assim, para tornar a jogatina mais objetivada, missões são distribuídas por alguns NPCs e algumas delas são difíceis de serem realizadas no início, o que deve prender alguns jogadores e fazê-los se esforçarem para maximizar recursos e suas produções.

Construções e Ferramentas Graveyard Keeper
Construções e Ferramentas Graveyard Keeper

O jogo conta com personagens carismáticos enquanto cada um deles parece defender seus próprios interesses. Essa artimanha do enredo coloca você como um indivíduo que terá que adquirir a confiança de cada um deles, às vezes até fazendo escolhas, para conseguir as recompensas necessárias para poder voltar para casa.

Personagens

Diversos personagens irão ajudá-lo na sua jornada após completar alguma missão. Enquanto o Sacerdote está mais preocupado em manter a ortodoxia do clero em um período de caça às bruxas, o Bispo está mais interessado nos rendimentos que a igreja pode proporcionar.

No Farol, o antigo estudioso com cara de mago fará par ao pescador, enquanto na cidade o Mercador e a Cantora do bar, junto a diversos outros personagens, vão compor diálogos, missões e diversão. Então, essa é a aposta que o estúdio faz para colocar o jogador em looping muitas vezes, idas e vindas a lugares distantes, repetitivamente, em busca de recursos ou missões. Portanto, você tem que estar focado para querer seguir em frente.

Objetivos

Na estratégia central, o jogador receberá da cidade, por um intermédio de um Burro que não gosta nada da ideia de você utilizá-lo como fonte de capital (cena hilária!), corpos que precisarão de um talento antes que possam ser enterrados. Portanto, você terá que conduzir o corpo até uma bancada de tratamento e remover partes dos corpos para usá-los como recursos. Além disso, um bom tratamento do corpo usando líquidos de embalsamento, por exemplo, vão render mais pontos na hora de enterrá-los.

Árvore de Tecnologias em Corpos de Graveyard Keeper
Árvore de Tecnologias em Corpos de Graveyard Keeper

No cemitério, o jogador terá um novo desafio. Cavar e decorar as covas para acumular pontos e garantir mais dinheiro nas missas. Com o avançar do jogo, o acesso à igreja local é habilitado e o investimento passa a ocorrer também lá dentro, com castiçais, velas, confessionários e outros itens. Tudo isso para poder rezar missas e conseguir dinheiro de seus fiéis, que aumenta de acordo com esses pontos acumulados.

Na parte de baixo da igreja  (e posteriormente, será possível transitar entre os espaços pelo subterrâneo) é possível fazer estudos, orações e alquimia, que podem render itens importantes para seu avanço.

Como aventura, o jogador encontrará nesse espaço uma caverna que o levará a dungeons onde ele poderá acumular recursos e cumprir missões.

Acesse aqui para dicas de outros jogos

Área pré-dungeon, local do Rato em Graveyard Keeper
Área pré-dungeon, local do Rato em Graveyard Keeper

Tudo isso para progredir na história e conseguir os itens necessários para abrir o portal que o levará para casa, em um desfecho inesperadamente surpreendente.

Dicas e Macetes de Graveyard Keeper

Mimimi, blábláblá, e o que você veio procurar aqui são formas de avançar com mais facilidade, certo? Entre recursos, dinheiro, macetes e estratégias, reuni algumas dicas vitaminadas para você se dar bem nesse jogo!

Dicas e Macetes

Onde encontrar argila em Graveyard Keeper?
Onde encontrar erva-capim para o Mercador em Graveyard Keeper?
O que fazer com os corpos ruins?
Acabaram meus recursos e agora?
Carregando vários materiais em Graveyard Keeper
Aproveitando a temporada do hambúrguer
Dissecando corpos melhor em Graveyard Keeper
Andando sozinho em Graveyard Keeper
Atualizações mudam muita coisa
Qual a melhor oração em Graveyard Keeper?
Empurrando múltiplas caixas em Graveyard Keeper
Como conseguir pontos azuis (espirituais) em Graveyard Kepper?

Como fazer dinheiro em Graveyard Keeper?

Plantar faz bem! Ganhe dinheiro fazendo Caixas, Vinho e Cerveja
Venda carvão e fique benzão
Estudar paga bem
Cative seus fiéis

Mistérios em Graveyard Keeper

Mistério #1: A Casa Abandonada
Mistério #2: Portão da Prisão

Onde encontrar argila em Graveyard Keeper?

Eu passei por lá diversas vezes e não tinha me ligado no que era. No começo do jogo, acredito que você é convidado a interagir com esse buraco no chão, na frente do personagem, mas como demora para surgir a necessidade de argila, passou batido.

Local da Argila Graveyard Keeper
Local da Argila Graveyard Keeper

Quando começar a produzir vasos de cerâmica e reparadores de pedra você vai precisar de argila. Agora você já sabe onde encontrar.

Voltar à Lista

Onde encontrar erva-capim para o Mercador em Graveyard Keeper?

Demorei um tempo para fazer essa missão porque acabei habilitando outras missões e regiões do mapa. Quando você começar a interagir com o Mercador ele vai lhe dar uma missão pedindo uma erva-capim para curar sua doença. Caminhando até o lado esquerdo do mapa você verá uma ponte sobre o rio que deve ser reparada. O caminho que segue levará até a Bruxa, que em troca de alguns favores entregará a erva.

Onde encontrar erva-capim em Graveyard Keeper
Onde encontrar erva-capim em Graveyard Keeper

A Bruxa pode lhe vender algumas facilidades que podem gerar algum ganho de tempo no jogo. Como a viagem até ela envolve andar sobre um labirinto de poças de gramas altas, a sugestão é tentar construir a ponte que leva até a cabana o mais rápido possível.

Voltar à Lista

O que fazer com os corpos ruins?

Algumas vezes as extrações dão errado ou o burrinho entrega os piores corpos possíveis. Nesse momento é preciso dar um destino para os nossos amigos esqueléticos e o jogador terá duas opções. A primeira é jogá-lo no rio:

Rio para jogar os corpos de Graveyard Keeper
Rio para jogar os corpos de Graveyard Keeper

A segunda opção, ao liberar a habilidade na árvore de Tecnologias, é cremá-lo. Usando essa opção, o jogador ainda terá acesso a itens que o corpo deixará, que serão utilizados na Alquimia, no porão da Igreja.

Área de cremar corpos de Graveyard Keeper
Área de cremar corpos de Graveyard Keeper

Cremar ainda rende Certidões de Sepultamento, iguais àquelas obtidas ao enterrar os corpos, rendendo dinheiro ao jogador e se tornando uma boa opção para se livrar daqueles corpos ruins.

Voltar à Lista

Acabaram meus recursos e agora?

Okay, primeiro vamos entender qual recurso. Madeira possui respaw infinito. As árvores crescem de novo com o tempo. O problema serão os minérios. Passando a ponte sentido a Bruxa e caminhando rumo ao norte, o jogador encontrará uma grande fonte de minério, o que vai salvar durante um bom tempo.

Minas de Recursos de Graveyard Keeper
Minas de Recursos de Graveyard Keeper

Além disso, você sempre poderá comprá-los com NPCs na cidade, o que não te deixará sem em nenhum momento do jogo. Isso exige, claro, que você faça um bom dinheiro para comprá-los. Ainda nesse local, é possível extrair carvão e vender para o Ferreiro na cidade.

Evoluindo as habilidades do personagem na guia de Tecnologias, é possível conseguir mais recurso ao trabalhar no material e de quebra ainda é possível produzi-lo em menos tempo. Pense em evoluir esses pontos assim que possível.

Voltar à Lista

Carregando vários materiais em Graveyard Keeper

Em certo momento da jogatina você terá que procurar recursos longe, loooongeeeee e carregá-los será uma tarefa penosa. Uma maneira de diminuir um pouco a caminhada é enfileirando esses materiais e caminhando na direção deles, que se movimentaram em conjunto. Claro que eles vão se dispersar mas com o tempo você também vai pegando o jeito e será possível conduzi-los por mais tempo, economizando caminhada.

Empurrando múltiplos materiais em Graveyard Keeper
Empurrando múltiplos materiais em Graveyard Keeper

Outra alternativa é usar o botão de “pegar/soltar” no item a frente enquanto carrega outro. Fazer isso repetidamente permite que você possa conduzir pelo menos dois itens, enquanto anda. Inclusive na diagonal, legal né?

Voltar à Lista

Aproveitando a temporada do hambúrguer

Em certo momento da história, o Sacerdote vai lhe convidar para fazer hambúrgueres para aumentar o público que assiste à queima das fogueiras. Esse período de produção é temporário então tente aproveitar. Equilibre investimento e entrega para não fazer igual eu e ficar com um monte de hambúrgueres sobrando no inventário. Em certo momento, quando a quest muda as queimas ficam proibidas, você perde o direito de vender.

Hambúrgueres no Topo da Colina de Graveyard Keeper
Hambúrgueres no Topo da Colina de Graveyard Keeper

Voltar à Lista

Dissecando corpos melhor em Graveyard Keeper

Os corpos possuem três colorações de caveiras: vermelhas, brancas e verdes. As caveiras verdes não diminuem seu prestígio como as vermelhas, mas elas também não contaram no valor de prestígio máximo do corpo.

Local de Tratamento de Corpos de Graveyard Keeper
Local de Tratamento de Corpos de Graveyard Keeper

Um corpo degradado pelo tempo perderá suas caveiras, diminuindo também seu prestígio. Ao dissecá-lo sempre remova Sangue e Gordura. Isso adicionará uma caveira branca ao seu corpo. Tenha em mente o que cada órgão fará com as caveiras de prestígio:

Crânio: + 1 Caveira Vermelha

Pele: Transforma Caveira Branca em Caveira Vermelha

Osso e Carne: diminui o número de Caveiras totais.

Coração, cérebro, intestino: é uma aposta. Eles irão remover 2 caveiras do seu corpo, podendo ser vermelhas ou brancas. Talvez você queira salvar antes de tentar.

Se tudo der errado você pode jogar o corpo no rio ou cremá-lo.

Voltar à Lista

Andando sozinho em Graveyard Keeper

Essa dica não é lá muito útil, mas depois de tanto tempo no jogo você começa a desenvolver maneiras de se divertir e fazer coisas novas. A brisa da vez foi descobrir como andar sozinho. Quando um NPC se desloca – de acordo com o relógio do jogo – para o seu checkpoint, é possível parar na frente dele e tirar uma onda ficando parado. O NPC vai se encarregar de levá-lo em linha reta por um tempo. A diversão pode ser útil fazendo isso com o Burro por exemplo, enquanto ele volta para cidade, ganhando uma viagem gratuita pela montanha e pela plantação.

Andando sozinho em Graveyard Keeper
Andando sozinho em Graveyard Keeper

Descobri isso da pior forma quando o Bispo me empurrou para do lado da placa do cemitério e não me deixou sair mais. Tive que carregar o jogo novamente porque não queria esperar ele sair, rs.

Voltar à Lista

Atualizações mudam muita coisa

O jogo se encontra na versão 1.037 até o lançamento dessa matéria. Joguei o 1.20, fazendo o update posteriormente para 1.30 e me arrependi de ter demorado para fazer a atualização. As produções, materiais e diversos bugs são reparados. Muitas vezes minha plantação levava semanas para brotar ou o burro sumia por dias e um dos itens da igreja não havia material para craftar, não existia mesmo depois de ter zerado o jogo, coisas que foram reparadas com essas atualizações.

Voltar à Lista

Qual a melhor oração em Graveyard Keeper?

No porão da igreja você poderá utilizar livros para fazer orações diferentes e melhores, sendo a Oração Combinada em seu nível máximo aquela que vai oferecer maior recompensa de imediato, permitindo ganhar a mesma quantidade de Ouro que a Oração por Doações no nível máximo porém recebendo mais Benção.

Lista de orações de Graveyard Keeper
Lista de orações de Graveyard Keeper

Voltar à Lista

Empurrando múltiplas caixas em Graveyard Keeper

Lembra o esquema anterior para conseguir movimentar diversos materiais juntos? Pois bem, com o avançar do jogo e a necessidade de entregar caixas de produção, movimentá-las até a cidade pode ser feito usando o mesmo conceito. Tanto utilizando o “pegar/soltar” de maneira repetida de frente a duas caixas, como segurando uma caixa e empurrando a outra caminhando. A melhor maneira quem define é você.

"<yoastmark

Voltar à Lista

Como conseguir pontos azuis (espirituais) em Graveyard Kepper?

Você ganha pontos ao estudar os itens voltados para o cemitério e igreja. Você também ganhará pontos azuis ao craftar itens para o cemitério e craftar livros e seus pares. Caso fique sem opção, você ainda poderá comprar o livro do Sábio no Farol que lhe proverá alguns pontos extras.

Como fazer dinheiro em Graveyard Keeper?

Aaaaaaaaaaaaah o dinheiro! Essa é sem dúvida a maior dúvida de quem está avançando no jogo. Vou oferecer algumas possibilidades e sugiro que você tente produzir várias delas em paralelo, por conta do tempo, período de entrega, produção e saco. Às vezes ir e vir por longas distâncias e fazer produções repetitivamente pode se tornar uma tarefa árdua. Investir em diferentes meios é uma maneira de tornar esse peso menor. Vamos lá.

Plantar faz bem! Ganhe dinheiro fazendo Caixas, Vinho e Cerveja

Um investimento inicial que você pode fazer é produzir caixas. Essas são entregues ao Mercador, que pagará bem, semanalmente, nos produtos de alta qualidade entregues. Essas caixas rendem mais dinheiro do que vender os frutos e legumes individualmente, mas vão exigir que você invista em Fertilizante no porão da igreja, para evoluir as sementes obtidas com o Fazendeiro e fazer o valor de seus produtos custar mais.

Plantação de Uva em Graveyard Keeper
Plantação de Uva em Graveyard Keeper

Ao avançar na missão do Mercador, a venda das caixas ficará liberada e você poderá utilizar o resultado das sementes evoluídas para construí-las e vendê-las, assim obtendo um bom lucro sobre esse processo. Com a possibilidade de expandir sua plantação por vários espaços, é possível plantar diversas sementes nos dois lugares disponíveis, sendo um na parte inferior da casa e outro no topo. Portanto, no topo o jogador poderá plantar uvas que posteriormente deverão ser fermentadas no subsolo rendendo bastante dinheiro, após evoluir a habilidade na árvore de Tecnologias.

Entregando caixas para o Mercador em Graveyard Keeper
Entregando caixas para o Mercador em Graveyard Keeper

Seguindo essa mesma ideia, você igualmente poderá plantar trigo. Isso renderá produções de cerveja que também darão bastante dinheiro, principalmente se você construir mais de uma máquina de produção.

Vinho e Cerveja no subsolo do quarto em Graveyard Keeper
Vinho e Cerveja no subsolo do quarto em Graveyard Keeper

Gerenciar essas produções é uma tarefa árdua e repetitiva. Subir habilidades fará com que você libere mais possibilidades e rendimentos. Tente obtê-las para conseguir mais produção nos seus recursos. Infelizmente, carregar caixas é bem chato, o que torna a opção da Cerveja e Vinho uma boa, principalmente para quem não quer ficar indo e vindo empurrando coisas.

Voltar à Lista

Venda carvão e fique benzão

Sabe quando acaba seu dinheiro e você tá sem recurso para correr atrás? Pois bem, nesses momentos o carvão salva, você poderá coletá-lo nas minas no topo esquerdo do mapa. O item fica acumulado na bolsa, ao contrário dos outros minérios que precisam ser empurrados. Você poderá vender o carvão para o Ferreiro na cidade. Ele não paga bem, mas para quem não tem nada, metade é o dobro certo?

Voltar à Lista

Estudar paga bem

Na mesa de estudos do porão da igreja, você pode escrever livros que quando vendidos para o Sábio no Farol retornarão um bom lucro. Apesar de dar um trabalho no início, no avançar do jogo essas produções vão se tornando mais simples, principalmente se somadas à busca por melhores orações, onde será necessária a produção de livros.

Bancada de Estudos e Alquimia em Graveyard Keeper
Bancada de Estudos e Alquimia em Graveyard Keeper

Voltar à Lista

Cative seus fiéis

Aumentar o nível de seu cemitério e de sua igreja aumentará o lucro obtido nas missas, uma vez por semana. Assim, a sugestão é investir em evoluções de materiais de fé na árvore de habilidades e tentar pegar o maior número de criptas e cercados para o seu cemitério. Quanto melhor o material, melhor é a possibilidade de ganho de pontos preenchendo as caveiras dos corpos.

Cemitério de Graveyard Keeper
Cemitério de Graveyard Keeper

Usar de velas na igreja não compensa, uma vez que o custo para fabricá-las é alto e elas acabam. Bancos, castiçais, confessionários e bancadas são a melhor opção internamente, pelo menos no início.

Igreja de Graveyard Keeper
Igreja de Graveyard Keeper

Evoluir sua oração vai aumentar o multiplicador de lucro da missa, o que a torna uma importante tarefa para evoluir seu ganho semanal.

Voltar à Lista

Mistérios em Graveyard Keeper

Mistério #1: A Casa Abandonada

Caminhando pela parte superior do mapa, em uma região entre o topo da montanha e a cabana, o jogador encontrará uma casa abandonada, que durante a história ele descobre ter pertencido a um curioso personagem. Então é possível desenterrar um corpo que não tem nada de especial no local e só. Curioso!

Casa Abandonada em Graveyard Keeper
Casa Abandonada em Graveyard Keeper

Voltar à Lista

Mistério #2: Portão da Prisão

No subsolo, do lado esquerdo do mapa onde fica o Rato, o jogador encontrará um portão que pede uma chave, que eu, entretanto, não encontrei no jogo.

Portão da Prisão em Graveyard Keeper

Voltar à Lista

Ajude Outros Coveiros

Muitas outras dicas estão disponíveis. Afinal, com a versatilidade do jogo, outros jogadores poderão ter encontrado outros meios, mais rápidos, melhores. Se você é um deles, compartilhe com a gente nos comentários a sua dica e ajude outros coveiros e manter as covas em dia 😉

Você encontra Graveyard Keeper na Steam por R$37,99.

Tags

Luan Bião

Analista de informações e especialista em tecnologia, ficou tanto tempo preso no laboratório que tornou sua memória volátil, por sorte, nanorobôs mantém os registros de suas experiências direto na nuvem e o resultado filosófico você confere aqui no Vitamina Nerd.

Matérias Relacionadas

Close