As próximas cápsulas do tempo poderão ser feitas de DNA

Se você pretende guardar valiosas informações de pessoas para um futuro distante, as tecnologias atuais não são recomendadas. Para um verdadeiro armazenamento de longo prazo, você precisará da capsula do tempo feita exclusivamente de ácido desoxirribonucleico, o famoso DNA.

Teoricamente, com apenas um grama de DNA você pode armazenar 455 exabytes de informação, suficiente para portar informações de grandes empresas de tecnologia, como Facebook e o Google, e ainda com espaço de sobra! Essas informações são do site do New Scientist.

dna

Mas há um problema que os pesquisadores Suíços estão enfrentando, assim como os outros meios de armazenamento atuais o DNA também se degrada, a partir de reações com água e oxigênio. A solução advinda dos pesquisadores Robert Grass e Reinhard Heckel não é um procedimento tão novo assim, mas que pode fazer a diferença entre o êxito e o fracasso desta experiência. Os pesquisadores propuseram uma espécie de Fossilização. O DNA contendo as informações seria “embalado” em um vidro estável, sendo poupado de possíveis ações do tempo. Prevendo erros, Heckel pretende adicionar partes repetidas do DNA. Assim, se alguma das duas partes for perdida, a outra ainda poderá ser recuperada.

 

Agradeço a Karine Oliveira por me ajudar com este conteúdo.

Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar