Crítica: No Fim do Túnel

A trilha, a trama, o som, as tomadas de câmera… Tudo em No Fim do Túnel é familiar e reconhecível de alguma forma. Mesmo que você nunca tenha assistido a um filme argentino ou espanhol na vida, a sensação de que você já viu aquilo tudo em outro lugar é frequente durante todo o longa.

Isso porque a produção argentino/espanhola decidiu fazer um thriller que agradasse internacionalmente à todos os gostos. Copiando as formatos – ruins – e clichês básicos do gênero. Da garota isca “gostosa”, à atitude John McClane de um cadeirante, nada escapa dos fórmulas prontas do cinemão americano.

Na trama inconsistente, Joaquín (Leonardo Sbaraglia – um ótimo ator) é um cadeirante que vive solitário, com seu cãozinho moribundo em uma grande e velha casa, até que um dia, uma linda dançarina (Clara Lago) e sua filha, se candidatam para a locação de um dos quartos.

É óbvio que a presença das duas apazígua o jeito ranzinza do homem e até o cachorro morrediço ganha vida novamente. Tudo isso até ele descobrir que alguns homens perigosos estão construindo um túnel por baixo de sua casa para roubar um banco. Então ele resolve investigar e, porque não, ganhar uma pequena vantagem no negócio!

O filme não desenvolve nenhum de seus personagens e é somente uma narrativa bastante simplória sobre alguns assaltantes um tanto atrapalhados e um super cadeirante que está sempre um passo a frente de todos. Mesmo que você não entenda e que não fiquem claros os motivos que o levam a se envolver em uma situação tão perigosa e o porque de um homem, até então passivo e desleixado, ficar tão ágil e esperto.

Para coroar a falta de sentido e a pouquíssima coerência do roteiro, as cenas finais que deveriam ser de pura tensão, te fazem gargalhar como nunca!

Não dá para criticar os motivos que levaram a produção a utilizar esta linguagem mais simples e universal, afinal dinheiro sempre é bem vindo – o filme será distribuído pela Warner Bros. no mundo inteiro.

O único senão, é que o bom preceito indica que se for pra copiar, então que se copie e o que há de bom!! Porque neste aqui, com certeza miraram em O Plano Perfeito e acabaram acertando em Matadores de Velhinhas!

[c5ab_review c5_helper_title=”” c5_title=”” ]

*Agradecimento Especial: Warner Bros. Pictures

Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar