Criado o primeiro zoológico de micróbios do mundo

Quando pensamos em micróbios logo pensamos em doenças, não é mesmo? No entanto esses microrganismos são essenciais para nossa sobrevivência, e devido a sua importância foi criado em Amsterdam um zoológico de micróbios que expõe essas criaturas que representam dois terços da matéria biológica do mundo. Para que tudo isso fosse possível, foram investidos cerca de US$ 13 milhões. A ideia veio do diretor do zoológico, Haig Balian, que resolveu expor uma variedade de micróbios que vivem no local há 12 anos. “Zoológicos tradicionalmente tendem a mostrar apenas uma pequena parte da natureza, ou seja, os animais de maior porte”, disse ele. “Agora queremos apresentar a micronatureza”, concluiu Balian, que acredita que a importância dos micróbios em nosso dia a dia tem sido subestimada e não levada a sério há muitos anos, desde que o cientista holandês Antonie van Leeuwehok observou essas criaturas microscópicas no século 17.

capa-post

O que podemos ver no zoológico?

O zoológico (que também pode ser um museu, tudo depende do seu ponto de vista) parece também um grande laboratório, com fileiras de microscópios conectados a telas de televisão gigantes para que os visitantes possam observar e ter noção de tudo o que acontece com essas criaturas até então bastante desconhecidas.

Os visitantes podem olhar através de uma janela em um laboratório no qual diferentes tipos de micróbios são reproduzidos em placas de Petri e tubos de ensaio. Eles também podem assistir à reprodução das criaturas em um microscópio 3D especialmente projetado e construído para o zoológico.

Tags

Vitamina Nerd

Já constamos com as ilustres participações de Mário Rocha, Oscar Oliveira, Nivaldo Carvalho, Lucas Ribeiro, Nina Pires, Willian Fonseca, Renato Guimarães, Victor Mergulhão, Monica Miyuki, Willian Brito, Jonathan Villela, Diego Noviscki, Vinicius Soares, Daniel D’Amato, Felipe Sitr, André Descrovi e Tiago Melo.

Matérias Relacionadas

Close