F1 – O Filme

Ação, drama e velocidade, tudo misturado entre ficção e realidade.

Sinopse Oficial:

Dos Apple Original Filmes e dos cineastas de Top Gun: Maverick vem F1®, estrelado por Brad Pitt e dirigido por Joseph Kosinski. O filme é produzido por Jerry Bruckheimer, Kosinski, o renomado piloto de Fórmula 1® Lewis Hamilton, Pitt, Jeremy Kleiner, Dede Gardner e Chad Oman.
Apelidado de “o maior que nunca foi”, Sonny Hayes (Brad Pitt) foi o maior prodígio da Fórmula 1® nos anos 1990, até que um acidente na pista quase encerrou sua carreira. Trinta anos depois, ele é um piloto nômade contratado para diferentes corridas, até ser abordado por seu ex-companheiro de equipe, Ruben Cervantes (Javier Bardem), agora dono de uma equipe de F1® à beira do colapso. Ruben convence Sonny a retornar à Fórmula 1® para uma última chance de salvar a equipe e se tornar o melhor do mundo. Ele dividirá a pista com Joshua Pearce (Damson Idris), o novato talentoso da equipe, determinado a seguir seu próprio caminho. Mas, à medida que os motores rugem, o passado de Sonny volta a assombrá-lo, e ele descobre que, na F1®, seu companheiro de equipe pode ser seu maior rival – e que o caminho para a redenção não pode ser trilhado sozinho.
F1® também conta com Damson Idris, Kerry Condon, Tobias Menzies, Kim Bodnia e Javier Bardem, e foi filmado durante finais de semana nas pistas do Grand Prix, com a equipe competindo contra os gigantes do esporte.
Kosinski dirige a partir de um roteiro de Ehren Kruger. O filme tem produção executiva de Daniel Lupi. Trabalhando nos bastidores com Kosinski está sua equipe criativa, incluindo o diretor de fotografia Claudio Miranda, os diretores de arte Mark Tildesley e Ben Munro, o editor Stephen Mirrione, o figurinista Julian Day, a diretora de elenco Lucy Bevan e o compositor Hans Zimmer.

Uma volta arriscada entre o realismo e o espetáculo:

F1, o aguardado longa sobre o universo da Fórmula 1, acelera fundo ao tentar unir a adrenalina das pistas com um drama humano protagonizado por Brad Pitt. Dirigido por Joseph Kosinski (Top Gun: Maverick), o filme é ambicioso em sua proposta: capturar o realismo das corridas com cenas gravadas durante GPs reais da temporada 2023, ao mesmo tempo em que entrega uma trama emocional sobre redenção, rivalidade e paixão pelo automobilismo, além de contar com participação do Hepta Campeão da Formula 1, Lewis Hamilton, na produção, o que traz um pouco mais de credibilidade no enredo.

Técnica vs Emoção:

Visualmente, F1 é impressionante. Kosinski usa câmeras montadas em carros de verdade, ângulos internos imersivos e edição pulsante para entregar uma experiência visceral que faz jus à velocidade extrema da categoria. O som do motor, os detalhes dos boxes e a tensão de cada ultrapassagem são capturados com maestria. Uma curiosidade legal é que as filmagens que foram feitas nos carros, foram utilizados iPhones acoplados na carroceria, uma grande jogada da Apple para mostrar ao mundo e promover o poder das cameras do seu smartphone.

Enredo:

Pitt interpreta Sonny Hayes, um ex-piloto que retorna às pistas para treinar e correr ao lado de um jovem talento (Damson Idris) pela fictícia equipe APXGP. A história gira em torno da busca de ambos por respeito e vitória em um circuito dominado por gigantes — tudo isso com o pano de fundo da Fórmula 1 real, em uma fusão ousada entre ficção e realidade.

Entretanto, o roteiro nem sempre acompanha o ritmo. A narrativa segue uma estrutura previsível de “queda e ascensão”, e apesar da boa atuação de Brad Pitt, seu personagem carece de profundidade emocional. O filme acerta ao mostrar o peso psicológico dos pilotos, mas evita mergulhos mais corajosos em temas como política esportiva ou desigualdade técnica entre equipes.O roteiro apela muito nos clichês basicos do cinema, assim com em algumas cenas de Top Gun Maverick, mas isso não é um problema, pois você compra aquele clichê e tudo flui muito bem.

Destaques:

  • Brad Pitt está carismático, mesmo que não traga nada revolucionário ao papel, ele tem uma ótima interpretação, e muitas cenas de pilotagem foram feitas por ele.

  • Damson Idris é promissor e entrega um piloto jovem, arrogante, com energia, que acha que o sucesso pessoal é o mais importante

  • .Javier Bardem como chefe de equipe rouba algumas cenas com sua presença enérgica, mesmo estando lá apenas para fazer gestos de decepção e comemoração, sempre que aparece em cena, você sente que ele é uma pessoa muito importante naquele mundo.
  • Kerry Condon está bem, ela funciona como a bussola moral da equipe, onde tudo que acontece nas corridas passa por ela. Ela também é a responsável por toda a preparação dos carros, onde ela carrega um peso pessoal de entregar um excelente carro para os pilotos.
  • As cenas de ação e velocidade do filme são maravilhosas, as cameras internas nos carros, visão do piloto no cockpit, tudo faz você sentir aquela velocidade apresentada, o trepidar do carro no asfalto, as colisões, ultrapassagens, cada cena empolga.

Veredito:

F1, O Filme é empolgante, cheio de clichês que não atrapalham em nada, com muita ação e cenas bem feitas. Toda a parte interna da equipe, dos boxes, até das corridas, faz com que você se sinta dentro daquele universo, em alguns momentos até passando um ar de documentário. Os pernagens são carismáticos mas não possuem um desenvolvimento mais profundo, parecendo que o Diretor se preocupou mais com as questões da Formula 1 do que com os personagens. Também vale ressaltar que tudo foi gravados dentro da Formula 1, com os pilotos reais, carros e estrutura, trazendo ainda mais realismo para o filme.

Para finalizar, indicamos assistir na maior e melhor tela possível, pois o visual e também a sonoplastia do filme faz toda a diferença para uma ótima experiência.

Nota 8

E você, já assistiu? Deixe seu comentário e compartilhe o conteúdo.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar