História de um Casamento, não deixe passar batido

Noah Baumbach é um baita diretor. Quando lançou The Meyerowitz Stories, em 2017, ele surpreendeu o mundo por ter conseguido fazer Adam Sandler atuar bem. E isso porque ele também é um baita roteirista, que consegue captar como ninguém as nuances de um diálogo familiar, de uma relação entre pai, filhos e irmãos ou de um casal, como é o caso do novo filme dele História de um Casamento, uma produção da Netflix que estreou dia 06 de dezembro na plataforma (e foi lançada algumas semanas antes em cinemas selecionados).

Baumbach é um diretor discreto, sem marcas óbvias em seus filmes. Até mesmo suas histórias são mundanas, de pessoas comuns passando por momentos não tão especiais. Dessa forma, fica difícil dizer o que é tão bom em seus filmes.

Adam Driver em História de um Casamento
Adam Driver

História de um Casamento – Cada um pro seu lado

Eu não esperaria um divórcio pacífico entre a Viúva Negra e o Kylo Ren. Mas o que Baumbach consegue entregar é algo fantástico. Ao mesmo tempo em que você torce pelos dois, você percebe a escrotice de cada um e odeia ambos por se machucarem mutuamente. Um divórcio é um processo desgastante, e é possível entender como ele vai perdendo o controle à medida que o filme vai avançando.

E o filme te prende nos diálogos bagunçados que somente pessoas que se conhecem há muito tempo são capazes de ter. É um romance sem romance, uma comédia sem humor; então, é um drama dos bons, mas não chega a ser triste. Pode se dizer que é uma obra perfeita para quem odeia advogados e adora ver atores nas melhores atuações de suas vidas.

Scarlett Johansson em História de um Casamento
Scarlett Johansson

Johansson & Driver

É, definitivamente a melhor atuação das carreiras de Scarlett Johansson e Adam Driver. Quando juntos em cena, um ator eleva o outro, de uma forma magnífica. Não só os diálogos soam naturais e convincentes, mas a forma como eles são entregues é absolutamente primorosa. As maiores emoções com o filme não ocorrem particularmente por conta da história, mas por conta dos atores.

Em especial, Adam Driver novamente é o grande nome do filme. O cara já é um dos melhores atores da atualidade e, depois de terminar de assistir História de um Casamento, soa até injusto que ele fatalmente vai perder o Oscar deste ano para um palhaço.

Laura Dern e Scarlett Johansson

De qualquer forma, o filme certamente vai ter algumas indicações na temporada de premiações cinematográficas que se inicia agora. Ele já é o filme com mais indicações ao Globo de Ouro, com indicações para dois atores principais, para Laura Dern como coadjuvante, trilha sonora, roteiro e melhor filme. Ray Liotta foi esquecido, mas também merecia uma indicação pelo seu papel.

E um filme com tantos talentos simultâneos merece um pouco mais de atenção. Talvez ter sido obrigado a dividir a publicidade de lançamento com o já clássico O Irlandês escondeu este longa um pouco dentro do catálogo da Netflix, mas vale a pena ir atrás dessa obra, nem que seja para ver Adam Driver e Scarlett Johansson gritando um com o outro.

História de um Casamento

Nome Original: Marriage Story
Direção: Noah Baumbach
Elenco: Adam Driver, Scarlett Johansson, Laura Dern, Ray Liotta
Gênero: Comédia, Drama, Romance
Produtora: Heyday Films
Distribuidora: Netflix
Ano de Lançamento: 2019
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar