King Richard: Criando Campeãs

G.O.A.T. é um jargão popular que significa “Greatest Of All Time”, o melhor de todos os tempos em alguma área, ou seja, o Pelé de seu respectivo esporte. No tênis feminino, é quase unanimidade que a tenista americana Serena Williams é a melhor de todos os tempos, e começa aqui com esse spoiler de “King Richard: Criando Campeãs“, filme que explora a infância e o complicado início de carreira das irmãs tenistas Venus e Serena Williams.

E o filme explora essa história através do ponto de vista do pai das meninas, Richard Williams, que teria escrito um manifesto detalhando toda a carreira das filhas e planejado essa loucura toda. Supostamente, é claro.

King Richard: Criando Campeãs

Produtora Williams para King Richard

O primeiro detalhe a ser destacado ao se assistir ao filme é que as irmãs Serena e Venus são as produtoras do filme. Então ele certamente possui um viés de positivo em relação ao protagonista. Superando essa barreira enviesada, o filme é excelente: uma linda história de dedicação e superação. Não estraga muita coisa já saber o final; saber que o plano vai dar certo desde o começo.

A história é bem crível e, como sempre acontece em filmes do tipo, é muito legal sair do cinema e ir procurar no Google a realidade por trás das partes mais curiosas – e mais legal ainda assisti-las de verdade.

As atuações estão soberbas: temos aquele Will Smith que lembra “À Procura da Felicidade“, numa das melhores performances de sua carreira – e talvez a melhor atuação do ano, não seria ruim o cara levar um Oscar. As crianças também estão muito bem e é fantástico o quanto elas lembram as tenistas de verdade.

King Richard: Criando Campeãs

A realidade

É claro que, sendo um filme biográfico de figuras tão proeminentes, tem muita polêmica em cima. A começar com o personagem principal, que parece endeusado. Ao que tudo indica, o verdadeiro Richard Williams era muito mais egocêntrico e duro do que o filme mostra. Além disso, traiu a esposa repetidas vezes e teve um monte de filhos fora do casamento – fato que é levemente citado em um momento do filme, mas que gerou um desdobramento muito maior na vida real.

Deve ser difícil para quem foi abandonado pelo pai, que saiu para comprar uma bicicleta e nunca mais voltou, vê-lo retratado de forma tão bonita em uma obra que já está nas listas de cotações aos indicados ao Oscar de melhor filme.

A vida real tem diversas nuances extremamente complexas. Mas quem preferir ignorá-las por duas horas vai curtir um dos melhores filmes do ano, com uma das melhores atuações. E vai valer a pena.

King Richard: Criando Campeãs

Nome Original: King Richard
Direção: Reinaldo Marcus Green
Elenco: Will Smith, Aunjanue Ellis, Jon Bernthal, Saniyya Sidney, Demi Singleton
Gênero: Biografia, Drama, Esportes
Produtora: Overbrook Entertainment
Distribuidora: Warner Bros.
Ano de Lançamento: 2021
Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar