O Caravaggio Roubado, arte e máfia se misturam

O Caravaggio Roubado parte de um dos 10 crimes mais famosos da história da arte, o roubo do quadro “Natività”, do pintor italiano Caravaggio, pela máfia. Na vida real, o quadro foi roubado em 1969 do Oratório de San Lorenzo e, desde então, é uma das pinturas mais procuradas pelo FBI.

No filme, Valeria é uma jovem secretária de um produtor de cinema que leva uma vida isolada e escreve scripts anônimos para um roteirista de sucesso, Alessandro Pes. Um dia então ela é abordada por um homem misterioso que lhe conta a história de um crime. Quando vai para casa, ela usa o relato para escrever o próximo roteiro de Alessandro, que é aguardado ansiosamente pelos produtores. A nova trama é perigosa, pois conta a história do misterioso roubo da pintura “Natività”, de Caravaggio. Valeria logo se verá em situações completamente diferentes do que está acostumada a viver.

Micaela Ramazzotti é Valeria em O Caravaggio Roubado
Micaela Ramazzotti é Valeria

O Caravaggio Roubado

Este é um daqueles filmes que não podemos revelar praticamente nada para que a experiência seja interessante. Até algumas partes da sinopse eu removi para que o filme fique mais divertido. É importante destacar que o filme é longo, tem quase duas horas, portanto, vá ao cinema sem sono! E claro, fique atento. A trama traz muitas reviravoltas e muitos personagens.

O que posso adiantar também é que a trama é de suspense, mas arranca alguns sorrisos pelo caminho. Claro que há clichês, como uma personagem loira burra que usa estampa de oncinha; jogos de sedução copiados de outros filmes, como o próprio diálogo confessa; e inegavelmente, homens cafajestes. Há também a trilha de suspense que força um pouco, mas no fim das contas, O Caravaggio Roubado pode entreter e divertir.

O Caravaggio Roubado que vai pra lá e pra cá
O quadro que vai pra lá e pra cá

O roteiro nos mostra que o cinema e o submundo sempre tiveram uma boa relação. É capaz até de nos perdermos na hora de saber quem está envolvido no esquema da máfia e quem está somente sabendo de um filme sendo escrito com base em uma obra roubada. Praticamente todos tem envolvimentos suspeitos.

Que tal?

Dirigido por Roberto Andò (Viva a Liberdade!), traz uma trama cheia de suspense, mistério e perseguição. No  elenco estão Micaela Ramazzotti, Alessandro Gassmann, Renato Carpentieri, Laura Morante e Gaetano Bruno, entre outros. Exibido em 2018 nos festivais de Veneza e do Rio de Janeiro, O Caravaggio Roubado estreia em circuito comercial em 23 de maio, com distribuição da Pagu Pictures.

Se você gosta de filmes italianos, essa é uma boa pedida. Além de assistir algo com um idioma muito bonito, pode ver as belas locações onde o filme foi rodado.

O Caravaggio Roubado

Nome Original: Una Storia Senza Nome
Direção: Roberto Andò
Elenco: Jerzy Skolimowski, Laura Morante, Alessandro Gassman, Micaela Ramazzotti, Renato Scarpa, Renato Carpentieri, Paolo Graziosi
Gênero: Drama, Suspense
Produtora: BiBi Film
Distribuidora: Pagu Pictures
Ano de Lançamento: 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar