Xbox One x PS4: O que nós sabemos até agora
Agora que a Sony e a Microsoft revelaram seus planos para seus respectivos consoles, é hora de fazermos uma breve comparação entre os dois, e como eles se saem um em relação ao outro. Embora suas especificações técnicas sejam similares, de fato o que irá separar os dois consoles serão seus serviços e como eles irão utilizar seus softwares. Uma ótima noticia para os desenvolvedores é a mudança para uma arquitetura mais parecida com a dos PC’s, com o uso de processadores com a arquitetura x86, o que significa que eles poderão se preocupar apenas com o desenvolvimento dos jogos, algo que não acontecia na geração passada de consoles, onde muitas vezes havia problemas de compatibilidade devido às diferenças entre as plataformas.
Os dois fabricantes declararam que seus consoles virão equipados com um processador de 8 núcleos, e pelo jeito eles serão combinados com um processador de gráficos em um único chip conhecido como APU, mas sem números específicos fica difícil julgar qual dos dois sistemas pode produzir gráficos tecnicamente melhores, embora a Microsoft tenha uma vantagem graças ao DirectX. O hardware do PS4 irá utilizar a API OpenGL, e provavelmente irá suportar a continuação da Playstation Graphics Library, e talvez por este motivo os desenvolvedores que utlizam o PC como sua plataforma base consigam portar jogos para Xbox One com mais facilidade do que para o PS4. Com 8gb de ram compartilhados entre a CPU e GPU, a Sony que utilizará memórias DDR5 em seu sistema levará vantagem em relação a Microsoft que optou por memórias DDR3. Outra característica compartilhada pelos dois consoles é a capacidade de gravar e compartilhar automaticamente gameplays, com a Sony levando vantagem novamente em relação a possibilidade de fazer livestreams.
A Microsoft mostrou durante sua conferência, as capacidades de multitasking do Xbox One, com controles fluidos e intuitivos feitos por comandos de voz e também com o kinect. Já a Sony mostrou somente sua câmera por enquanto, o Playstation4Eye, e ficamos no aguardo de mais detalhes sobre as atualizações do PlaystationMove e seu sistema de reconhecimento de voz. Os dois consoles trouxeram inovações quanto a seus controles, com o destaque ficando com a Sony com um touchpad integrado ao novo controle além de suporte ao PlaystationMove. Vale lembrar que ainda existe muito a ser descoberto em relação aos dois consoles e hoje podemos perceber que a briga dessa geração não será tanto em relação aos gráficos, mas sim aos serviços disponibilizados e sua integração com plataformas sociais.