42ª Mostra Internacional de Cinema

Começa hoje, dia 18 de outubro a 42ª Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo. São mais de 300 filmes na sua programação. Vindos dos mais diversos países, como Alemanha, Argentina, Brasil, Camboja, Guatemala, Lituânia, México e muito mais.

Em 2018, a Mostra homenageia o médico e escritor Drauzio Varella, com uma mesa que discute seu trabalho. Além disso, será exibido o curta Converse Com ele, de Barbara Paz, que conta com a participação de Drauzio e os cineastas Jafar Panahi e Hirokazu Kore-eda.

Confira alguns dos títulos em cartaz na mostra internacional de cinema

Você pode assisti-los em cinemas como Cinesesc, Espaço Itaú, CineArte Petrobrás, Caixa Belas Artes, entre muitos outros. Inclusive há sessões ao ar livre e gratuitas!

Pedro e Inês: O Amor Não Descansa (Pedro e Inês)

Inspirado na conhecida história de Pedro e Inês de Castro. O filme apresenta Pedro, um homem internado num hospital psiquiátrico por viajar de carro com o cadáver da sua amada Inês para transformá-la em rainha depois de morta.

A narrativa recorda, simultaneamente e de forma poética, três vidas de Pedro. Em Portugal, na Idade Média como o infante Dom Pedro; Pedro Bravo, o arquiteto no tempo presente; e Pedro Rey, vivendo em uma comunidade auto sustentável em um futuro distópico. Com figurino e caracterização impecáveis, a história traz algumas metáforas para o amor romântico. Há a presença constante de gaiolas em todas as realidades apresentadas. Inegavelmente, o amor de Pedro é tão grande, que parece que ele foi enfeitiçado e se encontra preso nesse sentimento arrebatador.

Pedro e Inês em sua realidade de Idade Média
Pedro e Inês em sua realidade de Idade Média

Culpa (Den Skyldige)

Nesse filme dinamarquês, um correspondente de sistema de alarmes, Asger (Jakob Cedergren) atende a ligação de uma mulher que está sendo sequestrada, e então, tem que fazer de tudo para encontrá-la antes que seja tarde demais.

O único cenário do filme é a central que recebe as ligações de emergências. O espectador acompanha na maior parte do tempo, Asger ao telefone. Tudo o que acontece fora dali, nós só ficamos sabendo pelos efeitos sonoros que ouvimos. O longa é tenso, cheio de suspense e deixa o espectador agoniado e preso à tela o tempo todo.

Cena do filme Culpa
Cena do filme Culpa

Guerra Fria (Zimna Wojna)

Uma história de amor entre duas pessoas de origens distintas e temperamentos diferentes. Fatalmente incompatíveis, mas ainda assim condenadas uma à outra. Tendo como pano de fundo a Guerra Fria na década de 1950 na Polônia, em Berlim, na antiga Iugoslávia e em Paris, o filme retrata um amor impossível em tempos impossíveis.

Esta é uma verdadeira viagem musical pelo mundo. O filme foi o vencedor do Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes. Todo em preto e branco, o longa é lindíssimo e contém muitas músicas, que assim como o casal, se transformam com o tempo. Repleto de sentimento, vale a pena assistir!

Guerra Fria, uma co-produção Polônia, França e Reino Unido
Guerra Fria, uma co-produção Polônia, França e Reino Unido
A Rota Selvagem (Lean on Pete)

Charley (Charlie Plummer) é um garoto de 15 anos, que vive com o pai solteiro (Travis Fimmel) e está sempre precisando de dinheiro. Ele arruma então um emprego como ajudante de um cuidador de cavalos (Steve Buscemi) e acaba ficando muito próximo de um dos cavalos dele: Lean on Pete.

A Rota Selvagem tem um elenco relativamente famoso, composto por Chloë Sevigny e Steve Zahn, além de Buscemi, claro, e quer falar sobre amadurecimento e sobre a passagem da infância para a vida adulta, mas embora ele tenha momentos interessantes, o filme é longo e acaba ficando monótono com o tempo.

Charlie Plummer em cena de A Rota Selvagem
Charlie Plummer em cena de A Rota Selvagem

A 42ª Mostra Internacional de Cinema acontece do dia 18 ao dia 31 de outubro. Aliás, não são somente filmes novos. Há também restaurações, assim como competições e apresentações especiais! Para a lista completa dos filmes exibidos e mais informações, consulte o site oficial.

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar