5 filmes de viagem no tempo que você precisa assistir!
Aproveitando a data de chegada de Marty Mcfly a,exatamente hoje, 21 de Outubro de 2015 – data esta que se tornou quase comemorativa nas redes sociais – separamos 5 filmes cuja temática segue o mesmo norte da épica e atemporal saga “De Volta para o Futuro”: Viagem no tempo.
A Máquina do Tempo
Alexander Hartdegen, interpretado por Guy Pearce, é um físico cujas atenções voltam-se para duas coisas: sua noiva Emma e a possibilidade de viajar no tempo. Obcecado com a ideia de poder conhecer novas épocas, o jovem cientista trabalha incansavelmente em um projeto de uma máquina do tempo. Após sua esposa ser assassinada, Alexander se vê forçado a testar sua engenhoca sem muitas certezas de que irá funciona e,para o seu espanto, funciona; fazendo com que ele retorne até o momento da morte da noiva para que então ele possa evitar o fato. Essa experiência sai do controle, permitindo que o jovem cientista viaje a várias eras muito distantes de sua época de origem e conheça novas formas de civilizações, vivendo aventuras que desafiam a sua capacidade de adaptação.
O filme é dirigido por Simon Wells e é baseado no livro homônimo de H. G. Wells, de 1895. Para quem gosta de filmes antigos, a primeira produção do longa se deu em 1960 soba direção de David Duncan.
Bill e Ted: Uma Aventura Fantástica
Essa hilária e bizarra comédia protagonizada por Keanu Reevers e Alex Winter, é um prato cheio para quem gosta de comédia, viagem no tempo, história e Rock’n Roll.
O enredo gira em torno de dois amigos, Bill (Alex Winter) e Ted (Keanu Reeves) que possuem o sonho de qualquer garoto de 17 anos: Ter uma banda de Rock de sucesso. Mas um pequeno detalhe coloca em risco o sonho dos garotos. Para não ser reprovado na escola e ser mandado para uma escola militar, Ted terá que apresentar um extenso relatório de história, disciplina esta que o jovem não se interessa nenhum pouco. O jovem então se vê desesperado com a possibilidade de ter seus sonhos arruinados, até que, convenientemente, em uma noite, Bill e Ted são abordados por um estranho que lhes mostra uma forma de viajar no tempo e colher as informações necessárias para o projeto de história. A geringonça temporal não é nada mais nada menos que uma cabine telefônica.
Em posse da maquina do tempo, Bill e Ted viajam para várias épocas recrutando personalidades icônicas da história, como Sócrates, Freud, Joana Dark e outros, e, consequentemente, causando uma confusão na linha do tempo que conhecemos.
O filme é dirigido por Stephen Herek e possui uma continuação intitulada “Bill e Ted: Dois Loucos no Tempo.
Donnie Darko
O filme, sendo uma arte, e a arte, tendo como essência a interpretação subjetiva de quem a executa e de quem a aprecia, forma vários pontos de vista acerca da mesma coisa; mas em termos de filmes, poucas produções proporcionam tantas interpretações como Donnie Darko. O thriller de suspense conta a história de Donnie Darko (Jake Gyllenhaal), um garoto problemático que já foi preso por atear fogo em uma casa. Em uma noite, Donnie recebe a visita de um monstruoso coelho que possui estatura humana e que o leva para um campo de golfe, onde Donnie passa a noite. Ao encontrar o coelho novamente, este explica à Donnie que lhe tirou de casa para a sua própria segurança, já que naquele dia o quarto do protagonista seria atingido por uma turbina de avião e o atingiria enquanto estivesse dormindo. O coelho então passa a fazer profecias sobre o fim do mundo. Donnie então, passa a investigar as intenções do coelho e se vê envolvido em uma trama relacionada a viagens no tempo, buracos de minhoca, adolescência e possíveis transtornos de personalidade.
É um filme que irá fazer o espectador refletir por dias até encontrar uma explicação lógica para todos os acontecimentos mostrados no filme. A película tem o roteiro e direção de Richard Kelly, diretor conhecido por promover a reflexão profunda nos filmes que dirige.
A Ressaca
Quem nunca imaginou poder voltar ao passado e mudar um fato aqui e ali que fariam com que a sua realidade atual fosse completamente diferente ? É exatamente esse desejo que é retratado na comédia dirigida por Steve Pink, A Ressaca.
Quatro amigos fracassados em suas vidas, Adam (John Cusack) -que foi abandonado pela namorada e vive uma vida infeliz, Lou (Rob Corddry) – um “enrolão” que não obtém sucessos no que se propõe a fazer, Nicky Webber (Craig Robinson), um músico desiludido e controlado pela esposa, e Jacob (Clark Duke), um fanático por vídeo games que possui dificuldades em se relacionar com o mundo real – formam o time de protagonistas dessa divertidíssima produção.Durante uma viagem à um chalé nas montanhas, que antes foi o palco do ápice da vida dos protagonistas, regada a muita bebedeira, os 4 amigos entram numa banheira e acordam, inexplicavelmente, nos anos 80, no momento em que estavam realizando uma excursão com a turma do colégio para o mesmo lugar. Os 4 perdidos no tempo então iniciam uma corrida para manter os fatos ocorridos naquele dia, mas no passado, inalterados, de forma que a linha de tempo contínua se mantenha preservada. Ele só não contavam que essa missão se torna muito mais difícil quando você já tem conhecimento do que irá acontecer.
O filme rende muitas risadas e agrada a todo os tipos de público, em especial aqueles que curtem o cenário adolescente dos anos 80.
A Casa do Lago
Por que não só de aventuras se vive a viagem do tempo.
A casa do lago é um romance/drama protagonizado por Keanu Reeves e Sandra Bullock ,e dirigido por Alejandro Agresti. O filme se desenrola entre dois anos destintos que de alguma forma se encontram através de uma casa de que fica à beira de um lago.
Kate Foster ( Sandra Bulock) é uma médica cuja vida agitada da cidade grande e da profissão a obrigam a passar , periodicamente, alguns dias em sua casa no lago em busca de refúgio da vida moderna. Ela está em 2006.
Alex Wyler (Keanu Reeves), um arquiteto talentoso, porém frustado, decide visitar a casa do lago, que foi construída por seu pai, mas que agora se encontra bastante maltratada e decide colocá-la em ordem. Ele está em 2004.
O casal partilha da mesma casa, no “mesmo momento”, mas em anos diferentes. Através de uma caixa de correio, que se mostra um portal entre esses dois anos, o casal passa a se corresponder e aos poucos se dão conta dessa lacuna temporal ao mesmo tempo em que começam a nutrir sentimentos um pelo outro; o que adiciona mais um pouco de complicação à trama toda. Apaixonados, o casal procura formas de se encontrarem em algum lugar em comum no espaço-tempo.
O filme usa de forma inteligente a sacada “viagem no tempo + romance” e atinge com sucesso objetivo de causar ao público a angustia causada pela torcida em ver o casal unido.
Essas são algumas dicas que o Vitamina Nerd tem para você que ainda não conhecia a vasta gama que o tema “viagem no tempo” pode proporcionar no universo cinematográfico. Aproveitem.
Não se percam no tempo, e se se perderem, divirtam-se !!!