A Música da Minha Vida, uma K7 de Bruce Springsteen

Inspirado em uma história real e baseado no livro de memórias de Sarfraz Manzoor (Greetings from Bury Park: Race, Religion and Rock N’ Roll), A Música da Minha Vida foi dirigido por Gurinder Chadha e escrito por Manzoor, Chadha e Paul Mayeda Berges.

Esta é uma história contagiante sobre coragem, amor, esperança, família e a capacidade única que a música tem de elevar o espírito humano. Javed (Viveik Kalra) é um adolescente britânico filho de paquistaneses, que vive na cidade de Luton, Inglaterra, em 1987.

Viveik Kalra é Javed em A Música da Minha Vida
Viveik Kalra é Javed em A Música da Minha Vida

Então, desde criança ele desenvolve um gosto pela escrita e em meio às turbulências econômicas e raciais da época, ele faz poesia como uma forma de escapar da intolerância da cidade e da inflexibilidade de seu pai tradicional. Em sua casa, qualquer dinheiro ganho por qualquer um é sempre entregue ao pai. Super conservador, ele é o único que pode opinar ali. Assim, todos devem abaixar suas cabeças.

A Música da Minha Vida

Javed raramente pode sair de casa sem que seja para ir à escola ou ao trabalho. Pois nem nas festas na casa do amigo de infância, seu vizinho, ele é autorizado a ir. Que vida chata. Mas um belo dia, um de seus colegas de escola lhe apresenta as músicas de Bruce Springsteen, então Javed vê paralelos entre sua vida simples e as poderosas letras.

O amigo de infância e seu pai: os cabelos dos anos 80

À medida que ele descobre um escape catártico para seus próprios sonhos reprimidos, ele também começa a encontrar coragem para se expressar com sua própria voz. Isso nos é mostrado de forma bela e dinâmica, onde o rapaz é confrontado pelas letras das canções invadindo sua mente e a tela do cinema.

Assim, as melhores sequências são aquelas com as músicas do ídolo, como a primeira vez que o rapaz o escuta em meio a um temporal; ou então quando ele e seus amigos correm pela cidade. Ah, não posso esquecer de mencionar que Javed também tem um belo empurrãozinho de sua professora de literatura. Além disso, diferentemente da história de vida original, Javed tem uma namorada militante que também faz diferença nas suas escolhas.

Hayley Atwell é a professora
Hayley Atwell é a professora

The Boss

A história é realçada pela música e letras poéticas de Springsteen, que deu à diretora sua benção desde a origem do filme. Portanto, esse é um daqueles filmes que ao final nos mostra as fotos dos verdadeiros personagens desta história real. Podemos ver que o jornalista Sarfraz Manzoor hoje em dia é praticamente amigo de Springsteen e já foi a mais de 150 shows do artista.

Gurinder Chadha é a diretora e roteirista daquele filme Driblando o Destino (Bend It Like Beckham, 2002) que passou bastante na Sessão da Tarde. Assim como Javed, a protagonista deste filme anterior também sofria muitos preconceitos por conta de sua origem e daquilo que gostaria de fazer da vida, no caso, jogar futebol.

A Música da Minha Vida
Olha que fofinho

A Música da Minha Vida traz uma bela história de amadurecimento, de se encontrar em meio ao caos, de saber o que se ama e encontrar sua verdadeira vocação. Sua trilha sonora é maravilhosa, além de “The Boss” traz clássicos da década como Pet Shop Boys, A-ha e Tears for Fears.

O filme é leve, gostoso de assistir, traz ótimos figurinos oitentistas e aspectos da cultura paquistanesa. Vale a sessão! Nos cinemas a partir de 19 de setembro.

A Música da Minha Vida

Nome Original: Blinded by the Light
Direção: Gurinder Chadha
Elenco: Viveik Kalra, Kulvinder Ghir, Meera Ganatra, Aaron Phagura, Dean-Charles Chapman
Gênero: Comédia, Drama, Música
Produtora: Bend It Films
Distribuidora: Warner Bros.
Ano de Lançamento: 2019
Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar