Yesterday – E se os Beatles não existissem?

Em Yesterday, Jack Malik (Himesh Patel) é um cantor e compositor que deseja ser famoso, mas que nunca consegue emplacar nenhuma música. Um dia ele sofre um acidente e acorda em um mundo onde ele é a única pessoa que se lembra dos Beatles.

Munido do conhecimento de todas as músicas do quarteto inglês, Jack então, começa a apresentar as composições como suas e passa a fazer um sucesso estrondoso.

Jack

O protagonista de Yesterday é Jack Malik, um jovem inglês que deseja ser músico desde criança. Ele escreve suas próprias músicas e se apresenta em bares, mas nunca faz muito sucesso, embora tenha sempre o apoio de sua melhor amiga e empresária Ellie (Lily James). O que parece a maior tragédia da sua vida, um acidente de bicicleta, se torna sua grande chance.

Himish Patel em cena do filme Yesterday
Himish Patel em cena do filme

Depois de quase morrer no acidente, Jack acorda em um mundo onde ninguém além dele, se lembra dos Beatles. Assim, ele não pensa duas vezes antes de vender as composições do quarteto como sendo de sua autoria. No entanto, todas as ações tem consequências e é obvio que uma hora, as ações de Jack cobram seu preço.

Mas existem muitas coisas interessantes em Jack. Primeiro de tudo, ele não é um músico realmente extraordinário e embora ele e Ellie acreditem que um dia ele vai ser um grande sucesso, a plateia logo percebe que ele só faz sucesso mesmo quando começa a cantar as músicas dos Beatles. Esse é um protagonista que é, no mínimo, diferente, já que geralmente acompanhamos personagens que são dotados de características extraordinárias. Não é que Jack não tenha qualidades ou que seja uma pessoa ruim, mas ele é um homem mediano, como qualquer um.

Ellie e Jack gravam as músicas dos Beatles
Ellie e Jack gravam as músicas dos Beatles

Um protagonista diferente

Outro ponto interessante é que Jack é descendente de indianos, o que é muito interessante e muito importante, uma vez que sempre somos apresentados a personagens brancos, especialmente quando a nacionalidade ou as ascendências dos personagens não são especificadas.

Danny Boyle já tinha nos apresentado personagens indianos em Quem Quer Ser Um Milionário?, mas esse é um filme que se passa na Índia e onde as nacionalidades dos personagens são bem demarcadas. Em Yesterday, filme que se passa na Inglaterra, Jack poderia ter qualquer descendência, então é interessante que Boyle tenha decidido ir por esse caminho.

Os Beatles

Os Beatles são uma parte importante de Yesterday, embora eles não apareçam no filme. Diferentemente de Across The Universe, por exemplo, que usa as músicas dos Beatles, mas se passa em um universo onde os Beatles nunca existiriam, Yesterday se passa em um universo onde os Beatles existiram, porém de alguma maneira misteriosa sumiram da memória de todas as pessoas, menos de Jack.

Ed Sheeran interpreta ele mesmo no filme
Ed Sheeran interpreta ele mesmo no filme

Independentemente disso, eles são citados o tempo todo, inclusive antes do acidente. Os diálogos são repletos de referências às músicas e somos colocados em situações que fazem referências diretas à carreira da banda, como por exemplo, o famoso show no telhado.

Quando Jack começa a apresentar as músicas dos Beatles como sendo próprias, o mundo abre as portas para ele e dessa maneira, Yesterday se torna uma grande homenagem à banda. Fica claro que, embora Jack seja um músico mediano, os Beatles eram extraordinários, e o mundo definitivamente não seria o mesmo sem eles.

As músicas

Yesterday é um filme que tem cenas musicais, uma vez que seu protagonista é músico e que nós o assistimos se apresentando em diversos momentos, mas ele não pode ser considerado um musical clássico.

Yesterday faz varias referências aos Beatles
Yesterday faz varias referências aos Beatles

Nenhuma das músicas que Jack canta exprime o que ele está sentindo ou dá prosseguimento à história, como acontece em outros musicais. E as cenas musicais acontecem basicamente no palco, como em cinebiografias de músicos.

Mas, naturalmente, a trilha sonora é composta por músicas dos Beatles, e entre elas estão Let It Be, I Want To Hold Your Hand, I Saw Her Standing There, The Long & Winding Road, Hey Jude e Yesterday. Algumas das músicas são interpretadas por Himesh Patel e outras pelos próprios Beatles.

Além disso, Yesterday também tem na sua trilha sonora algumas músicas de Ed Sheeran, como You Need Me, I Don’t Need You e One. O filme não tem grandes números musicais, nem coreografias, mas apresenta uma boa trilha sonora que deixa a plateia cantarolando e com vontade de ouvir toda a discografia dos Beatles assim que sai do cinema.

Lily James como Ellie
Lily James como Ellie
Aspectos técnicos de Yesterday

Yesterday pode ser caracterizado como uma comédia musical e funciona muito bem. O longa tem uma trama interessante e divertida, personagens bem escritos e uma boa trilha sonora.

O filme começa muito bem e segura o espectador durante bastante tempo, uma vez que supõe uma hipótese absurda, mas não por isso, menos engraçada. No entanto, no meio, ele fica um pouco lento, enquanto tenta desenvolver aspectos da vida particular de Jack e da relação do protagonista com Ellie, que não é muito delimitada no começo.

Jack e Ellie
Jack e Ellie

Yesterday tem boas atuações, como a de seu protagonista que segura bem o filme e Lily James que interpreta uma personagem adorável, que faz a gente torcer por ela. Além disso, o longa tem algumas participações especiais interessante, como Kate McKinnon, que interpreta uma empresária gananciosa e Ed Sheeran interpretando a si mesmo e mais do que disposto a tirar sarro da sua própria personalidade.

As participações fazem bastante diferença no resultado final do filme e são mais um ponto divertido de Yesterday.

Joel Fry em cena de Yesterday
Joel Fry em cena de Yesterday

Existe um grande cuidado em fazer referências aos Beatles, o que deixa claro que houve muita pesquisa e que vai agradar os fãs da banda, ou qualquer pessoa que saiba um pouco sobre a história deles, mas Yesterday não é um filme voltado unicamente para os Beatlemaníacos, pois pode entreter qualquer pessoa que esteja disposta a acreditar no universo que o filme propõe.

Com uma grande trilha sonora e um bom elenco, Yesterday é um filme divertido, que presta uma grande homenagem aos Beatles. O filme já está em cartaz.

Yesterday

Nome Original: Yesterday
Direção: Danny Boyle
Elenco: Himesh Patel, Lily James, Ed Sheeran, Kate McKinnon, Joel Fry
Gênero: Comédia, Musical
Produtora: Working Title Films
Distribuidora: Universal Pictures
Ano de Lançamento: 2019
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar