O Menino que Fazia Rir, a tragédia de um comediante

Hans-Peter Kerkeling (interpretado no filme por Julius Weckauf) é um dos maiores comediantes da Alemanha, e é capaz de fazer qualquer pessoa rir, mas o que ninguém sabe é que sua infância foi repleta de eventos trágicos que ele enfrentava com humor. O Menino que Fazia Rir nos apresenta também sua extraordinária família: sua mãe (Luise Heyer), uma mulher gentil e um tanto cética; seu pai (Sönke Möhring), um homem trabalhador que não tem muito tempo para a família; e seus avôs e avós, extremamente dedicados aos netos.

O filme mostra uma família divertida e unida, inclusive entre membros que são ligados apenas pelo casamento dos pais de Hans-Peter e pelo seu nascimento e de seu irmão. Muitos dos momentos divertidos se dão quando Hans-Peter está com seus familiares.

Hans-Peter e a avó
Hans-Peter e a avó

Para a plateia, fica a vontade de fazer parte daquilo, mesmo que seja somente durante a sessão.

O Menino que Fazia Rir

Outro ponto marcante do filme é o humor. Hans-Peter mostra uma vocação óbvia para fazer rir desde pequeno e por isso, o acompanhamos fazendo imitações, cenas e piadas que mais tarde fariam parte de seu repertório.

Hans-Peter também usa o humor para lidar com os seus problemas. No começo, são problemas pequenos, como a provocação dos amiguinhos da escola e o medo de passar vergonha; mais tarde, o humor se torna a ferramenta de Hans-Peter para sobreviver a uma série de momentos tristes que a vida lhe impõe.

Hans-Peter encara a vida com humor
Hans-Peter encara a vida com humor

O Menino que Fazia Rir não é só uma cinebiografia, mas também é uma ode ao riso e uma lição de que muitas vezes, rir é mesmo o melhor remédio.

Aspectos técnicos de O Menino que Fazia Rir

O Menino que Fazia Rir é um filme simples, que não usa muitos efeitos e nem tem um roteiro extremamente elaborado. Por outro lado, a caracterização é bem feita e nos transporta para a década que retrata. Ele se dedica a contar a infância de Hans-Peter, mas nos da diversos elementos de quem é o Hans-Peter adulto.

O filme intercala momentos de diversão com momentos tristes, seja quando acompanhamos a família, ou quando assistimos às graças de Hans-Peter, se tornando uma mistura de comédia e tragédia. Pode parecer uma combinação absurda, mas os dois gêneros se complementam, como se um não existisse sem o outro.

Luise Heyer em cena do filme O Menino que Fazia Rir
Luise Heyer em cena do filme

Uma vez que é um filme que fala de infância, o clima é bem nostálgico, daqueles que levam a plateia de volta à sua própria infância e às suas próprias memórias, o que combina com a mensagem que o filme quer passar.

Veja aqui mais cinebiografias

Boa parte da qualidade do filme se deve ao elenco, que está muito bem e que prende a atenção dos espectadores. Luise Heyer, que interpreta a mãe de Hans-Peter, consegue acompanhar a ideia do filme e nos entrega uma atuação que tem comédia e tragédia. No entanto, a grande revelação do elenco é Julius Weckauf, que é uma gracinha e extremamente divertido.

O único problema é exclusivo do mercado brasileiro, uma vez que o biografado não é conhecido aqui. Portanto, fica difícil fazer uma comparação entre a pessoa real e o personagem na tela ou sequer saber se a trama tem algum ponto de realidade. Não que isso estrague o filme, é possível se entreter com ele mesmo sem conhecer nada da vida de Hans-Peter e até mesmo assisti-lo da mesma maneira que se assiste a um bom filme de ficção.

O filme O Menino que Fazia Rir se foca na infância do biografado
O filme se foca na infância do biografado

O Menino que Fazia Rir é uma história real que fala sobre a importância do riso e que ensina uma verdadeira lição de vida, mesmo se visto como uma ficção.

Em cartaz nos cinemas a partir do dia 26 de setembro.

O Menino que Fazia Rir

Nome Original: Der Junge muss an die frische Luft
Direção: Caroline Linl
Elenco: Julius Weckauf, Luise Heyer, Joachim Król, Ursula Werner, Sönke Möhring
Gênero: Biografia, Drama, Comédia
Produtora: Gesellschaft für feine Filme, UFA Fiction, Warner Bros.
Distribuidora: Pandora Filmes
Ano de Lançamento: 2018
Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar