Dora e Gabriel – Um sequestro e muitos mistérios
Gabriel (Ary França), um imigrante libanês, é sequestrado no centro de São Paulo e colocado dentro do porta malas de seu carro. Dora (Natalia Gonsales), que nem o conhece, mas passava na rua no momento do sequestro, também é jogada ao lado dele.
Gabriel e Dora então, passam a dividir um espaço minúsculo, enquanto se questionam sobre o que aconteceu e lutam por suas vidas.
O sequestro
A grande ação de Dora e Gabriel é o sequestro que coloca os dois no mesmo porta malas e o que os obriga a se conhecerem, interagirem e, em última medida, dependerem um do outro. E mesmo assim, isso acontece de maneira muito rápida, e logo nos primeiros momentos do filme.
A partir daí o telespectador começa a acompanhar o que acontece dentro do porta malas do carro e como Dora e Gabriel lidam com aquilo. Dora rapidamente fica desesperada e paranoica, ela diz que lhe falta ar e começa a questionar como que ela foi parar naquele carro; já Gabriel é um pouco mais tranquilo, e embora perceba que a situação não é boa, fica calmo e tenta escutar o que acontece fora do porta malas.
O telespectador, assim como os protagonistas, só sabe o que acontece nesse local, e escuta as vozes e sons de fora, do qual não sabemos nada e podemos apenas supor quem são e quais são as intenções das pessoas que falam. A intenção do filme é exatamente essa: colocar a audiência no lugar de seus personagens e o roteiro faz isso muito bem.
Os personagens
No entanto, o filme se foca muito nos seus dois protagonistas, que são praticamente os únicos personagens que aparecem e, por isso, precisa que eles sejam bem escritos e tenham questões a serem exploradas.
Quando Dora e Gabriel são jogados no porta malas eles não se conhecem e o telespectador também não sabe nada sobre eles, mas enquanto o sequestro ocorre, os dois começam a conversar e vamos os conhecendo.
A plateia não fica sabendo muito desses personagens, sabemos informações meio básicas, como nome, idades, profissão e alguns detalhes da vida pessoal, mas as informações muito pessoais não fazem tanta falta, já que a ideia é justamente acompanharmos esse casal durante o sequestro e não em nenhum outro momento de suas vidas.
É interessante também que Dora e Gabriel mantenha um certo mistério ao redor da vida dessas pessoas e que, em determinados momentos, até dê a entender que, na realidade, eles guardam segredos que talvez se relacionam com o que acontece no momento, mas nunca deixe isso completamente claro.
Aspectos técnicos de Dora e Gabriel
Dora e Gabriel é um filme relativamente simples, que contém basicamente um cenário, dois atores e os figurinos deles. Além disso, vemos apenas alguns flashs de outros lugares e outros atores nos poucos momentos em que o porta malas é aberto. O fato do filme ser pequeno, no entanto, não é um problema, já que ele tem tudo o que é necessário no roteiro e nos diálogos.
O longa se esforça em mostrar o que acontece com Dora e Gabriel durante o sequestro dos dois, os atores aparecem cada vez mais suados, as roupas cada vez mais bagunçadas e os cabelos pouco a pouco vão se embaraçando, o que dá uma sensação de realidade à trama. Além disso, o longa tem um tom claustrofóbico e uma fotografia escura que coloca a plateia, mais uma vez, na pele de Dora e de Gabriel. O filme também conta com a boa atuação de Ary França, ótimo no papel de Gabriel.
A ideia de Dora e Gabriel é bem interessante e, durante um tempo, enquanto estamos descobrindo quem são aqueles personagens e tentando entender como eles acabaram naquela situação, prende bastante a atenção, mas a falta de mudanças de cenários vai se tornando cansativa com o tempo. O filme insinua uma questão política, uma vez que os protagonistas comentam sobre o Brasil e a situação em que o país se encontra, mas não fica muito claro qual exatamente é a intenção do diretor ou sequer se existe uma dimensão mais profunda em relação a esse assunto.
Dora e Gabriel é certamente um filme diferente, que consegue colocar a plateia dentro das situações apresentadas no roteiro e que prende a atenção durante bastante tempo, mesmo que o final seja um pouco mais lento. O longa chega aos cinemas no dia 23 de setembro.