Fall of Grace

Filme que desmerece a inteligência do telespectador

Depois que sua filha (Skyler Blodgett) desaparece misteriosamente de dentro de casa, Jase (Joshua Winch) resolve fazer de tudo para tê-la de volta. Quando ele descobre que a adolescente foi sequestrada por um demônio, ele resolve invocar outra criatura para ajudá-lo, mas acaba trazendo uma onda de violência para a sua casa.

A trama de Fall of Grace gira em torno de Jase, esse pai de família que descobre que a filha foi sequestrada por um demônio e resolve pedir a ajuda de outro demônio para recuperá-la, e enquanto isso, seu casamento degringola e ele se torna cada vez mais violento.

A história é muito parecida com a de um clássico do terror: Poltergeist: O Fenômeno. A diferença aqui é que no filme de 1982, a personagem é sequestrada por poltergeists e em Fall of Grace, ela é sequestrada por um demônio. A maneira com que os pais reagem também é diferente, já que aqui Jase pensa no imaginável e resolve invocar outro demônio para salvar a filha. Claro que também não existe comparação entre o roteiro de Poltergeist: O Fenômeno, que tem uma lógica interna e embora não seja especialmente assustador, cumpre o que promete, e o roteiro de Fall of Grace, que é malfeito e quase sem sentido.

O filme acompanha um pai tentando salvar sua filha
O filme acompanha um pai tentando salvar sua filha

Ainda que retrate algumas questões ligeiramente interessantes, como por exemplo, como fica o casamento de Jase e Tracy (Sheri Davis) depois do desaparecimento da filha dos dois e como Jase vai mudando depois da invocação, pouca coisa se salva no longa.

Um filme sem sentido

Fall of Grace não apresenta uma trama muito original, embora tenha algumas reviravoltas que são diferentes e criativas, mas o grande problema do filme é que ele é cheio de questões que não fazem o menor sentido.

A ideia, por exemplo, de Jase invocar outro demônio para salvar sua filha que está sob a custódia de um demônio pode até ser relativamente original, mas não faz o menor sentido, é óbvio que isso vai dar errado e nem é preciso ser um consumidor de terror para perceber isso.

O roteiro de Fall of Grace não faz muito sentido
O roteiro de Fall of Grace não faz muito sentido

O que mais incomoda no entanto é justamente a filha sequestrada de Jase, isso porque a atriz que a interpreta é claramente uma adulta ou no máximo uma adolescente, que se comporta o tempo todo como uma criança de menos de seis anos. Ela não só dorme com um ursinho de pelúcia gigante, o que soa super forçado, como também fala como uma criança e, no momento mais absurdo do longa, começa a conversar com alguma entidade que vive no seu guarda-roupa e resolve que vai entrar no armário junto com o que quer que esteja ali.

Podemos ver uma cena parecida em Poltergeist: O Fenômeno, a diferença é que a personagem do filme antigo de fato é uma criança e a atriz que a interpreta tem a idade certa para o papel, já que é óbvio que só uma criança muito pequena e muito inocente acharia plausível conversar e seguir uma entidade que vive dentro do guarda-roupa. As cenas com a personagem são muito ridículas e o telespectador tem a sensação de que está sendo feito de bobo.

Aspectos técnicos de Fall of Grace

Este é um filme com problemas em praticamente todos os aspectos técnicos. O roteiro não é muito criativo e o plot twist que ele apresenta é surreal mesmo dentro de um filme de terror sobrenatural onde se suspende toda a credibilidade, o longa não faz sentido nem dentro dele mesmo. As cenas são escuras, porque obviamente o filme não tinha investimento o suficiente para se dedicar a isso, e a fotografia é cheia de tons verdes, que não combinam muito bem com o resto do filme.

O longa tem poucas qualidades
O longa tem poucas qualidades

O filme também tem erros crassos de continuidade, em uma das cenas, por exemplo, Tracy é brutalmente espancada e sangra muito, na cena seguinte, no entanto, ela não só está limpa, como também não tem nenhuma marca no rosto ou corpo. O filme parece não ter nenhum compromisso com a realidade, o que faz com que seja impossível crer na história fantástica que ele quer contar.

As atuações são bem ruins e o elenco é mal escalado. O exemplo mais claro disso é Skyler Blodgett, que é uma mulher adulta, mas que ou representa uma personagem muito mais nova do que ela ou interpreta uma adolescente que não tem um pingo de inteligência e conhecimento. É impossível acreditar que uma adolescente se colocaria na situação que a personagem se coloca.

Fall of Grace não tem nem um bom roteiro, que além de tudo não é crível e tem aspectos técnicos descuidados que atrapalham ainda mais o filme.

Fall of Grace

Nome Original: Fall of Grace
Direção: Michael Crum
Elenco: Joshua Winch, Sheri Davis, Skyler Blodgett, Gerald Crum, Shanon Snedden
Gênero: Terror
Produtora: MGI Films
Distribuidora: A2 Filmes
Ano de Lançamento: 2017
Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar