Aquilo Que Eu Nunca Perdi

Aquilo Que Eu Nunca Perdi é cheio de sentimentos verdadeiros, tem cheiro, memória e lembranças únicas com amor à poesia. Alzira é canto, é balanço, força; Alzira é leveza, e nesse documentário a gente vê tudo que ela nunca perdeu.

A produção é uma homenagem à grande cantora, compositora, entre tantas outras coisas boas que ela coloca a mão e sai a perfeição. Alzira E. saiu do Mato Grosso do Sul e foi para São Paulo onde criou raízes e ficou. Ela tem uma passagem de vida de dar inveja a qualquer músico, até pela sua trajetória de experimentação musical que traz parceiros como Ney Matogrosso, Arrigo Barnabé, Almir Sater, Alice Ruiz e Itamar Assumpção. O doc conta com lembranças de seus parceiros sobre o processo de composição e canções inéditas das décadas de 1970 e 1980, encontradas em gravações caseiras em arranjos feitos exclusivamente para o filme.

Para comemorar o aniversário de 45 anos de carreira, o filme traz a vida e a carreira dessa mulher que deveria ter um altar só seu em São Paulo. Dirigido por Marina Thomé, Aquilo que Eu Nunca Perdi ganhou o Festival In-Edit Brasil em 2021, e foi selecionado como melhor documentário musical pelo Rumos Itaú cultural.

Aquilo Que Eu Nunca Perdi

Aquilo Que Eu Nunca Perdi

Marina tem um carinho especial pela vida de Alzira, acompanhou de perto por anos toda a trajetória de Alzira para produzir um filme que mostrasse as várias facetas dessa mulher inspiradora e fascinante. A diretora costuma dizer que o que ela e Alzira tem é uma relação cinematográfica, ela foi com gás atrás de uma montagem que deixasse todos com os desejos de Alzira. Fotografou shows, criou cenários para filmar, fez videoclipes e se entregou muito a esse trabalho para que ele fosse impecável.

A montagem rítmica, que transita por contrastes e afetos, permite que sua trajetória seja redescoberta ao mesmo tempo em que leva a artista a um novo público, que ainda não a conhece. As fotos, as músicas e as lembranças de uma mulher como ela são tão inspiradoras que assistir a essa homenagem nos faz perceber que existe ainda um universo cheio de esperança para a música.

Aquilo Que Eu Nunca Perdi

Nome Original: Aquilo Que Eu Nunca Perdi
Direção: Marina Thomé
Elenco: Alzira E
Gênero: Documentário
Produtora: Estúdio CRUA
Distribuidora: Descoloniza Filmes
Ano de Lançamento: 2022
Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar