Amantes
Um triângulo amoroso perigoso
Durante uma viagem com o marido Léo (Benoît Magimel), Lisa (Stacy Martin) reencontra o ex-namorado, Simon (Pierre Niney), e os dois começam um caso extraconjugal.
O caso prossegue mesmo depois que Lisa e Léo retornam à sua cidade natal, e ela e o amante sonham em ficar juntos, mas esse triângulo amoroso se encaminha para rumos desastrosos.
Simon x Léo
Amantes acompanha uma jovem mulher, Lisa, casada com um homem mais velho e rico, Léo, que reencontra seu ex-namorado, Simon, com quem ela nunca teve um verdadeiro desfecho e claro, se sente mexida por ele novamente. Simon também se sente da mesma maneira, e os dois retomam a relação, mas dessa vez de maneira secreta.
O filme, no entanto, coloca os dois homens da vida de Lisa em posições completamente contrárias. Quando o longa começa, na realidade, acompanhamos o relacionamento de Lisa e Simon, que era muito intenso e muito apaixonado, mas tinha alguns problemas. Lisa e Simon têm praticamente a mesma idade e batalhavam juntos para construir algo, era uma relação mais igualitária, mas onde faltavam algumas coisas. Enquanto Léo, que ela conhece logo depois que termina com Simon, é um homem mais velho e já bem-sucedido, que não precisa mais buscar nada na vida, e com quem ela vive de maneira confortável.
Ao longo do filme fica claro que Lisa não ama Léo apaixonadamente, como amava Simon, por exemplo, mas sim que ela se conformou com a situação e que seu casamento com Léo é confortável, embora exista carinho da parte dela. É esse um dos grandes questionamentos do longa: Lisa prefere a tranquilidade e o luxo de viver com Léo, ainda que não o ame, ou a relação passional e loucamente apaixonada, mas sem luxos, com Simon?
O suspense
O centro da trama de Amantes é o triângulo amoroso entre Lisa, Léo e Simon, mas o filme é um suspense e ele acrescenta esse gênero aos poucos. Não existe muito mistério porque o telespectador tem acesso a boa parte do que acontece na história, mas existe uma trama policial que se estabelece bem no começo do longa.
E mais uma vez isso se dá na relação entre esses três personagens e nas diferenças entre Léo e Simon, que com o tempo, não parecem tão grandes. A relação extremamente apaixonada de Simon e Lisa também é perigosa desde a época em que eles namoravam, mas vai tomando contornos ainda mais sinistros depois que eles se reencontram.
Enquanto isso, o casamento com Léo, que parece muito seguro, ainda que entediante, se mostra problemático com o tempo. Como todos os triângulos amorosos, pelo menos na ficção, Amantes é cheio de paixão, ciúmes, desejo e perigos.
Aspectos técnicos de Amantes
O roteiro tem alguns pontos bem interessantes. Primeiro que quando o filme começa não sabemos exatamente para onde ele vai, acompanhamos o jovem casal Lisa e Simon, que parece muito apaixonado, mas que não leva uma vida muito tradicional, existe uma certa surpresa quando os dois se separam justamente por causa disso. O longa então avança um tempo, quando encontramos Lisa já casada com Léo e prestes a reencontrar Simon. Amantes faz uma espécie de prólogo para a sua história: antes que tenhamos acesso a vida atual de Lisa, conhecemos seu passado com Simon.
Mas também é em função disso que o filme demora uma meia hora para engrenar, já que o começo soa quase introdutório, mas quando ele finalmente pega no tranco, a trama prende muito a atenção.
Também é bem instigante que o longa não tente vilanizar Léo, que em uma trama de romance mais tradicional seria o que impediria Lisa e Simon de ficarem juntos, ele é retratado como um homem bom, muito apaixonado por Lisa e que quer o melhor para ela, ainda que a relação não seja perfeita. Isso se dá porque o filme trabalha em um viés bem realista, a ideia é mostrar esse caso e essas relações como se elas realmente acontecessem na vida real, sem romantização.
Um dos pontos altos do filme é a química que existe entre os atores, especialmente entre Stacy Martin e Pierre Niney, que está ótimo no longa.
Amantes trabalha muito bem o suspense, que é focado muito mais nas relações dos personagens do que nas tramas mais tradicionais do gênero, e prende a atenção da audiência na forma humana e realista com que trata essa relação complexa, difícil e passional. Amantes chega aos cinemas no dia 15 de setembro.