Benzinho, filme brasileiro para levar a mãe ao cinema
Benzinho é uma coprodução entre Brasil e Uruguai. Na história, Irene (Karine Teles) vive com o marido Klaus (Otávio Müller) e seus quatro filhos nos arredores do Rio de Janeiro. Entre os empreendimentos sem sucesso do parceiro e os problemas da irmã (Adriana Esteves) com o marido (o uruguaio César Troncoso), Irene se desdobra para ajudar a todos e dar atenção aos filhos.
Mas é quando seu primogênito Fernando (Konstantinos Sarris, ator grego em sua estreia nos cinemas) é convidado para jogar handball na Alemanha, que ela terá que lidar com o maior de seus problemas, a despedida antes do previsto.
Benzinho foi filmado em Petrópolis e Araruama, no Estado do Rio de Janeiro. Mateus Solano faz uma participação especial como o professor de handball de Fernando. Luan Teles (sobrinho de Karine na vida real), interpreta Rodrigo, filho do meio de Irene. O ator teve que fazer aulas de tuba para o papel.
Os gêmeos mais novos são então vividos por Arthur e Francisco Teles Pizzi, filhos do diretor Gustavo Pizzi e da atriz Karine Teles, que foram casados e se inspiraram nessa experiência pessoal para criar a história do filme. A dupla volta a trabalhar junta depois do premiado longa “Riscado” (2010).
Benzinho
A família de Irene enfrenta problemas normais, assim como todas as famílias. Ou seja, a casa que está com a fechadura emperrada, com o encanamento quebrado, com a fiação velha; Irene que só está terminando o ensino médio agora e não tem emprego fixo; a papelaria de Klaus que está prestes a falir, e seus projetos que não dão certo; a irmã de Irene, Sônia, que precisa fugir do marido abusivo e se instala com seu filho na casa da irmã; Certamente eles precisam se virar para manter a família unida e feliz.
A esperança surge quando o filho mais velho, Fernando, é chamado para jogar handball na Alemanha, o que acaba sendo um choque para a mãe, que apóia o filho, mas ao mesmo tempo sente alívio com a burocracia que pode segurá-lo por mais tempo em seus braços.
Drama
Assim, um dos elementos que mantém a família unida é a água. Eles estão sempre rodeados de água, seja na praia, na piscina inflável, na chuva e até mesmo quando a torneira da casa dá problema e ensopa todo mundo. O filme foi muito elogiado no exterior, tendo participado de vários festivais internacionais. De acordo com Karine Teles, atriz e co-roteirista do filme, Benzinho é sobre o trabalho insano, gigantesco e invisível que é ser mãe.
O filme é bem delicado e sincero, trazendo um período específico dessa família simples que poderia ser a família de qualquer um de nós. É um belo retrato do que é ser mãe, das alegrias da vida em família e também das dores que a vida nos proporciona. Assista ao trailer abaixo e não deixe de conferir Benzinho nos cinemas, apoie o cinema nacional, principalmente na primeira semana em cartaz! Estreou hoje hein!