A Batida Perfeita
Um passeio pela indústria da música
Maggie Sherwoode (Dakota Johnson) trabalha como assistente pessoal de Grace Davis (Tracee Ellis Ross), uma famosa cantora de R&B, mas ela sonha em trabalhar como produtora e, em seu tempo livre, tem produzido faixas de Grace, sem que a sua chefe saiba.
Grace quer gravar músicas novas, mas sua equipe acredita que ela deve se contentar com apresentações em Las Vegas e com remixes de sucessos antigos. Maggie, no entanto, estimula a chefe a compor e trabalhar no que deseja.
Quando Maggie conhece David Cliff (Kelvin Harrison Jr.) e percebe que ele é um músico talentoso, ela diz para ele que é produtora e que quer trabalhar com ele, mas logo os dois começam a se envolver romanticamente, e todas as mentiras de Maggie ameaçam o seu presente e futuro.
A indústria da música
A Batida Perfeita é um filme que retrata a indústria da música. A protagonista Maggie sonha em ser produtora e é apaixonada por música, mas trabalha como assistente de uma cantora de R&B. Maggie acredita que, em algum momento, ela vai conseguir subir na carreira e que Grace, sua chefe, é seu caminho para isso, mas Grace a vê como apenas uma assistente pessoal.
Ao mesmo tempo, o longa também acompanha a própria Grace, que é uma mulher negra e uma lenda da música, mas que já tem mais de 40 anos e percebe que o cenário da música já não é mais tão favorável para ela. Seu empresário acha que ela deve fazer uma turnê em Las Vegas – que é onde geralmente músicos em final de carreira acabam – e gravar apenas remixes dos seus sucessos antigos, mas Grace está compondo músicas novas e quer gravá-las.
O terceiro ponto de A Batida Perfeita é David, que procura uma carreira musical e é descoberto, por acaso, por Maggie. Claro que ele acredita que ela é uma produtora, enquanto na verdade, ela não tem qualquer importância no meio da música. O filme também faz um comentário sobre o machismo na indústria musical: Grace é dominada pelos homens de sua produção, ainda que o talento e o trabalho sejam dela, ela é dada como “acabada”, ainda que seja uma mulher nova, e Maggie quer ser produtora, mas nunca é levada a sério, especialmente pelos homens.
Trabalho e amizade
A protagonista do filme é Maggie, que oficialmente trabalha como assistente pessoal de Grace, mas que na verdade dedica sua vida a ela. Maggie passa boa parte de seu dia com Grace e faz tudo que a chefe pede, seu trabalho inclui separar roupas, ajudar Grace a arrumar seu closet, marcar e desmarcar os encontros dela, comprar café e claro, cuidar da agenda de Grace.
O trabalho praticamente consome a vida de Maggie, que acredita que se ela se dedicar a esse emprego poderá, um dia, ser indicada para um trabalho de produtora, mas isso nem passa pela cabeça de Grace. A melhor amiga de Maggie, Katie (Zoë Chao), a avisa que Grace não é sua amiga e que Maggie deve vê-la como chefe, mas a moça tem certa dificuldade em separar as duas coisas.
Como o filme é uma espécie de drama romântico musical, o trabalho de Grace acaba atrapalhando sua vida particular, já que na sua vida pessoal ela não só está começando um relacionamento com David, como também está tentando deslanchar sua carreira de produtora.
As músicas
A Batida Perfeita não é um musical no sentido mais tradicional da palavra, as músicas aqui são cantadas no palco ou no estúdio, já que o filme fala sobre a indústria da música e tem como personagens músicos e pessoas que trabalham com produção musical.
A trilha sonora é ótima, mas músicas não foram feitas especialmente para o longa, entre elas estão Let’s Stay Together, do Al Green, You Send Me, do Sam Cooke e Jealous Guy, do John Lennon.
Algumas das canções funcionam como música de fundo e outras são regravadas por membros do elenco, que também se saem muito bem cantando.
Aspectos técnicos de A Batida Perfeita
A Batida Perfeita começa como uma espécie de comédia dramática, que acompanha uma jovem mulher buscando sua carreira dos sonhos, e aos poucos se aprofunda um pouco mais em alguns temas. A vontade de Maggie de crescer na carreira e as dificuldades que ela encontra no caminho são os principais desses temas e o filme também acaba abordando o excesso de trabalho ao qual a protagonista é exposta.
A insegurança de Grace, que é considerada “velha demais” para a indústria da música é outra questão que A Batida Perfeita traz à tona. Grace, inclusive, parece uma mulher super segura e extremamente egoísta durante boa parte do filme, mas quando ela se abre com Maggie vemos que não é bem assim. Além disso, o longa trata de questões comuns na vida de todos, como empregos, relações e amizades.
O elenco funciona muito bem e complementa a trama que é apresentada. Tracee Ellis Ross está especialmente divertida.
De uma maneira geral, A Batida Perfeita é um filme que entretém o público e que ao menos tenta, ainda que de maneira superficial, tratar de assuntos mais sérios.