A Grande Mentira, um drama inglês sobre trapaças
Em A Grande Mentira, Roy Courtnay é um trapaceiro idoso que procura sempre novas formas de dar golpes e enganar as pessoas para seu próprio benefício, até conhecer Betty McLeish, uma recém-viúva que lhe interessa como sua próxima vítima.
Roy começa a conviver com Betty, necessitando mais e mais de desenvolver novas mentiras para convencer a senhora e seu neto de que suas intenções são boas. Mas, à medida que ele vai se aproximando dela, as verdades começam a aparecer.
A Grande Mentira
O elenco é absurdamente talentoso, tendo em seus dois atores principais, papéis que parecem terem sido escritos especialmente para eles.
Roy é interpretado por Ian McKellen, ator consagrado por grandes papéis da cultura pop como Gandalf na trilogia de O Senhor dos Anéis e Magneto nos primeiros filmes dos X-Men.
Já Betty é interpretada por Helen Mirren, dama inglesa que contém uma vasta lista de prêmios como um Oscar e quatro Emmys e é mais popularmente conhecida no Brasil como a Rainha Elizabeth II em A Rainha e como Victoria Winslow em RED – Aposentados e Perigosos (1 e 2). Ambos retratam de forma genial seus personagens.
Aspectos técnicos
Embora o filme não tenha nenhum efeito especial aparente, ele se mantém fluído e interessante com os diálogos entre os personagens e a constante necessidade de saber o que realmente se passa na cabeça de Roy.
E, assim como os efeitos, os cenários e vestimentas também são bem simples e ajudam a mostrar características bem sólidas dos personagens. Roy, sendo ganancioso e interesseiro, compra roupas em uma alfaiataria e mantém obras de arte em seu apartamento na cidade.
Em contrapartida, Betty vive numa casa afastada da cidade que, mesmo num lugar de boa aparência, é muito mais simples. Dessa forma, esta característica representa sua inocência em relação à Roy.
Dessa forma, A Grande Mentira se constitui de um filme misterioso, mas pé no chão. Sua história e a constante dificuldade de saber se o protagonista está conseguindo conquistar Betty mantém o filme interessante até o final e as descobertas durante o enredo somente auxiliam a aumentar o interesse pelo desfecho.