A Trilogia de Terence Davies – Sexualidade e religião

A Trilogia de Terence Davies é composta de três curtas: Children, de 1976, Madonna and Child, de 1980 e Death and Transfiguration, também de 1980. Os filmes acompanham a vida de Robert Tucker (Phillip Mawdsley/Terry O’Sullivan/Robin Hooper) da sua infância, até a sua velhice, enquanto ele lida com sua criação católica, sua família e sua homossexualidade.

Children

No primeiro curta, acompanhamos Tucker (Phillip Mawdsley) na infância, quando ele ainda estuda em uma escola católica e começa a perceber seus primeiros desejos sexuais.

Tucker é um garoto tímido, solitário e excluído, que é massacrado quase que diariamente. Ele sofre bullying dos colegas de escola, não é compreendido pelo diretor, tem que aguentar o seu professor sendo grosseiro com ele e assiste a violência de seu pai em casa.

Tucker quando criança - A Trilogia de Terence Davies
Tucker quando criança

Ao mesmo tempo, Tucker passa a reparar nos outros meninos e rapazes, o que rapidamente entra em choque com sua educação católica e sua criação repressora, lhe causando culpa e angústia.

O curta tem uma maneira bem interessante de mostrar que o seu protagonista está interessado em outros garotos, quando o filma observando um de seus professores no chuveiro depois de uma aula de natação, por exemplo, e as cenas são delicadas, mas ainda assim, eróticas.

A homossexualidade também está sempre ligada à religião e à violência, e aqui se insinua o sexo entre dois homens através de fotos de luta.

Madonna and Child

No segundo curta da trilogia, seguimos Tucker (Terry O’Sullivan) já adulto. Ele divide sua vida em três atividades, que ele tenta a todo custo não misturar: os cuidados com sua mãe já idosa (Sheila Raynor), seu trabalho e uma vida secreta onde ele realiza suas fantasias reprimidas.

O segundo curta explora os fetiches e a culpa de Tucker
O segundo curta explora os fetiches e a culpa de Tucker

Tucker ainda se sente culpado e angustiado em relação à sua sexualidade, por isso, seus encontros e relacionamentos se limitam a quartos escuros, bares escondidos e geralmente pendem para o fetichismo. As imagens eróticas se tornam um pouco mais ousadas, aqui temos insinuações bem claras de sexo, e closes em costas, nádegas, braços e músculos masculinos, além de muito couro.

Outra constante é a relação de Tucker e de sua homossexualidade com a religião católica, que também fica mais clara nesse curta. Em uma cena, o protagonista fala sobre uma tatuagem que deseja fazer enquanto acompanhamos quadros que representam a via sacra de Jesus Cristo. A religião aparece interligada com a sexualidade de Tucker e as duas são motivos de prazer e satisfação, mas também de muita dor e pesar.

Death and Transfiguration

No terceiro curta da Trilogia de Terence Davies, acompanhamos a velhice de Tucker. O filme relaciona a morte de sua mãe com a iminente morte do protagonista, que agora aparece idoso, e já completamente dependente de enfermeiras.

Tucker já idoso - A Trilogia de Terence Davies
Tucker já idoso

Enquanto seu corpo se degrada, Tucker relembra sua infância e juventude, sua criação católica e seus desejos sexuais reprimidos.

Como acontece nos curtas anteriores, Death and Transfiguration relaciona a vida – e a morte – de Tucker com questões religiosas, e mais uma vez retoma os fetiches de seu personagem.

Death and Transfiguration é uma ótima conclusão para a vida de Tucker, que permite que o telespectador analise toda a sua trajetória de vida, suas batalhas e suas culpas, ao mesmo tempo que fala sobre o preconceito tanto exterior, quanto interior. A Trilogia de Terence Davies está disponível na plataforma Supo Mungam Plus.

A Trilogia de Terence Davies

Nome Original: The Terence Davies Trilogy (Children, Madonna and Child, Death and Transfiguration)
Direção: Terence Davies
Elenco: Phillip Mawdsley, Nick Stringer, Valerie Lilley, Robin Hooper, Colin Hignett
Gênero: Drama
Produtora: British Film Institute (BFI)
Distribuidora: Supo Mungam Films
Ano de Lançamento: 1983 (1976/1980/1980)
Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar