Ainda Temos a Imensidão da Noite

Um filme sobre crescimento

Em Ainda Temos a Imensidão da Noite, Karen (Ayla Gresta) é uma jovem trompetista e cantora que deseja fazer sucesso com sua banda, ao mesmo tempo em que lida com o emprego que detesta e com a pressão da família para que ela faça “algo que dê dinheiro”.

Como sua banda não emplaca, Karen resolve viajar para Berlim para encontrar seu ex-namorado e companheiro de banda, Artur (Gustavo Halfeld) e tentar sorte na Alemanha.

Ainda Temos a Imensidão da Noite

O filme acompanha Karen, uma artista que deseja viver de sua música. Ela vive com a mãe (Bidô Galvão) e com o avô (Fernando Teixeira) e trabalha como designer em uma empresa que não gosta. A única coisa que Karen gosta de fazer é tocar com a sua banda. O longa ainda mostra os outros integrantes da banda que também querem viver de sua música dando mais foco a Artur. Acompanhamos então, vários artistas que desejam sobreviver daquilo que amam fazer.

Karen em Ainda Temos a Imensidão da Noite
Karen

Tendo essa premissa, é natural que outros aspectos da vida dos artistas, principalmente dos amadores, também façam parte da história. Karen, por exemplo, é pressionada pela mãe para que largue a banda e arrume um trabalho mais “sério”; Artur também sente essa pressão por parte da família, que quer que ele preste concursos e outros membros da banda também reclamam de não se sentirem compreendidos.

Ainda Temos a Imensidão da Noite também mostra as dificuldades de ser um artista amador. Karen tenta, o tempo todo, lotar o show de sua banda, faz propagandas e divulgações e mesmo assim, acaba sempre frustrada.

O filme fala sobre artistas
O filme fala sobre artistas

Crescer

Outro assunto que permeia a trama é o crescimento. Conhecemos os personagens do filme nos seus 20 e poucos anos, quando eles se questionam sobre o que estão fazendo e o que deveriam estar fazendo de suas vidas. Karen quer viver de música e ainda sustenta essa ideia; seus amigos, no entanto, já começam a mudar de ideia, e a procurarem empregos que paguem mais, mas que eles não necessariamente gostam.

Karen então, começa a se questionar sobre a sua própria vida e se deve continuar correndo atrás de seus sonhos ou se conformar e seguir o caminho de seus amigos. O filme também fala sobre se tornar adulto e ter que fazer escolhas que nem sempre são as mais agradáveis.

Ayla Gretas em cena do filme Ainda Temos a Imensidão da Noite
Ayla Gretas em cena do filme

Aspectos técnicos de Ainda Temos a Imensidão da Noite

O filme é relativamente simples, tem poucos cenários e poucos figurinos, o que faz pensar com que que seja uma produção pequena, mas não que isso atrapalhe o longa. A trama no entanto, usa muito da música. O ritmo da música parece ditar muitas das cenas, e em muitas vezes, ela aparece como um contraste ao som de obras, que sempre rondam a casa de Karen.

Além disso, o filme tem várias cenas dos atores interpretando músicas da banda no palco ou em videoclipes, o que poderia encaixa-lo na categoria de musicais, embora nem sempre as músicas cantadas interfiram na trama.

Karen em Berlim
Karen em Berlim

O filme tem poucos cenários, mas isso não é algo que faz tanta falta assim. O figurino também faz muito sentido dentro da trama, uma vez que usa muito preto e muitas cores escuras.

É verdade que o filme fica um pouco cansativo no meio, mais especificamente na parte em que Karen está em Berlim, mas mesmo assim, ele prende a atenção e parece recuperar seu ritmo depois de um tempo, o que é um ponto positivo.

O filme fala sobre se tornar adulto
O filme fala sobre se tornar adulto

Algumas das atuações também são um pouco exageradas e, ao longo do filme, podem incomodar um pouco o espectador, mas de maneira geral, o elenco dá conta dos seus papeis.

Ainda Temos a Imensidão da Noite é um filme que fala sobre música, sobre amadurecer e, mesmo assim, se manter fiel aos seus sonhos e anseios. O filme entra em cartaz no dia 5 de dezembro.

Ainda Temos a Imensidão da Noite

Nome Original: Ainda Temos a Imensidão da Noite
Direção: Gustavo Galvão
Elenco: Ayla Gresta, Gustavo Halfeld, Steven Lange, Marat Descartes, Fernando Teixeira
Gênero: Drama, Musical
Produtora: Dezenove Som e Imagens Produções, 400 Filmes
Distribuidora: Pandora Filmes
Ano de Lançamento: 2019
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar