Amor em Jogo, filme de 2014 com Gal Gadot

O diretor Shay Kanot (Ibiza, 2015), da nova geração de diretores israelenses, aposta nos atores Gal Gadot (Mulher Maravilha, 2017) em seu primeiro filme israelense, Oshri Cohen (Beaufort, 2012), Yaakov Zada Daniel (Foxtrot, 2018), Ami Smolartchil Muki (Andaimes, 2017) e Yossi Marsek (Slleping Bears, 2008) para conduzir seu filme Amor em Jogo.

Shay Kanot constrói assim um mosaico de etnias e estereótipos a partir de dois universos com princípios opostos: o conservador futebol e o liberal mundo LGBTQIA+.

Vivendo em uma sociedade conservadora, Ami Shoshan é o principal jogador do Jerusalém Sons, que possui uma torcida violenta e ultraconservadora. Estrela milionária do time ultra conservador de Jerusalém, Ami vê tudo desabar ao flertar com Mirit e bater de frente com seu namorado, o mafioso Shokolad e seu capanga Sami.

Oshri Cohen é Ami Shushan em Amor em Jogo
Oshri Cohen é Ami Shushan

Amor em Jogo

Para escapar de uma mutilação, Ami é obrigado a se declarar gay em uma entrevista coletiva. Dessa forma, declarando-se gay, Ami vê seus companheiros de time se afastarem. Então passa a ser perseguido pela torcida, pela mídia e toda sociedade conservadora.

Mas há o outro lado da moeda. Com a revelação, ele passa a ser procurado e valorizado pela comunidade LGBTQIA+, tornando-se popular e ícone de coragem por ser uma celebridade que assume a sua opção sexual. Ou seja, Ami passa ser um porta voz da comunidade. Aconselhado por Muki Hochman, seu agente, ele ganha dinheiro fingindo ser gay.

Gal Gadot é a garota ideal

Filmes Bourekas

Os filmes Bourekas eram um gênero muito popular nas décadas de 1960 e 1970 em Israel. Eles apostavam em conflitos étnicos, caracterizados por imitações de sotaques, uma combinação de melodrama, comédia e palhaçadas e identidades alternativas. Sendo assim, emprestam a Amor em Jogo, muitos de seus elementos.

Resultando em uma zombaria de todos os estereótipos – agentes esportivos, paparazzi, judeus ultra ortodoxos, travestis, drag queens, homofóbicos – em nome de uma nova falsa tolerância. Grupos marginais da sociedade só passam a ser retratados nas artes em geral quando as sociedades evoluem proporcionando uma abertura, para que assim passem a ser mais aceitas ou toleradas.

Eli Finish e Yossi Marshek em cena de Amor em Jogo
Eli Finish e Yossi Marshek em cena

Quanto mais quente melhor

No ano de 1959, o filme Quanto Mais Quente Melhor, com Marilyn Monroe e Tony Curtis, brincava com a ideia da homossexualidade e o cross-dressing (transformismo) mesmo sem a aprovação do Código Hays (código de produção cinematográfica) de Hollywood.

Sendo assim, nas devidas proporções, Kanot trata de assuntos considerados marginais pela sociedade israelense utilizando-se de Gal Gadot, atriz, modelo e estrela de Mulher Maravilha e Oshri Cohen (visto em dois excelentes
dramas de guerra, Beaufort e Líbano: A Jornada do Soldado, vencedor do Leão de Ouro em Veneza). Amor em Jogo entra em cartaz dia 31 de outubro.
por Jorge Xavier Franco de Castro

Amor em Jogo

Nome Original: Kicking Out Shoshana
Direção: Shay Kanot
Elenco: Oshri Cohen, Gal Gadot, Eli Finish
Gênero: Comédia, Esporte
Produtora: Artza Productions, United King Films
Distribuidora: Elite Filmes
Ano de Lançamento: 2014
Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar