Aquilo Que Eu Nunca Perdi
Aquilo Que Eu Nunca Perdi é cheio de sentimentos verdadeiros, tem cheiro, memória e lembranças únicas com amor à poesia. Alzira é canto, é balanço, força; Alzira é leveza, e nesse documentário a gente vê tudo que ela nunca perdeu.
A produção é uma homenagem à grande cantora, compositora, entre tantas outras coisas boas que ela coloca a mão e sai a perfeição. Alzira E. saiu do Mato Grosso do Sul e foi para São Paulo onde criou raízes e ficou. Ela tem uma passagem de vida de dar inveja a qualquer músico, até pela sua trajetória de experimentação musical que traz parceiros como Ney Matogrosso, Arrigo Barnabé, Almir Sater, Alice Ruiz e Itamar Assumpção. O doc conta com lembranças de seus parceiros sobre o processo de composição e canções inéditas das décadas de 1970 e 1980, encontradas em gravações caseiras em arranjos feitos exclusivamente para o filme.
Para comemorar o aniversário de 45 anos de carreira, o filme traz a vida e a carreira dessa mulher que deveria ter um altar só seu em São Paulo. Dirigido por Marina Thomé, Aquilo que Eu Nunca Perdi ganhou o Festival In-Edit Brasil em 2021, e foi selecionado como melhor documentário musical pelo Rumos Itaú cultural.
Aquilo Que Eu Nunca Perdi
Marina tem um carinho especial pela vida de Alzira, acompanhou de perto por anos toda a trajetória de Alzira para produzir um filme que mostrasse as várias facetas dessa mulher inspiradora e fascinante. A diretora costuma dizer que o que ela e Alzira tem é uma relação cinematográfica, ela foi com gás atrás de uma montagem que deixasse todos com os desejos de Alzira. Fotografou shows, criou cenários para filmar, fez videoclipes e se entregou muito a esse trabalho para que ele fosse impecável.
A montagem rítmica, que transita por contrastes e afetos, permite que sua trajetória seja redescoberta ao mesmo tempo em que leva a artista a um novo público, que ainda não a conhece. As fotos, as músicas e as lembranças de uma mulher como ela são tão inspiradoras que assistir a essa homenagem nos faz perceber que existe ainda um universo cheio de esperança para a música.