Atentado ao Hotel Taj Mahal, um filme arrebatador

Baseado em eventos reais, Atentado ao Hotel Taj Mahal acompanha os ataques terroristas à cidade de Mumbai, na Índia, que ocorreram em novembro de 2008. Foram três dias de completo caos, pois a cidade foi tomada por terroristas e devastada por incêndios, tiros e explosões. O filme aborda então a surpreendente história dos sobreviventes dessa tragédia que deixou mais de 190 mortos e 300 feridos.

Aclamado pela crítica, o filme tem surpreendido pela maneira fiel como foram recriados os acontecimentos de 2008. O Hollywood Reporter afirma que é praticamente impossível diferenciar as filmagens das imagens de arquivo utilizadas no filme. “A verossimilhança é tão grande, […] mais próximo à realidade, impossível”. Tendo como principal foco os ataques ocorridos ao Hotel Taj Mahal, o longa explora a história de Arjun (Dev Patel), garçom do hotel que escolhe arriscar sua própria vida para proteger os demais sobreviventes do atentado. Entre eles, um casal de hóspedes (Armie HammerNazanin Boniadi) que luta pela vida de seu filho recém-nascido.

Dev Patel é Arjun em Atentado ao Hotel Taj Mahal
Dev Patel é Arjun

Atentado ao Hotel Taj Mahal entre outros alvos

É interessante que o filme aborda os dois lados dos ataques. Antes de mostrar o rosto conhecido de Dev Patel, o longa nos apresenta aos terroristas, que chegam a Mumbai de barco. Todos eles têm fones de ouvido e ficam o tempo todo escutando um mentor lhes relembrando sobre o ódio que devem sentir. Ele diz frases como “Vejam tudo o que eles roubaram dos seus pais” e “Eles devem pagar por isso”.

Enquanto os homens armados até os dentes chegam aos seus alvos, o trabalhador pai de família Arjun se prepara para o dia de labuta. Conhecemos também sua pequena filha e sua esposa grávida. Eles vivem em um bairro da periferia, em uma triste realidade desfavorecida. Certamente bem diferente da realidade dos hóspedes do hotel em que Arjun trabalha.

Quando chegamos ao Hotel Taj Mahal, conhecemos sua grande estrutura e glamour. Tudo é lindo e impecavelmente limpo e organizado. O hotel costuma receber celebridades e milionários e, neste dia em especial, recebe um casal americano com um bebê e sua babá. Entre outros hóspedes, também conhecemos um russo (Jason Isaacs) com pedidos excêntricos que não mede gastos para uma boa estadia. O homem arrogante encomenda prostitutas e garrafas caríssimas de uísque.

Nazanin Boniadi, Armie Hammer e Tilda Cobham-Hervey em cena do filme Atentado ao Hotel Taj Mahal
Nazanin Boniadi, Armie Hammer e Tilda Cobham-Hervey em cena do filme

Imagens fortes

Sem enrolação, com uma crescente tensão, começam os ataques. O primeiro alvo é uma estação de trem lotada. Os homens extremistas são frios e não pensam duas vezes. Atiram em todos, sem exceção. Uma cena de horror que infelizmente aconteceu e AINDA acontece em qualquer parte do planeta. A mídia imediatamente começa a cobertura do terror na cidade. Enfim, logo aparece outro alvo, um café cheio de turistas. Algumas pessoas que conseguem fugir do café, correm em direção ao Hotel Taj Mahal. Entretanto, este também é um dos alvos dos atiradores.

A partir daí, a ação se concentra no hotel, onde, de acordo com os funcionários, os hóspedes são Deuses. Os terroristas disparam contra tudo e contra todos. E não sossegam enquanto não passam por todos os andares. Sempre entoando gritos de “Alá é maior” e pedindo orientações ao comandante “Irmão Touro”. Inacreditável… O espectador acompanha a busca destes jovens por novas vítimas e a corrida dos hóspedes contra a morte. Portanto, esteja preparado para cenas fortes e mortes brutais.

Jason Isaacs está entre os estrangeiros no hotel
Jason Isaacs está entre os estrangeiros no hotel

O perdão de Alá

Atentado ao Hotel Taj Mahal aborda a questão dos fundamentalistas islâmicos, pessoas que sofreram lavagem cerebral e tem coragem de matar, inclusive a si mesmos, em nome de um Deus. Rapazes jovens, calmos, que matam como num videogame. Sempre com a certeza do perdão de Alá e seu espaço garantido no paraíso. A interpretação dos atores é perfeita, pois além de mostrar a frieza, conseguimos perceber sua origem humilde e a inocência de quem acredita em algo tão fantasioso.

Mas além disso, o filme mostra a força que pessoas normais, funcionários do hotel, conseguem juntar para ajudar a salvar as vidas do maior número de pessoas possível. Os heróis improváveis que fazem de tudo para sobreviver e manter sua promessa de cuidar dos hóspedes em primeiro lugar. O destaque vai, claro, para Dev Patel e para Anupam Kher, o cozinheiro chefe que não abre mão de manter seus clientes seguros.

Imagem real do atentado em 2008
Imagem real do atentado em 2008

Considerações finais

O filme é tenso do começo ao fim. É absurdo que o ser humano se deixe levar por ideais de ódio e vingança que não tem fundamento algum. Sério. É revoltante. Eu saí extremamente triste da sessão. Não por perder as esperanças na humanidade, mas por saber que ataques assim continuam acontecendo ao redor do globo. Algumas pessoas podem taxar o filme como fetichista, onde o espectador supostamente estaria gostando de ver o outro sofrer. Mas, pra mim, não é o caso.

Filmes como Atentado ao Hotel Taj Mahal se mostram necessários como uma força de denúncia sobre esse tipo de crime. O crime de lavagem cerebral de pessoas jovens, que poderiam ter um futuro brilhante, mas que se deixam levar por ideias de morte e violência por conta de religião. Mesmo com seus exageros cinematográficos, o longa traz esta história real de forma eficiente e merece ser visto. Atentado ao Hotel Taj Mahal entra em cartaz dia 11 de julho.

 

Atentado ao Hotel Taj Mahal

Nome Original: Hotel Mumbai
Direção: Anthony Maras
Elenco: Dev Patel, Armie Hammer, Nazanin Boniadi, Jason Isaacs
Gênero: Drama, História, Thriller
Produtora: A Hamilton and Electric Pictures Production, American Entertainment Investors, Cyan Films
Distribuidora: Imagem Filmes
Ano de Lançamento: 2018
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar