Austenlândia, livro de Shannon Hale

Uma grande homenagem a Jane Austen

Jane Hayes é obcecada pelos livros de Jane Austen e tem uma paixão não muito saudável por Mr. Darcy, personagem de Orgulho e Preconceito.

Quando sua tia avó morre e lhe deixa uma viagem a um lugar que simula uma vivência em um livro de Austen, Jane resolve ir e aproveitar sua obsessão pela última vez, antes de esquecer isso completamente. Porém, chegando lá, se depara com uma história saída diretamente de um de seus livros favoritos.

Austenlândia, uma comédia romântica

Este livro se encaixa perfeitamente no gênero literário, chamado pejorativamente, de Chick lit (“literatura de garotas”, em tradução literal), que é basicamente uma comédia romântica feita para a literatura.

Austenlândia é um prato cheio para os fãs de Jane Austen
Austenlândia é um prato cheio para os fãs de Jane Austen

A trama do livro é quase clássica e pode ser vista em qualquer filme de comédia romântica. Jane é uma mulher atarefada, que não tem tempo para namorar. Suas últimas relações não deram certo e ela percebe que talvez deva desistir do amor definitivamente. Entretanto, ela se dá uma última chance indo a Austenlândia e vivendo seu sonho de adolescência. Quando chega ao local, ela conhece dois homens que, claro, se interessam por ela e que a deixam balançada. Ela começa a pensar que talvez o amor valha a pena. Austenlândia só acrescenta alguns detalhes mais específicos à trama.

O livro parte de uma ideia bem interessante e que, certamente, apela a todos os fãs de Jane Austen, afinal, é muito fácil se reconhecer em Jane Hayes – e é muito fácil reconhecer os fãs de Austen em Hayes – e a experiência que ela está vivendo soa como o sonho de qualquer pessoa que goste da autora. Mas como trabalha em um gênero famoso e que geralmente é clichê, o livro se torna um pouco previsível.

Isso não é exatamente um problema, já que Austenlândia não tenta ser o que não é. Ele é divertido e os leitores que chegam ao livro estão procurando exatamente o que ele entrega: uma leitura engraçada e descompromissada, com comédia e romance.

Cena do filme de 2013
Cena do filme de 2013

Jane Austen

Como o próprio título e a sinopse do livro deixam claro, Austenlândia é uma grande homenagem a Jane Austen e é repleto de referências a autora e suas obras. Shannon Hale, a autora de Austenlândia, é uma fã assumida de Austen e sua obra parece quase uma forma dela própria realizar suas fantasias envolvendo esse universo.

Quando Jane Hayes chega a Austenlândia ela recebe um novo nome – Miss Jane Erstwhile – e uma “família” composta por outros hóspedes. Além das pessoas que estão no local a turismo, ali também há atores que participam da interação, mas que não podem se envolver com os clientes.

O livro se torna mais instigante quando é o que acontece com a protagonista lembra muito o que acontece com as personagens de Austen. No local, Jane conhece dois dos atores que trabalham lá e que usam os nomes de Coronel Andrews e Mr. Nobley. O primeiro é divertido e gosta de flertar, enquanto o segundo é ranzinza e desagradável. Jane, naturalmente, se interessa por Andrews, mas sente algo por Nobley. A partir daí, uma série de confusões românticas acontecem.

O que acontece na viagem parece fazer parte de uma trama da autora
O que acontece na viagem parece fazer parte de uma trama da autora

Qualquer pessoa que já leu algum livro de Austen sabe que essa é uma dinâmica relativamente comum em suas obras. Essa movimentação, inclusive, lembra a de “Orgulho e Preconceito”. Então, o que temos aqui não é só uma comédia romântica divertida, mas também uma releitura bem modernizada das tramas de Austen, e por isso, é perfeito para os fãs da autora.

Austelândia na mídia

Este não é um livro especialmente famoso aqui no Brasil, mas ganhou uma continuação chamada Meia-noite na Austenlândia, em 2012. Nessa versão, um pouco mais de terror, acompanhamos outra personagem no mesmo local.

"<yoastmark

O livro também virou um filme relativamente fiel, em 2013.

Com um tom divertido e uma trama bem escrita, Austenlândia é um prato cheio para os fãs de Jane Austen, mas também é capaz de agradar qualquer leitor que queira uma leitura despretensiosa e bonitinha.

Nome Original: Austenlândia
Autor: Shannon Hale
Editora: Record
Gênero: Romance
Ano: 2007
Número de Páginas: 240

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar